Mindfulness no Masculino

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

4 Fevereiro 2015

 

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Pela minha experiência no ensino de cursos de mindfulness o número de mulheres é muito superior ao número de homens que nos procuram e completam os cursos. Muitos dos que aparecem ficam bastante reservados em termos de partilha da sua experiência entre amigos e familiares por receio de comentários e observações. No entanto, também é verdade que nos últimos 2 anos, a procura tem vindo a aumentar e cada vez mais temos um maior número de homens nas nossas salas.

 

 

Segundo a perspetiva do psicólogo, Elisha Goldstein, este fenómeno poderá estar associado à diferença na forma como funciona o cérebro do homem e da mulher. Desde os início dos tempos que o homem tinha como papel social a proteção da tribo/família e com essa responsabilidade anulavam o contato e expressão de emoções algo que ficou marcado de forma muito profunda na arquitetura do cérebro masculino. No entanto, estas necessidades não estão mais presentes no mundo moderno, período em que cada vez mais homens procuram entrar em processos de conhecimento pessoal e desenvolvimento emocional.

 

 

O mindfulness convida-nos a abrir os braços e abraçar este processo de encontro interno com as nossas vulnerabilidades emocionais. É um processo que não é fácil para muitos, mas quando o fazemos retiramos benefícios extraordinários para o nosso bem-estar físico e psicológico.

 

 

Ficam algumas razões porque os homens podem beneficiar do treino de mindfulness:

1.Aumento da atenção e foco no momento presente – a prática de mindfulness está a ser cada vez mais aplicada em contextos empresariais e equipas de desporto exatamente pelos benefícios em termos de atenção e foco para desempenhar as atividades do nosso dia-a-dia

 

2.Melhora a Produtividade – o aumento da capacidade de foco no momento presente, permite que as atividades sejam completadas com maior sucesso o que se traduz, em contexto laboral, como maior produtividade. Aprendemos a focar a atenção no que é importante e como não perdemos energia a dividir a atenção em coisas menos prioritárias a produtividade aumenta.

 

3.Aumento da Inteligência Emocional – quando entramos em contato com a nossa experiência interna – emoções, condicionamentos, padrões mentais – estamos numa posição mais privilegiada para lidar com tudo o que por vezes é raiz de comportamentos menos assertivos e impulsivos e respondermos com mais discernimento perante situações do momento presente. A inteligência emocional é algo extremamente benéfico para o funcionamento em todos as dimensões da nossa vida e com grandes benefícios em funções de liderança.

 

 

4.Melhora as Relações Interpessoais – prestar atenção ao outro é algo fundamental nas relações interpessoais. Esta maior atenção que surge do treino do mindfulness permite-nos ter uma visão mais abrangente da interação do momento – o que eu quero, o que me estão a pedir, o que o outro precisa, o que o outro pensa, etc. - criando uma maior empatia e aceitação perante perspectivas diferentes as quais não são alvo de competição, mas de cooperação para chegar a soluções mais construtivas.

 

 

Aprenda a viver no momento presente! Melhore a sua vida!

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

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