Escolhas conscientes para uma vida saudável

 

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

10 Abril 2014

 

 

logo-topo-pt

 

 

 

globe

 

 

Mais do que uma prática, mindfulness reflete uma atitude consciente e presente perante todos os momentos da nossa vida. Espelha uma presença atenta que nos permite observar e identificar as escolhas que temos perante nós em cada experiência do dia-a-dia, assim como perceber como a nossa vivência e experiência é interdependente e interrelacionada com tudo o que nos rodeia: com os outros e com o ecossistema que nos envolve.

 

A alegria e o sofrimento dos outros é a nossa alegria e sofrimento – sabemos que quando alguém de quem gostamos está a sofrer, sentimos tristeza. Quando alguém está feliz e alegre, isso reflete-se igualmente na nossa experiência do momento.

 

De igual forma, o equilíbrio ecológico do nosso ecossistema é o nosso próprio equilíbrio físico e psicológico. Do nosso ecossistema vem tudo o que precisamos para sobreviver neste planeta: o ar, a água, a terra e da terra todos os alimentos que ingerimos para vivermos e sermos saudáveis. Sabemos que a contaminação dos solos, do ar e da água tem um grande impacto na nossa saúde: pelo ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que ingerimos.

 

Desta forma, o mindfulness pelo convite que nos faz a estar atentos a cada experiência do momento presente, permite-nos estar conscientes das escolhas que fazemos todos os dias para que possamos manter e fomentar o equilíbrio ecológico. Isto porque ao preservarmos o nosso planeta estamos a cuidar de nós próprios – da nossa saúde e equilíbrio.

 

Algumas escolhas conscientes:

  1. Recicle
  2. Escolha alimentos de agricultura biológica para minimizar a ingestão de pesticidas e adubos no seu organismo. Apesar dos pesticidas e adubos utilizados na agricultura petroquímica serem testados em laboratório para ser utilizada uma percentgem de segurança, nenhum cientista sabe prever qual o impacto no nosso corpo da interação de todos os químicos e pesticidas a que estamos expostos diariamente. Adicionalmente, os alimentos de agricultura biológica têm maior componente nutritiva –alimentos mais nutritivos para uma vida mais saudável.
  3. Escolha uma água com menor percentagem de resíduos agrícolas e um ph elevado. Ingestão de água pura para um organismo saudável.
  4. Escolha alimentos vivos – que têm origem na terra e nas árvores – e reduza o consumo de alimentos processados. Opte por uma alimentação vivacélulas vivas - corpo são.
  5. Sempre que puder opte pela caminhada a pé, a bicicleta e transportes públicos. Reduza a utilização do seu carro. Diminua a poluição do ar, respire ar puro e seja saudável.

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro de Mindfulness e Psicologia

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.