Programa de Mindfulness para Professores (MBCT-L) - Online
A integração de abordagens baseadas em mindfulness na formação de professores é um campo recente e com crescente interesse na investigação e intervenção educativa. Resultados de revisões sistemáticas e meta-análises nesta área (Klingbeil & Renshaw, 2018; Lomas, Medina, Ivtzan, Rupprecht, & Eiroa-Orosa, 2017)* apontam para efeitos promissores ao nível da redução de sintomas psicológicos associados ao stress, ansiedade e depressão bem como ao desenvolvimento de competências socio-emocionais relevantes na promoção do bem-estar e eficácia profissional. O Programa de Mindfulness para a Vida (MBCT-L) é um Programa desenvolvido pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford e integra aspetos da terapia cognitiva e das práticas de mindfulness, de uma forma acessível para todos. Trata-se de um programa de 8 semanas que apoia os participantes a integrar as suas aprendizagens no seu dia-a-dia, explorando novas formas de se relacionar com as dificuldades e, ao mesmo tempo, cultivando qualidades como a compaixão e equanimidade. Este Programa apresenta resultados ao nível da redução de stress, ansiedade, pensamentos negativos automáticos e promoção do bem-estar emocional. (Kaviani et al, 2010; Cousin & Crane, 2016; Schroevers & Brandsma, 2010)*. Partindo do treino da atenção e desenvolvimento emocional, pretende-se promover a reconfiguração das práticas relacionais e pedagógicas no dia-a-dia escolar.
Objetivos a atingir
- Promover o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional do professor/a;
- Promover competências de reflexão sobre a prática profissional;
- Criar uma comunidade de prática reflexiva.
O que vou aprender?
- Mindfulness começa quando reconhecemos a tendência de estar em piloto automático. Estar em piloto automático impede-nos muitas vezes de viver a vida de forma mais rica e plena. O primeiro passo para sair do piloto automático é trazer atenção e consciência para os pequenos detalhes da nossa experiência no momento presente.
- Ao explorarmos como funciona a atenção, vamos reconhecendo a tendência da mente para dispersar e se ocupar com pensamentos e histórias. Ao praticar trazer a atenção de forma intencional para a respiração ou para o corpo, oferece a possibilidade de manter o foco e receber a experiência deste momento a partir de um espaço de presença e curiosidade, oferecendo novas possibilidades de resposta.
- Com a prática vamos reconhecendo como a mente facilmente fica enredada em padrões de pensamento, de emoções ou reações que nem sempre são benéficos. A prática de mindfulness ajuda-nos a identificar esses padrões automáticos e a recebê-los com compaixão e gentileza (em vez de crítica ou culpa). Desta forma, novas possibilidades de ação podem emergir.
- Relacionar-se de forma diferente com a experiência do momento presente envolve um sentido de "permissão" para a experiência ser exatamente o que é, sem julgamento, ou sem tentar que seja diferente. Esta atitude de aceitação é uma componente central para cuidarmos de nós próprios e ver com mais clareza o que, se alguma coisa, precisa de mudar
- À medida que cultivamos interesse, aceitação e curiosidade em relação à nossa experiência do momento presente, seja ela agradável ou desagradável, vamos desenvolvendo a arte de manter o centro e equilíbrio nos altos e baixos da vida, respondendo de forma eficiente às dificuldades do dia-a-dia. Daqui surge espaço para que se possa envolver naquilo que realmente valoriza, abrindo-se aos momentos de alegria, satisfação e gratidão. Esta é a base para a realização e florescimento de uma vida com propósito e equilíbrio.
O que acontece nas sessões?
As sessões são muito práticas e experienciais e seguem um padrão semelhante. Iniciamos com uma prática de meditação guiada e partilha e reflexão sobre a experiência. Num segundo momento abordamos a experiência com as práticas em casa e depois integramos um exercício ou alguma prática mais curta direcionada para o tema da sessão e refletimos sobre o que podemos aprender com essa experiência. Cada sessão tem um tema central que é abordado ao longo das diferentes partilhas e reflexões. No final da sessão são sugeridas práticas e observações para realizar durante a semana. Os temas a abordar são os seguintes:
- Sessão 1: Acordar do Piloto Automático
- Sessão 2: Uma Outra Forma de Ser: Manter o Corpo em Mente
- Sessão 3: Recolher a Mente Dispersa
- Sessão 4: Reconhecer a Reactividade
- Sessão 5: Permitir e Deixar Ser
- Sessão 6: Responder Conscientemente: pensamentos não são factos.
- Sessão 7: Como posso cuidar melhor de mim mesmo?
- Sessão Intensiva: Prática Intensiva de Minduflness
- Sessão 8: Mindfulness para a Vida
Que desafios posso encontrar?
- No início a prática de meditação pode parecer estranha e pouco familiar. Da melhor forma que conseguir, procure manter abertura e dar o benefício da dúvida.
- No início os benefícios da prática podem não ser óbvios nem imediatos. Procure persistir e manter alguma disciplina e continuidade, com gentileza e flexibilidade. Cada pessoa responde de forma diferente.
- A quantidade de tempo para a prática pode parecer assustador e impossível. Contudo, o que os estudos revelam é que a prática consistente aumenta as possibilidades de retirar mais benefícios com este Programa.
- Algumas pessoas sentem-se apreensivas por estar num grupo. Contudo, aprender com os outros e encontrarmos a nossa humanidade em comum pode ser muito benéfico.
- Talvez possa entrar em contacto com dificuldades emocionais que preferiria evitar. As dificuldades que surgirem podem dar-lhe informações importantes sobre as suas necessidades e durante o Programa irá desenvolver estratégias para lidar com elas.
- Pode sentir vontade de desistir. É comum. Fale com a professora sobre o que está a tornar as coisas difíceis para si.
Que benefícios posso encontrar?
A evidência científica demonstra benefícios a vários níveis:
- Diminuição de stress, ansiedade e depressão
- Maior habilidade para lidar com a dor e doença
- Menor tendência para preocupações excessivas ou obsessivas
- Maior apreciação e reconhecimento do que é agradável na vida
- Maior clareza sobre o que mais importante e sentido de propósito de vida
- Maior sensação de bem-estar geral, mesmo em momentos difíceis.
Não é possível garantir estes benefícios para todas as pessoas que participam no Programa, mas da nossa experiência estes são as possibilidades mais comuns.
Datas e horário:
NOVAS DATAS EM BREVE
Local:
Em sua casa
Live Online via Zoom
Valor:
Gratuito.
Este Programa enquadra-se no projeto de investigação “Humanização da Formação de Professores” no âmbito do projeto de doutoramento de Filipa Soares (UI/BD/150983/2021), com orientação da Prof. Amélia Lopes (FPCEUP), Prof. Carla Serrão (inED/IPP) e Prof. Elisabete Ferreira (FPCEUP). Tem apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Informações e inscrições: filipasoares@serintegral.pt
O que necessito:
É importante que disponha de ligação de internet estável, câmara e colunas de som no seu computador. Poderá utilizar auscultadores com microfone para evitar eco durante a chamada. Durante as sessões deverá estar num local sossegado e onde não seja interrompido.
Sobre a formadora:
Filipa Soares
- Psicóloga
- Professora de MBCT pelo Centro de Mindfulness de Oxford,
Universidade de Oxford, Inglaterra
- Doutoranda FPCEUP/inED.
Percurso académico
• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Percurso Formativo
• Formação Professora de MBCT (Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva) pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford
• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)
• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017
• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).
Percurso profissional
• 2015- 2021 – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness responsável pelas intervenções baseadas em mindfulness com crianças, adolescentes e em contexto escolar (professores, alunos e pais).
• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento
• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)
• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Cousin, G., and Crane, C. (2016). Changes in disengagement coping mediate changes in affect following mindfulness-based cognitive therapy in a non-clinical sample. Br. J. Psychol., 107, 434–447. doi: 10.1111/bjop.12153
Kaviani, H., Javaheri, F. & Hatami, N. (2011). Mindfulness-based Cognitive Therapy (MBCT) Reduces Depression and Anxiety Induced by Real Stressful Setting in Non-clinical Population. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11(2), 285-296
Klingbeil, D. A., & Renshaw, T. L. (2018). Mindfulness-based interventions for teachers: A meta-analysis of the emerging evidence base. Sch Psychol Q, 33(4), 501-511. doi:10.1037/spq0000291
Lomas, T., Medina, J. C., Ivtzan, I., Rupprecht, S., & Eiroa-Orosa, F. J. (2017). The impact of mindfulness on the wellbeing and performance of educators: A systematic review of the empirical literature. Teaching and Teacher Education, 61, 132-141. doi:10.1016/j.tate.2016.10.008
Schroevers, M. & Brandsma, R. (2010). Is learning mindfulness associated with improved affect after mindfulness-based cognitive therapy? Br J Psychol. 101(1), 95-107. doi: 10.1348/000712609X424195