Sessão de Apresentação dos Programas Baseados em Mindfulness

 

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Se tem interesse em participar num Programa Baseado em Mindfulness (MBSR ou MBCT) no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness e gostaria de saber mais sobre estas intervenções terapeuticas iremos ter uma Sessão com Carla Martins para apresentação destes programas incluindo contextualização teórica e científica dos mesmos, descrição do processo que decorre durante o Programa, orientação de uma prática guiada e espaço para colocar dúvidas.  

 

Esta sessão é GRATUITA mas é obrigatória a inscrição para envio do link de acesso.

 

DIa & Horário: 16 Abril, 18.30h até 19.30h

 

Inscrição:

Deverá enviar um email para geral@serintegral.pt colocando no Assunto - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS BASEADOS EM MINDFULNESS. Após a recepção do mesmo enviaremos o link de acesso.

 

Inscrições até 10 Abril 2024

 

 

Orientado por:

Dra. Carla Martins - Psicóloga com especialização na área Clínica e da Saúde, Psicologia Transpessoal e em Intervenções Terapeuticas de Mindfulness, Neuropsicóloga Clínica e Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) para adultos pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A., estando a orientar programas de MBSR desde 2007 e com experiência na orientação de Programas de MBSR Online desde 2012. Professora Certificada de MBCT para a população clínica e MBCT for Life para a população em geral pelo Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford. Professora de Mindfulness para adolescentes e crianças desde 2013 pela Mindful Schools & Still Quiet Place (E.U.A.), Professora de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP), Supervisora de Mindfulness e autora do livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice e Mergulhar no Ser e Não Ser (mais informação aqui)

 

 

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Introdução ao Mindfulness para Professores

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PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS PARA PROFESSORES

 

9 Maio - 4 Julho

 

O .bFoundations é um Programa de Introdução Mindfulness para Professores e outros profissionais associados à área da Educação. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos Professores e outros profissionais da área educativa com o estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness e Compaixão e sua integração na vida profissional. Estudos na área do mindfulness para professores (Jennings et al, 2013; Flook et al, 2013; Weare, 2014; Beshai, 2016) reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burn-out e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). Este Programa, tem a duração de 8 semanas e a intenção de:

 

• Contribuir para o bem-estar pessoal e profissional dos professores e restante comunidade educativa.

• Fomentar uma base teórica e científica do mindfulness em geral e especificamente em contexto escolar

• Apoiar no estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness

• Trazer mais presença, abertura e compassividade para a prática educativa.

 

PROGRAMA:

Trata-se de uma adaptação dos programas de MBSR e MBCT dirigida a professores e educadores e tem como material de apoio o livro “Mindfulness: programa de 8 semanas” de Mark Williams e Danny Penman.

 

Este programa terá a duração de 8 semanas, com uma sessão semanal de 90 minutos às Segundas-feira das 18.00 às 19.30

 

Sessão 1: Sair do Piloto Automático.

Sessão 2: Trazer Curiosidade para a nossa experiência.

Sessão 3: Mindfulness no dia-a-dia

Sessão 4: Sintonizando com os pensamentos e emoções

Sessão 5: Explorando as dificuldades: construir resiliência

Sessão 6: Relacionar-se consigo e com os outros

Sessão 7: Desenvolvendo Equilíbrio na nossa vida

Sessão 8: Mindfulness e as outras áreas da Vida

 

Durante o programa deverá dispor entre 20 - 30 minutos diários para as práticas de mindfulness em casa.

 

VALOR: 200€

 

DURAÇÃO E HORÁRIO

 

:: 8 semanas

 

:: sessões à Sábados das 10.30 às 12.00

 

Sessão 1: 9 Maio

Sessão 2: 16 Maio

Sessão 3: 23 Maio

Sessão 4: 30 Maio

Sessão 5: 6 Junho

Sessão 6: 13 Junho

Sessão 7: 27 Junho

Sessão 8: 4 Julho

 

 

LIMITE DE PARTICIPANTES:

- Mínimo-Máximo: 8-12 participantes. Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo do curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de mindfulness e a sua aplicação em diferentes dimensões do dia-a-dia.

 

INSCRIÇÕES

 

Até 1 Maio para filipasoares@serintegral.pt

 

Este Programa não têm qualquer cariz de formação profissional. Trata-se de um programa para aprender técnicas de mindfulness para benefício e aplicação a nível pessoal. No entanto,este programa serve como pré-requisito para formação profissional em Programas de Mindfulness para Alunos (Mindfulness in Schools Project, UK). Para ensinar mindfulness aos mais novos é essencial que os professores se tornem familiares com estas práticas e as incorporem na sua forma de ser e ensinar.

 

A participação no Programa de Introdução ao Mindfulness para Professores não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir uma declaração de participação. Caso pretenda obter a declaração de participação terá nos solicitar a mesma no final do programa e terá que ter completado 80% da carga horária total do mesmo.

 

FACILITADORA

 

1.. DADOS PESSOAIS

   Nome Filipa Soares


           E-mail filipasoares@serintegral.pt

 

PERCURSO FORMATIVO

• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)

• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017

• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).

•Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003).

 

PERCURSO PROFISSIONAL

• 2015- atual – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com funções de professora de mindfulness para crianças e adolescentes.

• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento

• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)

• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

PERCURSO ACADÉMICO

• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

 

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Mindfulness nas Empresas

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PALESTRAS, WORKSHOPS E PROGRAMAS

Presencial ou Online

 

Vivemos numa época onde a globalização e o avanço das mudanças tecnológicas criam volatilidade, incerteza, caos e ambiguidade. Esse impacto cresce exponencialmente através de um mercado de trabalho em constante transformação e de um mundo onde a comunicação está presente 24 horas por dia. Onde a pressão por grandes resultados, alto desempenho, pouca tolerância ao erro e multitasking fazem parte integrante do trabalho. O resultado disso são colaboradores com pouca capacidade de foco, pouco motivados e esgotados, facilitando ambientes de conflito, absenteísmo e perda de produtividade.

 

Novas perspetivas na área da psicologia e da neurociência têm ajudado a que cada vez mais as empresas reconheçam que os recursos cognitivos e emocionais dos seus colaboradores determinam não só a sua saúde e bem-estar, mas também a produtividade e o desempenho futuro do negócio.

Neste contexto, as organizações estão cada vez mais interessadas em abordagens inovadoras que potenciem o bem-estar dos seus colaboradores e que ajudem na criação de ambientes de trabalho mais positivos, criativos e colaborativos.

 

Existem atualmente milhares de estudos sobre a aplicação de práticas de Mindfulness e os seus benefícios, parte dos quais se concentram no Mindfulness em ambiente de trabalho. Existe uma extensa evidência de que a prática de Mindfulness é efetiva na redução do stress, da ansiedade e da depressão. No que diz respeito à sua aplicação em organizações, os estudos indicam que os amplos benefícios da prática de Mindfulness sobre os domínios funcionais da atenção, cognição, emoção e comportamento, podem influenciar os resultados fundamentalmente em três áreas chave:

 

- Bem-estar e resiliência

- Relações interpessoais

- Desempenho (nomeadamente na liderança, tomada de decisão, adaptação à mudança, criatividade e inovação)

 

Para além dos benefícios individuais nestas áreas, a investigação demonstra ainda benefícios para a própria organização a nível do absenteísmo, da produtividade e do envolvimento dos colaboradores na cultura e nos objetivos empresariais.

 

A introdução do Mindfulness em ambiente de trabalho pode ser efetuada a nível individual/ pessoal de cada colaborador, mas também pensada a nível corporativo, com a implementação de rotinas, processos e práticas que estimulem à criação de uma cultura organizacional mais criativa, resiliente, colaborativa e humana, afetando consequentemente os seus resultados.

 

PROGRAMAS

O Ser Integral – Centro Português de Mindfulness desenvolve programas e workshops personalizados com um formato e cronograma adaptados às necessidades exclusivas e ao contexto de cada empresa. Quer seja uma breve apresentação num Congresso, um Workshop com os colaboradores, com clientes ou Programas específicos de liderança, a solução é sempre desenvolvida após o diagnóstico do contexto empresarial e a proposta é discutida antes da sua implementação.

 

 

Alguns exemplos de formatos que podem ser implementados:

 

- Palestra (1-2 horas)

- Workshops (4 horas a 1 dia)

- Programa de sessões semanais (2 horas/semana durante 5 semanas)

- Programa Online

- Sessões de Prática Semanais (30-45 minutos)

 

CONTEÚDOS

Independentemente do formato escolhido, os nossos Programas preveem sempre uma componente teórico-prática. Em formatos mais curtos é efetuada uma abordagem mais generalizada sobre o Mindfulness e sobre os seus benefícios, dando exemplos de práticas simples que podem ser integradas no dia a dia, enquanto nos programas mais longos existe maior oportunidade para aprofundar alguns temas (inteligência emocional, comunicação consciente, relações interpessoais, liderança compassiva), permitindo que o grupo pratique e integre a atenção plena nas suas vidas pessoais e profissionais ao longo do tempo.

 

VALOR

O valor será calculado de acordo com o formato, duração do programa e número de participantes.

 

CONTACTO

            E-mail: vandasousa@serintegral.pt

            Tel: 912570978

 

FACILITADORA

Vanda de Sousa, colaboradora no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness desde 2018, Farmacêutica, Facilitadora de Parentalidade Consciente e Professora Certificada do Programa de Mindfulness, Liderança e Inteligência Emocional - Search Inside Yourself Institute (SIY). Desenvolve a sua atividade através da criação e implementação de programas de Mindfulness em contexto de trabalho.

 

 

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