Mindfulness: Um caminho para a felicidade

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

25 Setembro 2014

 

logo-topo-pt

 

 

index copy 2

 

Vivemos num mundo repleto de estímulos e exigências. Os níveis de stress, ansiedade e depressão atingem valores cada vez mais elevados nas sociedades Ocidentais. O ritmo de vida é tão acelerado e agitado que nos leva a viver constantemente para o exterior de uma forma pouco consciente, procurando em cada ação externa a promessa de mais alegria e felicidade. Nesta experiência externa poderemos experienciar, por breves momento e de uma forma temporal, alegria e satisfação, mas no fundo todos sabemos que a felicidade está dentro de cada um de nós.

 

A felicidade advém da forma como nos relacionamos com a vida, percepcionamos a nossa realidade, lidarmos com os desafios que a vida nos traz e pelo processo de conhecermos a nossa verdadeira natureza como seres individuais que somos. Seres que têm como direito de nascença ser felizes e fomentar essa felicidade em cada momento da vida, no aqui e agora.

 

Muito do nosso sofrimento advém de vivermos apegados ao passado – seja com um sentimento de nostalgia pelos momentos de alegria que tivemos no passado ou por rancor pelo sofrimento que experienciamos. Por outro lado, sofremos pela tendência constante de anteciparmos o futuro, uma tentativa de controlarmos a experiência do momento seguinte. Este viver no passado e no futuro leva-nos a mergulhar numa realidade que não existe, que não está aqui presente neste momento e nos retira a oportunidade de aprendermos a ser felizes no AQUI E AGORA onde a vida está a decorrer!

 

A aprendizagem do mindfulness, como forma de estarmos na vida, auxilia-nos no processo de nos encontrarmos com o momento presente, de usufruirmos da experiência deste instante e com aceitação, receptividade e não julgamento encontrarmos a felicidade neste momento.

 

Como?

-       Permite-nos aprender a aceitar a vida como ela é

-       Ensina-nos a experienciar na totalidade o momento presente e a saborear cada experiência neste instante.

-       Aprendemos a acalmar a mente e a não nos enredarmos em pensamentos negativos

-       Cultivamos a clareza a realidade da experiência presente em vez de estarmos envolvidos nas nossas emoções e pensamentos circulares que nos causam mais confusão e sofrimento

-       Aprendemos a aceitarmo-nos a nós mesmos tal e qual nós somos, a cuidarmos de nós com carinho e compaixão

-       Com tudo isto deixamos de viver em piloto automático, isto é, de nos enredarmos em ações sem realmente prestarmos atenção ao que estamos a fazer. Aprendemos a viver conscientes e cientes do momento, de quem escolhemos ser neste instante

 

O Dr. Richard Davidson da Universidade Wisconsin desenvolve há várias décadas investigação na área emocional e a dinâmica cerebral associada às emoções. Nos seus estudos verificou que quando a nossa experiência é caraterizada por emoções negativas – irritabilidade, ansiedade, tristeza – há uma maior atividade na área pré-frontal direita. Quando nos sentimos com o humor mais positivo – energia, entusiasmo, otimismo – há um aumento da atividade pré-frontal esquerda.

 

Num estudo onde avaliou o impacto da participação num curso de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional notou que os após 8 semanas de curso os participantes revelavam um aumento da atividade pré-frontal esquerda (isto é, mais otimismo, motivação, entusiasmo) comparativamente com a análise da atividade cerebral antes do curso iniciar.

 

O mindfulness é um caminho para nos ajudar a assumir responsabilidade pelo nossa vida, pelas nossas escolhas, pela nossa felicidade em cada momento presente da nossa experiência.

 

Para experimentar uma prática de meditação clique http://serintegral.pt/index.php/publicacoes/videos-meditacao-mindfulness-guiada">aqui ou descarregue a MINDAPPS aplicação de práticas de mindfulness no seu telemóvel.

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.