Mindfulness e Resiliência

 

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

24 Outubro 2013

 

 

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Resiliência é a capacidade de suportar stress e dor emocional. Ser-se resiliente não significa que deixamos de nos sentir stressados ou de experienciar tristeza, angústia, frustração e uma panóplia de emoções adversas que nos desiquilibram física e emocionalmente. A resiliência assenta na nossa capacidade de lidar com coragem e receptividade perante os desafios da vida que suscitam stress e dor emocional.

 

 

A prática de mindfulness é uma das ferramenta que nos ajuda a cultivar esta receptividade para lidar com situações de stress do dia-a-dia; que nos ensina a relacionar com as nossas preocupações, stresses, tristezas e antecipações de uma forma mais adaptativa. O mindfulness permite-nos reconhecer que os momentos de stress nunca vão desaparacer da nossa vida e que o que está ao nosso alcance é aprender a mudar a forma como lidamos com estes stresses para que o seu impato no nosso bem-estar seja minimizado ou anulado.

 

 

O mindfulness ensina-nos a prestar atenção à nossa experiência em cada momento presente do nosso dia com receptividade e sem julgamento. A nossa tendência perante os desafios da vida e emoções menos positivas é de julgar, rejeitar e reagir perante estes stresses e emoções facilitando o processo interno de ruminação que nos leva a reviver o momento de stress durante horas ou até dias. Consequentemente, este padrão de reação faz com que a experiência desagradável vá muito para além do momento em que ela ocorre.

 

 

Por exemplo, quando discutimos com alguém é comum continuarmos a reviver a situação horas após o momento em que ela surgiu. Isto faz com que fisiológicamente continuemos a produzir hormonas de stress porque internamente mantemos a experiência de stress.

 

O que acontece quando cultivamos mindfulness no nosso dia-a-dia?

  1. Aprendemos a focar a nossa atenção no momento presente da nossa experiência o que nos ajuda a parar esta tendência de reviver o que aconteceu no passado e a anteciparmos o futuro
  2. Cultivamos o não envolvimento em julgamento perante o que aconteceu permitindo ao nosso organismo recuperar fisiológica e mentalmente da situação de stress
  3. Fomentamos a nossa capacidade de abraçar a vida na totalidade com todos os momentos bons e menos bons porque entendemos que todos os momentos são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

 

 

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Nos momentos de stress faça o exercício mindful PARE:

PPare tudo o que está a fazer

A – Preste Atenção à sua respiração – à inspiração e expiração – por alguns instantes

RRepare e note de que forma a situação de stress se manifesta no seu corpo e na sua mente observando os pensamentos presentes e também as emoções que estão a surgir de momento a momento

EEscolha respirar e observar o momento presente da sua experiência permitindo que espiral de pensamentos e emoções acalme

 

A resiliência emocional não é inata, mas antes fomentada e desenvolvida ao longo da nossa vida. Mindfulness é um caminho para cultivar esta resiliência emocional adaptativa permitindo-nos reconhecer que em cada momento presente temos infinitas oportunidades de aprendizagem.

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro de Mindfulness e Psicologia

 

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