Comunidades de Prática com Professores/as - Escolas
A comunidade de prática baseada em mindfulness é uma oficina de formação de professores/as que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores/as e outros profissionais da área educativa com o estabelecimento de uma prática pessoal de mindfulness e compaixão e sua integração na vida profissional docente. Estudos na área do mindfulness para professores (Jennings et al, 2013; Flook et al, 2013; Weare, 2014; Beshai, 2016) reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burn-out e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos), bem como desenvolvimento de competências reflexivas para o desenvolvimento profissional docente (Soares et al, 2024). Esta comunidade, tem a duração mínima de 2 anos e a intenção de:
- Contribuir para o bem-estar pessoal e profissional dos professores e restante comunidade educativa.
- Desenvolver um conhecimento experiencial do mindfulness em geral e especificamente em contexto escolar
- Apoiar no estabelecimento de uma prática pessoal de mindfulness
- Desenvolver competências de atenção, regulação emocional e relacionamento interpessoal
- Trazer mais presença, abertura e compassividade para a prática educativa
- Criar um espaço de reflexão coletiva sobre as dimensões pessoais, relacionais e éticas da prática educativa
- Desenvolvimento de projecto(s) baseado em mindfulness para a escola (alunos e comunidade educativa)
A comunidade de prática baseada em mindfulness destina-se a professores/as integra 3 fases modulares distintas. A Fase 1 e Fase 2 poderão ser alargadas à restante comunidade educativa (assistentes operacionais, encarregados de educação e órgãos de gestão da escola), formando grupos distintos.
FASE 1 | Programa de Mindfulness para a Vida (MBCT-L)
O MBCT-L é um programa psico-educativo baseado em mindfulness desenvolvido pelo Centro de mindfulness da universidade de Oxford. Integra estratégias de terapia cognitiva e práticas de mindfulness (e.g. exploração corporal, prática centrada na respiração, alongar e respirar, dedos da gratidão, entre outras) onde os participantes desenvolvem estratégias para estabilizar a atenção; regular emoções e comportamentos; cultivar práticas de auto-cuidado e auto-investigação bem como para integrar estas práticas no dia-a-dia.
Este programa tem a duração de 8 semanas, com sessões semanais de 120 minutos e uma sessão intensiva de 5 horas. Inclui uma sessão de esclarecimento antes do início do Programa. Durante o programa os participantes deverão dispor entre 20 a 45 minutos diários para as práticas de mindfulness em casa. O programa poderá decorrer em formato online ou presencial.
Semana 1: Despertar do Piloto Automático.
Semana 2: Uma outra forma de estar: ter o corpo em mente.
Semana 3: Reunir a mente dispersa
Semana 4: Reconhecer a reatividade
Semana 5: Permitir e deixar ser
Semana 6: Pensamentos não são factos
Semana 7: Como posso cuidar melhor de mim
Semana 8: Mindfulness para a Vida
LIMITE DE PARTICIPANTES:
- Mínimo-Máximo: 8-16 participantes
- Máximo 4 grupos/período letivo
FASE 2 | Comunidade de prática de mindfulness
Após o término do programa MBCT-L os participantes são convidados a dar continuidade à comunidade de prática. Desta forma pretende-se aprofundar as competências de auto-cuidado e reflexão desenvolvidas com o Programa MBCT-L, dando suporte à continuidade desta prática e aprofundando a sua integração nas práticas profissionais em sala de aula. A comunidade de prática terá encontros semanais de 30 minutos para prática de mindfulness e uma sessão mensal de 120 minutos para reflexão coletiva sobre dimensões pessoais, relacionais e éticas da prática profissional docente. Os temas de reflexão serão definidos colaborativamente com os participantes. A comunidade de prática poderá funcionar em formato online ou presencial.
LIMITE DE PARTICIPANTES:
- sem limite de participantes nem limite temporal
- a comunidade de prática pode ir crescendo à medida que mais professores completem a FASE 1
- as sessões de comunidade de prática mantém-se na fase 3 e podem continuar após o seu término
FASE 3 | Desenvolvimento de projeto(s) baseado em mindfulness em contexto escolar
Este módulo inclui uma oficina intensiva (5 dias) sobre mindfulness em contexto escolar para explorar formas de introduzir práticas de mindfulness a estudantes de diferentes grupos etários. Num segundo momento, os participantes irão desenvolver projeto curricular baseado em mindfulness para sala de aula ou outros contextos escolares, com supervisão e acompanhamento da nossa equipa.
FACILITADORAS
FILIPA SOARES
- Coordenadora área mindfulness em educação no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness desde 2015
- Psicóloga, Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
- Doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e no Centro de Investigação e Inovação Educativa (inED) desde 2020 com projeto de investigação na área da Humanização da formação de professores a partir de abordagens baseadas em mindfulness
- Professora de mindfulness no Programa MBCT-L pelo Oxford Mindfulness Centre, 2020
- Professora de mindfulnes no Programa de mindfulness para professores .bfoundations, Mindfulness in Schools Project, 2019
- Professora de mindfulness para crianças e adolescentes: Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | entre 2014-2017
- Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento, 2006-2012
- Técnica de Redução de Riscos na área do consumo de substâncias psicoativas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e do trabalho sexual na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona), 2004-2006
CARLA MARTINS
- Fundadora e Diretora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness desde 2007 (inicialmente com o nome Projeto Ser Integral).
- Psicóloga, Universidade de Glamorgan, Reino Unido
- Neuropsicóloga Clínica, Universidade de Kent, Reino Unido
- Doutorada em Psicologia, especialização em Psicologia Transpessoal e Intervenções Terapêuticas de Mindfulness, Institute of Transpersonal Psychology, E.U.A (2008-2012)
- Professora Certificada do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) - pelo Centro de Mindfulness da Universidade de
Massachusetts, E.U.A., em 2007 (info aqui)
- Professora de Mindfulness para Crianças e Jovens - Mindful Schools e Still Quiet Place, E.U.A., em 2013
- Responsável pela versão Portuguesa da MINDAPPS (aplicação Mindfulness para dispositivos móveis) desde 2013
- Professora Certificada do Programa de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) para grupos clínicos e MBCT for Life - Oxford Mindfulness Center, em 2020
- Facilitadora de Trauma-Sensitive Mindfulness - Oxford Mindfulness Center, 2021
- Formação Avançada em Inquiry in Mindfulness Based Programscom Saki Santorelli, Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, 2021
- Formação em MBI-TAC - Mindfulness Based Teacher Assessment Criteria com Lynn Korbel, Mindfulness Center at Brown University, USA
- Professora Qualificada no programa de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) - Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, 2022
- Formação em Supervisão Profissional de Professores de Programas Baseados em Mindfulness pela Mindfulness Network (Inglaterra).
- Autora do livro de Mindfulness - Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice(Jessica Kinsgley Publishers, Inglaterra) e Mergulhar no Ser e Não Ser (Edições Mahatma)
- Experiência profissional em investigação clínica (Universidade de Oxford, Reino Unido) e na área de Mindfulness (Institute of Transpersonal Psychology, E.U.A.
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