Mindfulness Jovens & Adolescentes

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

26 Outubro de 2016

 

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A chegada do mindfulness nas escolas ou por iniciativa das famílias de inscrever os seus filhos em programas de mindfulness têm por base a realidade que estas novas gerações enfrentam em termos de exigência escolar, pressão social, ritmo acelerado no dia-a-dia, estímulos constantes a nível de tecnologia e questões existenciais normais do desenvolvimento dos jovens e adolescentes.

 

Vivemos num mundo cada vez mais acelerado onde os jovens e adolescentesdeixam de ter espaço para ser, estar e crescer a um ritmo em sintonia com a natureza.


Diminui-se a aprendizagem direta de contacto com os seus pares e a natureza, e antes utilizam-se mais emoojis, SMS,’s e tempo despendido em redes sociais.

Crescem a um ritmo ditado pela a aceleração constante, a pressão de conseguir tudo agora, os estímulos incessantes a nível tecnológico e a aprendizagem direcionada para a competição, esquecendo-se de permitir as crianças se encontrarem e definirem o seu próprio sentido de Ser num mundo tão complexo e numa experiência tão rica que pode ser este Viver.

 

Neste contexto, a pressão a nível mental, emocional e social é muito grande.

As percentagens de casos de ansiedade e depressão nos jovens e adolescentes é cada vez mais elevado (saiba mais). O número de crianças e jovens medicados para défice de atenção e hiperactividade é cada vez maior. Por exemplo, divulgado recentemente em Parlamento: em Portugal as crianças até aos 14 anos estarão a consumir mais de 5 milhões de doses de Ritalina para combater situações de Hiperatividade e Défice de Atenção.
 

É um número muito elevado para tão pouco conhecimento à volta do impacto desta medicação em termos a médio e longo prazo e em faixas etárias em que o cérebro ainda está em desenvolvimento.

 

É claro que muita coisa a nível social e de pedagógico precisa de mudar, mas cada um de nós é essa mudança.

 

O mindfulness é uma porta para cada um de nós – ao nosso mundo interno - , em que individualmente assumimos a responsabilidade de encontrarmos ferramentas para melhor manter o nosso equilíbrio perante um mundo com crescentes desafios.


Aprendemos a ver as escolhas que temos momento a momento na nossa experiência vendo com clareza como todos os momentos temos opções construtivas disponíveis para lidar com os eventos que ocorrem na nossa vida: com a forma como percepcionamos, respondemos e lidamos com as nossas emoções e pensamentos que surgem em cada experiência.

 

Em programas de mindfulness os jovens e adolescentes aprendem ferramentas práticas que fomentam:

  • Maior capacidade de atenção conseguindo estar durante mais tempo atentos e focados
  • Redução de ansiedade e aumento na capacidade de se manterem calmos
  • Aumento da consciência do seu corpo, pensamentos e emoções o que aumenta a capacidade de gestão emocional e mental perante situações de stress e desafio
  • Melhoria nas relações interpessoais entre alunos: aumento da compaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullying
  • Aumento da função executiva das crianças/adolescentes que está associada ao desempenho cognitico e sucesso escolar
  • Melhoria de sintomas de hiperatividade e défice de atenção, depressão, stress, ansiedade, agressividade, impulsividade, etc.

 

Neste pequeno filme mindful "Release, de Julie Salzman, podemos ver a expressão de stress e agitação dos jovens no início do filme e o impacto de uma curta sessão de mindfulness.
 
 

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

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