Dra. Carla Martins

 Dra Carla Martins                                                 

 


   
  

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Glamorgan e com mestrado em Neuropsicologia pela Universidade de Kent, no Reino Unido. Possui também uma especialização em Medicina e Psicologia Ayurvédica, pelo Instituto Americano de Estudos Védicos. Após terminar a formação em psicologia e neuropsicologia trabalhou durante vários anos na Universidade de Oxford (Inglaterra) - Oxford Project to Investigate Memory and Ageing (OPTIMA) - como investigadora clínica na área de envelhecimento e demências cognitivas.

 

Em 2005 inicia a sua formação profissional na área de Mindfulness ao frequentar um curso de verão de Mindfulness e Ciência nos E.U.A. organizado pela Mind and Life onde completa vários seminários práticos e de investigação com cientistas e professores de mindfulness de renome incluindo Joan Halifax, Sharon Salzberg, Richard Davidson, Alan Wallace, Evan Thompson, e o monge Budista Matthieu Richard, entre outros e onde completou atividades com cientístas de mindfulness de renome incluindo Linda Carlson, Antoine Lutz, Elisa Kozasa, Sara Lazar, entre outros.

 

Em 2007 completa a formação de instrutores do Programa de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction), pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A. sendo a primeira professora em Portugal do programa de Mindfulness para Redução de Stress (MBSR) e tendo completado todos os requisitos para o ensino do MBSR incluindo supervisão com uma instrutora sénior do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts e certificação pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts .

 

Desde 2007 que orienta cursos em grupo e individuais de MBSR e cursos de introdução à prática de mindfulness para população jovem, adulta e sénior com e sem patologias físicas e/ou psicológicas, assim como profissionais de saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros). 

 

Em 2012 termina o doutoramento em Psicologia (Psicologia Transpessoal incluindo intervenções mindfulness e meditação) no Institute of Transpersonal Psychology/Sofia University, California, E.U.A., onde aprofundou os seus conhecimentos práticos, teóricos e de investigação na área do mindfulness,  abordagens clínicas da Psicologia Transpessoal, filosofias Budista, Taoista, Sofista, Física Quântica, Psicologia Integral (Ken Wilber), entre outras. Durante o doutoramento completa a tese sobre os efeitos do curso de mindfulness-based stress reduction (MBSR) na população sénior em termos de bem-estar psicológico, saúde física, desempenho cognitivo e espiritualidade. 

 

Em 2013 conclui a formação do programa de mindfulness para crianças e adolescentes com a Dra. Amy Salztman do Still Quiet Place (adaptação do MBSR para crianças e adolescentes) (E.U.A.) e a formação do Curriculum de Mindfulness para crianças e adolescentes da Mindful Schools (E.U.A.) com Vinny Ferrero, Megan Cowan e Chris McKenna. A partir de finais de 2013 começa a facilitar cursos de mindfulness para crianças e adolescentes segundos os protocolos desenvolvidos pela Dra. Amy Salzman do Still Quiet Place e o Curriculum de Mindfulness da Mindful Schools.

 

Em 2020 inícia formação do Programa de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) com o Oxford Mindfulness Center tendo completado todos os níveis de formação para orientar programas de MBCT para população clínica e MBCT-L para a população em geral.

 

Participa regularmente em formações avançadas na área de mindfulness incluindo formação em Standing In Open Space: Dialogue and Inquiry in MBSR and Other MBP Classrooms com Saki Santorelli no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness e MBI-TAC - Mindfulness Based Teacher Assessment Criteria com Lynn Korbell do Centro de Mindfulness, Brown University, USA.

 

Em 2022 adquire grau de professora qualificada para orientar programas de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) com Devin Ashwood e Nicky Mouat no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness e completa formação de Supervisão Profissional para Professores de Programas Baseados em Mindfulness pela Mindfulness Network (Inglaterra).

 

Em 2024 inicia a formação profissional em Somatic Experiencing com a Liana Netto, da Associação Brasileira do Trauma.

 

É formadora na área do Mindfulness e tem experiência em investigação na área do Mindfulness. 

 

Na área psicoterapêutica, aprofundou os seus conhecimentos em abordagens que oferecem uma resposta integral e holística ao indivíduo focando-se nas vertentes da psicologia transpessoal, psicologia integral, psicologia existencial, psicologia integral, psicologia Budista e Ayurvedica e terapias cognitivo-comportamentais da 3ª geração que incluem o mindfulness e aceitação como enfoque terapêutico.

 

Em 2013 lança, em colaboração com a MindApps, uma aplicação mindfulness para telemóveis onde tem disponível várias meditações guiadas que o ajudarão a manter a sua prática (info aqui).

 

Em 2014 publica o livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice (Jessica Kinsgley Publishers, Inglaterra), com prefácio por Dr. Shauna Shapiro líder americana em investigação mindfulness da Universidade de Santa Clara, California. Este livro é baseado numa investigação clínica extensiva do MBSR na população sénior portuguesa desenvolvida durante o doutoramento. Em 2023 publica o livro Mergulhar no Ser e Não Ser Um livro de poesia que espelha a experiência da autora de como viver no momento presente nos permite  encontrar a vida, a nós próprios e a experiência do momento com presença, gentileza, curiosidade e abertura.

 

Em 2014 inicia uma colaboração com a Revista online Esmeraldazul - Revista Online de Cristina Sales, Medicina Funcional Integrativa, onde exerce funções de consultora externa na área de mindfulness.

 

Pratica yoga desde 1999, tendo explorado e desenvolvido a prática em diversas vertentes, incluindo Iyengar, Ashtanga, Vinyasa e Yin yoga. Com mais de 20 anos de experiência em meditação incluindo o mindfulness. 

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