MBSR: Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional


Mindfulness -Based Stress Reduction Program

Desde 2007 no ensino do Mindfulness em Portugal

 

 

Curso de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional

 

O programa de Mindfulness para Reduzir Stress - MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction Program) - é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A, e orientado no Ser Integral pela Dra. Carla Martins (professora de MBSR pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts desde 2007- mais informações aqui).

O MBSR é um programa psicoeducativo experiencial baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness (atenção plena) e abordagens psicoeducativas na área de gestão de stress, regulação emocional e mental, aplicação do mindfulness em diferentes componentes da experiência do dia-a-dia incluindo:


- Instruções guiadas de técnicas de meditação mindfulness (isto é, atenção plena)
- Instruções guiadas de exercícios de relaxamento e consciência corporal
- Exercícios de exploração emocional para aumentar a capacidade de presença e consciência no dia-a-dia
- Diálogos e partilha em grupo para desenvolver a capacidade de equílibrio emocional e resposta a desafios no dia-a-dia
- Instruções específicas e individuais para cada participante
- Diálogos e exploração em grupo sobre temas pertinentes para desenvolvimento emocional e redução de stress

 

Para além da apresentação de várias técnicas de mindfulness o MBSR aborda um variado leque de temáticas e exercícios práticos para o entendimento da importância do mindfulness na redução de stress e desenvolvimento emocional, assim como a sua aplicação no dia-a-dia. Alguns destes temas e exercícios têm como base vertentes psicológicas e psico-terapêuticas.​

Duração


O MBSR tem vários formatos em termos de duração:
(a) 9 semanas (dois meses e uma semana), com uma sessão semanal de 2/2.5 horas, uma sessão intensiva de um dia (6 horas) num sábado
(b) 5 semanas, com uma sessão semanal de 4 horas
(c) Formato de 5/6 dias residencial

​Material


Como parte do programa serão fornecidos 6 audios com práticas de atenção plena e um manual da prática com exercícios e informação relevante para o desenvolvimento emocional e redução de stress.

Ao participar neste programa aprenderá:

- Técnicas práticas de resposta para melhorar a sua capacidade para lidar com situações de stress e tensão
- Métodos para estar física e mentalmente relaxado e tranquilo
- Exercícios corporais suaves e de relaxamento para fortalecer o seu corpo e libertar a tensão muscular
- Estar cada vez mais consciente da interacção entre o corpo e a mente
- Enfrentar momentos de mudança e dificuldades na sua vida com maior tranquilidade
- Descobrir e desenvolver a sua capacidade de se ajudar a si próprio a caminhar para um maior equilíbrio, controlo e tranquilidade mental.
MBSR oferece uma oportunidade de devolver às nossas vidas a clareza, discernimento, integridade e dignidade que merece.

Comprometa-se a melhorar a sua saúde!

Milhares de pessoas no Mundo já participaram neste programa. Aprenderam a integrar na sua vida métodos eficazes de redução de stress, cura, equilíbrio emocional e desenvolvimento pessoal.
Nos E.U.A. e em alguns paíss da Europa (Reino Unido, Dinamarca, Alemanha), o MBSR é aconselhádo a nível hospitalar e médico, como uma intervenção complementar ao tratamento médico.
Duas décadas de estudos cíentíficos indicam que as pessoas que completam este programa mostram:
- Diminuição de sintomas físicos e psicológicos
- Aumento da capacidade de relaxamento
- Mais energia e entusiasmo
- Aumento da auto-estima e auto-confiança
- Aumento da capacidade de lidar eficazmente com situações de stress a curto, médio e longo prazo
- Aumento do bem-estar físico e psicológico
- Aumento da qualidade de vida
- Melhoria do sistema imunitário
​As pessoas participam por diversas razões:
- Stress: trabalho, família, financeiras
- Dor crónica ou doenças crónicas
- Ansiedade, Pânico, Depressão
- Problemas gastro-intestinais (ex. Síndrome do Cólon Irritável)
- Fadiga
- Hipertensão
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Fibromialgia
- Cancro
- Problemas de Pele (ex. Psoriase)
- Síndromes Alimentares (ex. Anorexia, Bulimia)
- Síndrome Pós-Traumático
- Diabetes
- Esclerose Múltipla
- Asma e outros problemas respiratórios
- Menopausa
- Perturbações de Sono

Muitas pessoas participam no programa porque sentem que o ritmo das suas vidas está demasiado acelerado ou simplesmente porque “não se sentem muito bem” apesar de estarem bem de saúde.​

 

 

 



 

 Vídeo do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts

Formatos:

1. Presencial Grupal

- Decorre no local estipulado pela organização do programa. Tem o máximo de 12 pessoas . Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo de todo o curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de atenção plena e sua aplicação no dia-a-dia. Todos os inscritos completam uma avaliação psicológica antes e após o programa de forma a avaliar alterações em determinados paramêtros psicológicos associados ao trabalho desenvolvido durante o programa.

Custo total:

Particulares: 290 euros

Empresas: 290 euros + IVA

 

Que inclui:
- 8 sessões semanais de 2.5 horas
- 1 sessão intensiva de 6 hrs
- 6 Áudios com práticas guiadas de Mindfulness & Manual da prática (nota: Áudios disponíveis em formato mp3 e não em CD)

 

Os cursos (programas) de mindfulness para adultos no Ser Integral não excedem as 10-12 pessoas. Pretendemos com este limite garantir o acompanhamento individualizado durante todo o período do programa para que possa retirar o maior proveito possível da aprendizagem inerente a este programa. O valor do curso reflete esta filosofia.

Temos duas bolsas de concessão em cada edição do curso de MBSR para desempregados, estudantes e pessoas com baixo nível de rendimento - p.f. entre em contato para saber preço.

 

Emitimos declaração de participação quando solicitado e a quem participa em todas as sessões do programa.

 

Veja informação sobre os próximos programas de mindfulness em CALENDÁRIO

 

2. Online Video-Conferência Grupal

 

O formato de MBSR online (ao vivo em videoconferência) é utilizado em vários Centros de Mindfulness incluindo o Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts com resultados igualmente positivos em termos de bem-estar e integração dos conceitos e práticas apresentados nestes programas. Esta opção é apresentada para quem não tem possibilidade de frequentar o programa de MBSR em formato presencial.

 

No Ser Integral: Centro Português de Mindfulness o formato online tem o acompanhamento direto da professora (Dra. Carla Martins) nas sessões semanais em grupo via skype e receberá todo o material que incluímos no formato presencial. Desta forma, á semelhança dos formatos presenciais, tem a oportunidade de colocar questões, partilhar a sua experiência e interagir virtualmente com outros participantes do programa.

 

Formato de 9 semanas com oito sessões (1 vez por semana) de 180 minutos e uma sessão intensiva em formato de videoconferência que decorrem a um dia e hora definidas. O programa é em grupo com um pequeno número de participantes (no máximo 10 pessoas), de forma a garantirmos o acompanhamento de todos os inscritos durante as 9 semanas do programa.

 

Todos os inscritos completam uma avaliação psicológica antes e após o programa de forma a avaliar alterações em determinados paramêtros psicológicos associados ao trabalho desenvolvido durante o programa.

 

 

Custo Total:

Particulares: 250 euros

Empresas: 250 euros + IVA

 

Que inclui:
- 8 sessões semanais de 2.5 horas
- 1 sessão intensiva de 6 hrs
- 6 Áudios com práticas guiadas de Mindfulness & Manual da prática (nota: Áudios disponíveis em formato mp3 e não em CD)

Local:

Veja informação sobre local e datas em CALENDÁRIO

 

Perguntas Frequentes

 Dúvidas e questões AQUI

 

 

Declaração de Participção:

A participação no Programa de Mindfulness para Redução de Stress (MBSR) não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir uma declaração de participação. Caso pretenda obter a declaração de participação terá nos solicitar a mesma no final do do programa e terá que ter completado 80% da carga horária total do mesmo.

Nota: Os programas de mindfulness que desenvolvemos não têm qualquer cariz de formação profissional. São programas para aprender técnicas de mindfulness (terapia cognitiva comportamental de 3ª geração) para benefício e aplicação a nível pessoal. Existem cursos profissionais e pós-graduações lecionados por entidades competentes, mas este não habilita o ensino das técnicas. No entanto, a participação a nível pessoal em programas de mindfulness (em particular o programa de 8 semanas - MBSR) é normalmente um pré-requisito para frequentar cursos de formação de instrutores de mindfulness.

 

Testemunhos

"A Carla Martins tem todas as qualidades de presença e conhecimento para ser uma excelente professora de MBSR. A sua prática pessoal de mindfulness é profunda e consistente, assim como o seu conhecimento do curriculum de MBSR. Nas próprias palavras da Carla "ensinar o MBSR vem da nossa própria experiência". Qualquer pessoa que possa participar nos seus cursos terá, sem dúvida, uma professora de excelente qualidade e sensibilidade. Eu gostava de poder!". Pamela Erdmann (M.Ed. Supervisor, Oasis, Center for Mindfulness, University of Massachusetts Medical School) - Testemunho da professora sénior de MBSR do Centro de  Mindfulness da Universidade de Massachusetts que acompanhou a supervisão da Dra. Carla Martins durante a sua formação como professora de MBSR.

 

"Eu realizei o curso de MBSR à distância com a Dra. Carla Martins e esta foi uma experiência gratificante e rica. Descobri como desenvolver em mim a capacidade de estar, de observar e sentir a realidade da forma que ela é, seja a nossa realidade interna ou externa, sem pressas e sem críticas! Hoje sou uma pessoa mais gentil comigo e com os outros, com ferramentas para me conhecer melhor e ao mundo que me rodeia, como eu sou e como ele é, basta convidar-me para tal em qualquer momento do dia ou local que esteja". Beatriz Maia, Açores (Psicóloga)

 

 

"Fazer o curso de MBSR com a Drª Carla Martins foi uma pequena grande viagem. Percebi que, embora já tivesse experimentado meditação, não estava verdadeiramente conectada com as minhas emoções e pensamentos. Aprendi que responder não implica reagir e que esta consciencialização é suficiente para fazer a diferença na nossa vida. Estar no momento presente, por mais banal que isto pareça, é uma sabedoria imensa. Agradeço à Drª Carla Martins a sua disponibilidade e orientação que me permitiram gerir resistências e inflexibilidades, fazendo de mim uma pessoa melhor e mais feliz". Teresa Teófilo, Faro (Professora) (MBSR em formato à disância, fevereiro-março 2014)

 

"A prática Mindfulness foi para mim a descoberta de uma ferramenta essencial para controlo do stress e gestão do tempo. Diminuíram as palpitações, a taquicardia e sensação de falta de controlo do tempo e dos pensamentos. Associo Mindfulness a enfoque, discernimento e maior serenidade". - Andreia Carneiro, Porto

 

"O curso de MBSR foi muito mais do que eu esperava. As práticas trouxeram-me uma maior capacidade de viver no momento presente reduzindo significativamente os sintomas de stress e ansiedade, e aumentando a minha capacidade de apreciar cada momento da minha vida. A instrutora tem uma presença inspiradora, revela muita experiência no trabalho que faz e oferece apoio constante durante todo o curso - factor que para mim foi muito importante. Obrigada." - Catarina Mendes, Porto (Farmacêutica)

 

"Apesar de já ter experiência de meditação Budista de alguns anos, o curso de MBSR trouxe-me algo muito revelador - mudou completamente a minha vida em todos os sentidos, consegui vivenciar o que é estar no momento presente, trabalhar de forma ativa nesta forma de estar e viver cada instante da minha vida. Posso dizer que estou mais feliz!" - Carlos Correia, Porto (Contabilista)

 

"Cheguei ao curso de MBSR um pouco reticente. Achava que me poderia ajudar de alguma forma, mas tive uma surpresa ao perceber a dimensão que o mindfulness alcançou na minha vida. Sofria de ataques de pânico recorrentes, níveis de ansiedade muito elevados  com sintomas físicos muito pronunciados. Hoje consigo gerir muito melhor as minhas emoções e em dois anos após o curso e algumas consultas psicoterapeuticas no Ser Integral nunca mais voltei a ter um ataque de pânico" - Ana Maria Ferraz (Advogada)

 

"Hoje sou mais feliz, vivo mais serenamente, encontrei a calma e a capacidade de estar presente na minha vida com uma postura mais consciente." - Joana Mendonça (Professora)

 

"O Mindfulness não chegou de uma forma muito fácil para mim. As práticas suscitavam alguma dificuldade numa fase inicial, mas com o apoio dedicado da instrutora fui gradualmente conquistando esta capacidade de estar presente. Sinto-me mais sereno e confiante, consigo gerir melhor as atividades que tenho que fazer a nível laboral e pessoal, durmo melhor e mais importante do que tudo isso - conheço-me melhor! Aprender a viver no momento presente foi um dos maiores desafios da minha vida, e o que me continua a trazer mais surpresas e benefícios" - António Paz (Gestão Empresarial)

 

"Viver no momento presente foi a minha maior descoberta. Aprendi a parar, a Ser e estar em cada instante da minha vida. Reduzi stress e ansiedade. Sinto-me mais feliz com a vida. Aprendi a gerir melhor os meus momentos. Observo, sinto, cheiro e vivo. Descobri quem sou e o que quero, aprendi a ouvir atentamente as minhas paixões, desejos e sonhos, da mesma forma que aceitei os lados de mim de que tenho mais receio e reticência. Cuido melhor de mim porque ouço o meu corpo. Confio mais em mim porque me abraço com carinho todos os dias. Mudei de vida porque estava certa que tenho a oportunidade de ser feliz hoje em vez de adiar para amanhã a oportunidade de viver com um sorriso". - Anabela Coutinho (Enfermeira Hospitalar)

 

"Considero que ter participado no curso de MBSR – Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emcional -  foi um dos melhores investimentos que poderia ter feito em mim próprio. Tantas vezes na vida que sonhamos que vamos fazer “isto ou aquilo”, que achamos que poderá de alguma forma trazer-nos mais felicidade e bem-estar, mas na verdade a maioria das vezes vamos adiando e não nos predispomos a parar, no aqui e agora, e a agir de facto… vamo-nos mantendo “embriagados” nesta correria sem sentido que a sociedade nos impele a viver, esquecendo que o tempo não pára e o nosso amanhã vai ficando comprometido pela falta de investimento no agora, esse sim, o único momento real que temos nas nossas mãos… Houve então um dia que por feliz coincidência do destino, e talvez também por estar cansado dessa rotina de pensar “um dia ainda vou mesmo dedicar tempo a mim próprio!”, decidi investigar: o que afinal seria isto da meditação e de viver com atenção plena? Foi um passo decisivo na minha vida, que me permitiu iniciar um processo verdadeiramente transformador, apesar de saber que este é só o início de um caminho de contínua descoberta e desenvolvimento pessoal. Hoje considero-me uma pessoa com maior capacidade de aceitação (não confundindo com acomodação) da realidade que a cada momento a vida me oferece, menos apressado em correr sem sentido, menos impulsivo e reactivo face às adversidades e mais atento a mim próprio, às outras pessoas e ao mundo à minha volta. Em suma, poderei dizer muito simplesmente, que usufruo da vida de modo mais presente, tranquilo e feliz". - Paulo Maravalhas (Gestor de Recursos Humanos)

 

"O curso de MBSR permitiu-me desenvolver a minha capacidade de atenção plena. Sinto que isso me proporciona uma maior consciência corporal (maior capacidade de notar a interacção entre corpo (ou sensações corporais) e mente, o que tem sido uma mais valia a nível pessoal e também profissional. Outros benefícios que o curso proporcionou foram a oportunidade de tomar maior consciência dos meus padrões mentais (o que também consitui uma oportunidade de mudança) e das minhas opções alimentares (o curso foi um estímulo para cuidar melhor de mim). Estou muito grata por ter participado!" - Alexandra Alves (Médica Psiquiatra)

 

" MBSR permitiu que tivesse mais consciência do verdadeiro " eu"  a ver, sentir o que nunca tinha visto e sentido . Tem- me ajudado a ser melhor pessoa e a viver o presente . Há um Célio antes e pós MBSR . Obrigado ." - Célio Pacheco (Contabilidade/Gestão)

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.