MBCT: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness - Online

 

 

 

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Da mesma forma que o exercício físico é reconhecido como sendo benéfico para a saúde física, encontramos um crescente número de reconhecimento que o treino de mindfulness e as terapias cognitivo-comportamentais apoiam a nossa saúde mental e bem-estar.

 

Mindfulness tem raízes em práticas e sabedorias contemplativas, enquanto os métodos cognitivo-comportamentais foram desenvolvidos dentro da ciência da psicologia moderna. Ambas têm diferentes perspectivas, mas cada uma oferece caminhos específicos para um fim comum - tornarmo-nos mais familiarizados com os nossos padrões mentais e aprender a trabalhar com eles de formas mais hábeis e discernidas. A combinação destas duas abordagens têm um grande potencial para aliviar o sofrimento e permitir viver a vida de uma forma mais plena e completa.

 

O programa de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental (MBCT) foi desenvolvimento á cerca de 15 anos pelo Zindal Segal, do Centre for Addiction and Mental Health at the University of Toronto; Mark Williams, da University of Oxford; e John Teasdale da  Applied Psychology Unit of the Medical Research Council in Cambridge.

 

Em 2004, o UK National Institute Health and Clinical Excellence (NICE)  aprovou o programa de MBCT como um tratamento eficaz, dadas as evidências científicas que surgiram de estudo randomizados e controlados que demonstraram que o MBCT reduz em 50% a taxa de recaída de pessoas com tendência para depressão recorrente. Em 2009, no seguimento de mais estudos científicos, a recomendação foi actualizada e dado um estatuto prioritário.

 

Apesar de originalmente desenvolvimento para oferecer um tratamento para depressão recorrente, investigações científicas sugerem que programas baseados no mindfulness podem igualmente ser benéficos em outro tipo de queixas de saúde mental. Há fortes evidências científicas que demonstram que o mindfulness reduz ansiedade, depressão e stress e ajuda a lidar com a doença e a dor (Khoury et al., 2013). Alguns estudos demonstram que a prática de mindfulness melhora o humor e permite o cultivo da compassividade para connosco próprios  e os outros (Eberth & Sedlmeier, 2012; Khoury, Sharma, Rush, & Fournier, 2015). Foi igualmente demonstrado que melhora algumas formas de atenção e memória (Chiesa, Calati, & Serretti, 2011).Há evidências preliminares que a prática de mindfulness tem alterações visiveis a nível do cérebro (Tang, Holzel, & Posner, 2015). A procura do MBCT tem aumentado por pessoas com objectivo de melhorar o seu funcionamento e saborear bem-estar nas suas vidas, de forma a desenvolverem resiliência, realizarem e permitirem o florescimento do seu potencial máximo.

 

O QUE É O MINDFULNESS?

A palavra mindfulness significa compaixão, consciência, sentido de conhecimento do que se está a passar no mundo externo e interno. A maioria de nós está mais habituado ao contrário - estado mindlessness - quando damos conta que não estamos realmente conscientes do que se está a passar, momentos em que é mais comum ocorrerem erros. Mindfulness significa acordar e reconhecer o que se está a passar no momento presente de forma a fazermos escolhas mais conscientes.

 

Na sua utilização comum na literatura recente, mindfulness significa consciência plena que surge do resultado do cultivo de três capacidades interrelacionadas: (a) Prestar atenção intencionalmente aos eventos momento-a-momento á medida que eles se desenrrolam no mundo externo e interno, (b) notar hábitos de reação perante esses eventos normalmente caracterizados por aversão ou apego (normalmente resultando em ruminação), e (c) cultivar a capacidade de responder perante esses eventos e ás suas reações perante eles com uma atitude de curiosidade e compaixão.

 

MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Mindfulness é tradicionalmente cultivado através da prática de meditação durante a qual aprendemos a prestar atenção a cada momento presente com completa intenção de estar no aqui e agora e com  interesse e curiosidade. Meditação não tem como objectivo esvaziar a mente, mas antes aprender a reconhecer os padrões mentais como eles são. A prática diária de meditação permite-nos ver como determinados padrões mentais escalam para certas emoções, apesar dos nossos esforços para os controlar. Igualmente, também nos permite ver com mais clareza que acções têm resultados mais positivos na nossa vida quotidiana. Quando praticamos meditação mindfulness por um determinado período de tempo, uma série de qualidades são desenvolvidas e cultivadas. O feeedback de quem pratica assenta num aumento da sensação de calma, de estar acordado e consciente e aumento da capacidade de ver com mais clareza e aumento da liberdade dos seus próprios padrões e hábitos emocionais. Revelam igualmente uma maior sensação de liberdade para serem mais compassivos com eles próprios e com os outros.

 

O MBCT é normalmente ensinado num formato de 8 sessões durante um período de 8 semanas, com uma sessão intensiva de um dia. Uma série de Meditações Guiadas são disponibilizados como parte do programa, para que os participantes possam praticar diariamente, 6 dias por semana, durante a duração do programa.

 

PROGRAMA DE 8 SEMANAS

O Ser Integral: Centro Português de Mindfulness organiza o MBCT em formato 8 semanas para lhe dar uma oportunidade para experienciar o curriculum completo do MBCT, durante o qual serão exploradas os seguintes temas:

 

  • Sessão 1: Acordar do Piloto Automático
  • Sessão 2: Uma Outra Forma de Ser: Manter o Corpo em Mente
  • Sessão 3: Recolher a Mente Dispersa
  • Sessão 4: Reconhecer a Reactividade
  • Sessão 5: Permitir e Deixar Ser
  • Sessão 6: Responder Conscientemente
  • Sessão 7: Como cuidar de mim mesmo?
  • Sessão Intensiva: Prática Intensiva de Minduflness
  • Sessão 8: Mindfulness para a Vida

 

Todos os participantes que completarem todas as sessões do curriculum do MBCT (Sessões 1-8 do MBCT + O Dia Intensivo de Silêncio) receberão uma Carta de Participação.

 

Para os que pretendem adquirir formação profissional de professores de minfulness este programa serve como pré-requisito e a carta de participação para apoiar a vossa candidatura. Se tiver interesse em ser Professor Certitficado de MBCT veja a informação sobre a Formação Profissional organizada pelo Ser Integral: Centro Português de Mindfulness em colaboração com o Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford aqui(informação em Português) e aqui (informação em ingês). A participação no Intensivo de MBCT também qualifica como pré-requisito para a formação profissional de Professores de MBRP - Mindfulness Based Relapse Prevention - que está calendarizado para Janeiro de 2019 - mais informação aqui

 

O QUE É QUE VOU APRENDER?

  • Mindfulness começa com o reconhecimento da tendência de estar em piloto automático e estabelecer o compromisso de aprender a melhor forma de sair desse automatismo e ficar consciente de cada momento presente. A prática de intencionalmente recolher a atenção para o corpo demonstra o quão fácil e ao mesmo tempo o quão desafiante isto pode ser
  • Fomentar a atenção no corpo revela com clareza a tendência da mente vaguear e como isto tende a controlar as nossas reações perante os eventos do dia-a-dia
  • Com maior consciência começa a reconhecer como a sua mente vagueia e se mantém ocupada em pensamentos. Ao aprender a trazer a atenção intencionamente para a respiração ou sensações do corpo oferece a possibilidade de se manter mais focado e centrado
  • A mente tende a vaguear mais quando se apega a algo ou tende a querer rejeitar outras coisas. O Mindfulness oferece um caminho para estar presente, para ver as coisas de uma perspectiva diferente, a assumir uma perspectiva mais ampla e a se relacionar com essa experiência de forma diferente
  • Relacionar-se de forma diferente com a experiência do momento presente envolve uma sentido de "permissão" para a experiência ser exatamente o que é, sem julgamento ou sem tentar que seja diferente. Esta atitude de aceitação é uma componente central para cuidarmos de nós próprios e ver com mais clareza o que, se alguma coisa, precisa de mudar
  • Estados emocionais negativos e os pensamentos que acompanham essas emoções limitam a nossa capacidade de nos relacionarmos de forma diferente com a experiência. É libertador perceber que os nossos pensamentos são apenas pensamentos, mesmo os que nos dizem que não são!
  • Podemos fazer determinadas coisas quando somos ameaçados pela depressão, ansiedade e stress. Respirar no momento presente é o primeiro passo e depois decidir a ação a tomar, se é que alguma. Cada pessoa tem os seus sinais de aviso específicos e ter consciência deles permite-nos identificar estes estados emocionais assim que se começam a manifestar, ajuda a planear a melhor forma de responder ao turbilhão da mente, humor depressivo, etc antes de se sentir absorvido por completo por este estado emocional.
  • A prática de meditação mindfulness ajuda-nos a manter o equilíbrio na vida. Boas intenções podem ser fortelecidas ao conectar essas intenções com motivos positivos para cuidar de si próprio


CARTA DE PARTICIPAÇÃO:

Todos os participantes vão recebem uma carta de participação desde que completem 100% da carga horária do programa. No caso de faltarem a alguma sessão poderão falar com a Professora sobre formas de compensar a sessão.

 

Este programa não é uma formação profissional e a participação no mesmo não autoriza confere nenhuma qualificação profissional e não poderá dizer que é professor de mindfulness ou professor de MBCT. No entanto, a participação no MBCT-L funciona como um pré-requisito para iniciar o a Formação Profissional como Professor de MBCT no Centro de Mindfulness de Oxford, Oxford University. Mais informações aqui.

 

Para além das sessões deverão dispor de 40-60 minutos diários para as práticas em casa.

 

Horário:

Sessões semanais das 18.00hrs ás 20.00/20.30hrs, às segundas-feiras

 

Datas:

Sessão de Orientação - 25 Janeiro (18hrs - 19.30hrs)

Sessão 1 - 1 Fevereiro

Sessão 2 - 8 Fevereiro

Sessão 3 - 15 Fevereiro

Sessão 4 - 22 Fevereiro

Sessão 5 - 1 Março

Sessão 6 - 8 Março

Sessão 7 -  15 Março

Sessão Intensiva - 26 Março

Sessão 8 - 29 Março

 

Local:

Em sua casa.

 

Custo Total:

Particulares: 280 euros

Empresas: 280 euros + IVA

 

Que inclui:

- 8 sessões (uma por semana) de 2-2,5hrs

- 1 Sessão Intensiva
- Audios com Meditações Guiadas & Manual da prática

(nota: Áudios disponíveis em formato mp3 e não em CD)

 

O que necessito:

É importante que disponha de  ligação de internet estável, câmara e colunas de som no seu computador. Poderá utilizar auscultadores com microfone para evitar eco durante a chamada. Durante as sessões deverá estar num local sossegado e onde não seja interrompido.

 

Instrutora:

Dra. Carla Martins - Psicóloga com especialização na área Clínica e da Saúde, Psicologia Transpessoal e em Intervenções Terapeuticas de Mindfulness, Neuropsicóloga Clínica e Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) para adultos pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A., estando a orientar programas de MBSR desde 2007 e com experiência na orientação de Programas de MBSR Online desde 2012. Professora de MBCT pelo Oxford Mindfulness Center. Professora de Mindfulness para adolescentes e crianças desde 2013 pela Mindful Schools & Still Quiet Place (E.U.A.) e autora do livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice (mais informação aqui)

 

Inscrições:

Cada programa tem o máximo de 12-15 pessoas. Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo do curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de mindfulness e a sua aplicação em diferentes dimensões do dia-a-dia.

Inscrições até dia 1 Outubro 2020. Para se inscrever basta preencher o Formulário de Inscrição em baixo e indicar o programa em que se pretende inscrever. Obterá uma resposta à sua inscrição com indicações para formalizar a inscrição.

 

Pode ainda realizadar a pré inscrição preenchendo o seguinte formulário.

 

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO

 

 

Testemunhos:

"A Carla Martins tem todas as qualidades de presença e conhecimento para ser uma excelente professora de MBSR. A sua prática pessoal de mindfulness é profunda e consistente, assim como o seu conhecimento do curriculum de MBSR. Nas próprias palavras da Carla "ensinar o MBSR vem da nossa própria experiência". Qualquer pessoa que possa participar nos seus cursos terá, sem dúvida, uma professora de excelente qualidade e sensibilidade. Eu gostava de poder! ". Pamela Erdmann (M.Ed. Supervisor, Oasis, Center for Mindfulness, University of Massachusetts Medical School) - Testemunho da professora sénior de MBSR do Centro de  Mindfulness da Universidade de Massachusetts que acompanhou a supervisão da Dra. Carla durante a sua formação como professora de MBSR.

 

"Procurei o curso de MBSR como resposta a diversos problemas que estava a viver na minha vida, alguns de longa data e que se foram acumulando ao longo dos tempos, manifestando-se em sintomas físicos e psicológicos profundos e de difícil resolução por via medicamentosa e outras terapias. A Dra. Carla Martins foi-me apresentando ao mindfulness e adaptando alguns exercícios de acordo com a minha necessidade específica. A sua sensibilidade e gentileza e ,ao mesmo tempo, conhecimento e competência da área de mindfulness, permitiu-me mergulhar sem medos num processo de cura interna. Após 9 semanas de acompanhamento, sinto que entrei num novo caminho, um caminho de crescimento e equilíbrio. Um caminho que pensei ter perdido..." Catarina Gonçalves, Lisboa (Diretora Comercial)

 

"Eu realizei o curso de MBSR à distância com a Dra. Carla Martins e esta foi uma experiência gratificante e rica. Descobri como desenvolver em mim a capacidade de estar, de observar e sentir a realidade da forma que ela é, seja a nossa realidade interna ou externa, sem pressas e sem críticas! Hoje sou uma pessoa mais gentil comigo e com os outros, com ferramentas para me conhecer melhor e ao mundo que me rodeia, como eu sou e como ele é, basta convidar-me para tal em qualquer momento do dia ou local que esteja". Beatriz Maia, Açores (Psicóloga)

 

"Fazer o curso de MBSR com a Drª Carla Martins foi uma pequena grande viagem. Percebi que, embora já tivesse experimentado meditação, não estava verdadeiramente conectada com as minhas emoções e pensamentos. Aprendi que responder não implica reagir e que esta consciencialização é suficiente para fazer a diferença na nossa vida. Estar no momento presente, por mais banal que isto pareça, é uma sabedoria imensa. Agradeço à Drª Carla Martins a sua disponibilidade e orientação que me permitiram gerir resistências e inflexibilidades, fazendo de mim uma pessoa melhor e mais feliz". Teresa Teófilo, Faro (Professora) (MBSR em formato à disância, fevereiro-março 2014)

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