A Prática de Mindfulness de Exploração Corporal
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
3 Abril 2015
A prática de exploração corporal é uma componente presente nos protocolos de mindfulness como o curso de MBSR (Mindfulness para Redução de Stress) ou MBCT (Mindfulness Baseada em Terapia Cognitiva) e até alguns cursos que visam a apresentam introdutória das práticas de mindfulness.
A prática de exploração corporal é uma boa oportunidade para se deitar e convidar a não fazer nada. Não pretendemos focar o nosso objetivo ou intenção em relaxar – certamente que isso acontece para muitos de nós quando nos entregamos complemente a esta prática, mas na realidade a exploração corporal é um convite para estar presente, atento e consciente do seu corpo de momento a momento, percorrendo todas as áreas do corpo com a sua visão mental apercebendo-se das nuances de sensações que vão surgindo nas várias áreas do corpo.
Notamos o corpo desde a ampla perspectiva da sua totalidade na postura deitada até ao mais pequeno detalhe presente no dedo pequeno do pé. É como se fossemos um cientista com uma lupa empenhado em observar o que está presente no corpo e com uma postura de tal forma receptiva que lhe permite descobrir as incríveis sensações presentes no corpo.
Á medida que notamos estas sensações convidamo-nos estabelecer uma relação de curiosidade e aceitação perante essas sensações, observamos a impermanência das sensações sem as analisar, comentar ou criticar. É uma oportunidade para entrar em contato com a sua experiência corporal do momento presente, deixando ir qualquer necessidade de ter que fazer isto ou aquilo e abraçando a possibilidade de ir libertando e suavizando tensões emocionais acumuladas no seu corpo.
Para experimentar esta prática utilize o vídeo em baixo:
Meditação Mindfulness (Atenção Plena) Guiada de Exploração Corporal - 5 Minutos from Centro Português de Mindfulness on Vimeo.
Dra. Carla Martins
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness