PROGRAMA DE MINDFULNESS PARA ESCOLAS | PROFESSORES

 

Image result for mindfulness for teachers

 

b

 

OBJETIVOS & CONTEÚDOS

 

O .bFoundations é um Programa de Introdução Mindfulness para Professores e outros profissionais associados à área da Educação. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos Professores e outros profissionais com o estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness e sua integração na vida profissional. Estudos na área do mindfulness para professores (Jennings et al, 2013; Flook et al, 2013; Weare, 2014; Beshai, 2016) reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burn-out e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos).

 

Este Programa, tem a duração de 8 semanas e a intenção de:

• Contribuir para o bem-estar pessoal e profissional dos professores e restante comunidade educativa.

• Fomentar uma base teórica e científica do mindfulness em geral e especificamente em contexto escolar

• Apoiar no estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness

• Trazer mais presença, abertura e compassividade para a prática educativa.

 

Este programa serve como pré-requisito para formação profissional em Programas de Mindfulness para Alunos (Mindfulness in Schools Project, UK)

 

PROGRAMA:

Este programa terá a duração de 8 semanas, com sessões semanais de 90 minutos. Inclui uma sessão de esclarecimento gratuita antes do início do Programa.

 

Semana 1: Sair do Piloto Automático.

Semana 2: Trazer Curiosidade para a nossa experiência.

Semana 3: Mindfulness no dia-a-dia

Semana 4: Sintonizando com os pensamentos e emoções

Semana 5: Explorando as dificuldades: construir resiliência

Semana 6: Relacionar-se consigo e com os outros

Semana 7: Desenvolvendo Equilíbrio na nossa vida

Semana 8: Mindfulness e as outras áreas da Vida

Durante o programa deverá dispor entre 20 - 30 minutos diários para as práticas de mindfulness em casa.

 

DURAÇÃO E HORÁRIO

 :: 8 semanas

:: sessões semanais de 90 minutos

 

LIMITE DE PARTICIPANTES:

- Mínimo-Máximo: 8-20 participantes

 

VALOR & CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

TABELA PREÇOS 2018
Nº de participantes Valor* Valor por pessoa
8 a 10 1440€ entre 180€ e 144€
11 a 15 1716€ Entre 156€ e 114€
16 a 20 2160€ Entre 135€ e 108€

*sem IVA

- Possibilidade de pagamento em duas parcelas em datas a definir.

 

Nota: Este programa de mindfulness não têm qualquer cariz de formação profissional. Trata-se de um programa para aprender técnicas de mindfulness para benefício e aplicação a nível pessoal. Não habilita ao ensino de mindfulness a crianças ou outros adultos. Serve como pré-requisito para continuação da formação nos Programas para Alunos (.b e pawsb), brevemente disponíveis no noss Centro.

 

FACILITADORA

Filipa Soares

E-mail filipasoares@serintegral.pt

 

PERCURSO FORMATIVO

• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)

• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017

• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).

•Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003).

 

PERCURSO PROFISSIONAL

• 2015- atual – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com funções de professora de mindfulness para crianças e adolescentes.

• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento

• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)

• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

 

PERCURSO ACADÉMICO

• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

www.serintegral.pt | geral@serintegral.pt

 

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.