PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS PARA PROFESSORES
9 Maio - 4 Julho
O .bFoundations é um Programa de Introdução Mindfulness para Professores e outros profissionais associados à área da Educação. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos Professores e outros profissionais da área educativa com o estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness e Compaixão e sua integração na vida profissional. Estudos na área do mindfulness para professores (Jennings et al, 2013; Flook et al, 2013; Weare, 2014; Beshai, 2016) reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burn-out e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). Este Programa, tem a duração de 8 semanas e a intenção de:
• Contribuir para o bem-estar pessoal e profissional dos professores e restante comunidade educativa.
• Fomentar uma base teórica e científica do mindfulness em geral e especificamente em contexto escolar
• Apoiar no estabelecimento de uma prática pessoal de Mindfulness
• Trazer mais presença, abertura e compassividade para a prática educativa.
PROGRAMA:
Trata-se de uma adaptação dos programas de MBSR e MBCT dirigida a professores e educadores e tem como material de apoio o livro “Mindfulness: programa de 8 semanas” de Mark Williams e Danny Penman.
Este programa terá a duração de 8 semanas, com uma sessão semanal de 90 minutos às Segundas-feira das 18.00 às 19.30
Sessão 1: Sair do Piloto Automático.
Sessão 2: Trazer Curiosidade para a nossa experiência.
Sessão 3: Mindfulness no dia-a-dia
Sessão 4: Sintonizando com os pensamentos e emoções
Sessão 5: Explorando as dificuldades: construir resiliência
Sessão 6: Relacionar-se consigo e com os outros
Sessão 7: Desenvolvendo Equilíbrio na nossa vida
Sessão 8: Mindfulness e as outras áreas da Vida
Durante o programa deverá dispor entre 20 - 30 minutos diários para as práticas de mindfulness em casa.
VALOR: 200€
DURAÇÃO E HORÁRIO
:: 8 semanas
:: sessões à Sábados das 10.30 às 12.00
Sessão 1: 9 Maio
Sessão 2: 16 Maio
Sessão 3: 23 Maio
Sessão 4: 30 Maio
Sessão 5: 6 Junho
Sessão 6: 13 Junho
Sessão 7: 27 Junho
Sessão 8: 4 Julho
LIMITE DE PARTICIPANTES:
- Mínimo-Máximo: 8-12 participantes. Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo do curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de mindfulness e a sua aplicação em diferentes dimensões do dia-a-dia.
INSCRIÇÕES
Até 1 Maio para filipasoares@serintegral.pt
Este Programa não têm qualquer cariz de formação profissional. Trata-se de um programa para aprender técnicas de mindfulness para benefício e aplicação a nível pessoal. No entanto,este programa serve como pré-requisito para formação profissional em Programas de Mindfulness para Alunos (Mindfulness in Schools Project, UK). Para ensinar mindfulness aos mais novos é essencial que os professores se tornem familiares com estas práticas e as incorporem na sua forma de ser e ensinar.
A participação no Programa de Introdução ao Mindfulness para Professores não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir uma declaração de participação. Caso pretenda obter a declaração de participação terá nos solicitar a mesma no final do programa e terá que ter completado 80% da carga horária total do mesmo.
FACILITADORA
1.. DADOS PESSOAIS
Nome Filipa Soares
E-mail filipasoares@serintegral.pt
PERCURSO FORMATIVO
• Formação Programa de Mindfulness para Professores e Comunidade Educativa (.bFoundations) pela Mindfulness in Schools Project (UK)
• Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindfulness in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) | 2014-2017
• Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, E.U.A); Tara Brach e Jack Kornefield, Power of Awareness (Sounds True, USA), Oren Sofen: Mindful Comunication (Mindful Schools, USA), Mikaela Ovèn Parentalidade Consciente, (Life Training, Portugal), Elisa Kozasa: CEB – Cultivating Emotional Balance (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal), Carla Martins: MBSR (Ser Integral:Centro Português de Mindfulness, Portugal).
•Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003).
PERCURSO PROFISSIONAL
• 2015- atual – Colaboradora do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com funções de professora de mindfulness para crianças e adolescentes.
• 2006- 2012 – Coordenadora de projetos nacionais e europeus e técnica de Redução de Riscos em contextos festivos na APDES: Agência Piaget para o Desenvolvimento
• 2004- 2006 – Técnica de Redução de Riscos com consumidores de drogas (escolas, contextos festivos e salas de consumo assistido) e trabalhadores de sexo na ABD – Associació Benestar y Desarollo (Barcelona)
• 2002- 2003 – Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na APAV: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
PERCURSO ACADÉMICO
• 2018 – até à data – Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
• 1998-2004 – Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
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