Mindfulness na Esclerose Múltipla

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

29 Maio 2014

 

 

logo-topo-pt

 

 

 

 

images copy

 

 

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa crónica com progresso imprevisível apresentando quadros clínicos diversos de pessoa para pessoa. Na EM o sistema nervoso é prejudicado com impatos significativos a nível cognitivo e físico.

 

A nível mundial a incidência da EM está a aumentar significativamente e em termos clínicos e científicos observa-se que entre os pacientes com EM há uma prevalência de cerca de 16.5% de ansiedade e 46% de depressão. A qualidade de vida é altamente prejudicada, assim como vida social e funcionamento diário nas atividades quotidianas dado os sintomas que surgem a nível somático – dor e cansaço – e sintomas psicológicos como a ansiedade e depressão.

 

Observando-se que em contextos clínicos as intervenções terapêuticas baseadas no mindfulness (MBSR – Mindfulness-Based Stress Reduction) têm um impato significativamente positivo em populações clínicas com depressão, ansiedade, dor crónica e fadiga várias equipas científicas têm-se debruçado sobre a avaliação do impacto destas intervenções entre pacientes com EM.

 

Em 2014, o Dr. Robert Simpson e colegas da Universidade de Glasglow no Reino Unido fizeram uma revisão literária de todos os estudos existentes sobre a aplicabilidade das intervenções mindfulness na EM e observaram efeitos positivos em termos de qualidade de vida, sintomas físicos e psicológicos incluindo:

-                  - redução significativa dos níveis de ansiedade e depressão resultados que se mantiveram 6 meses após os pacientes terem completado o programa de Mindfulness

-       melhorias no equilíbrio físico

-               -  redução significativa da dor física

-               - redução nos níveis de fadiga

-               - melhorias na qualidade de vida

 

Se tem o diagnóstico clínico de EM e procura um tratamento complementar para os seus sintomas procure um profissional qualificado nos programas de terapêuticos de mindfulness para obter instrução direta em diferentes práticas que poderá introduzir no seu dia-a-dia para melhorar a sua condição e qualidade de vida.

 

Alguns dos exercícios apresentados nestes programas de mindfulness incluem:

  1. Mindfulness na respiração: a respiração é utilizada como foco da atenção no momento presente tendo como intuito treinar a mente para não se preocupar com o futuro ou alimentar padrões ruminativos sobre o passado. – Aprenda a viver no momento presente e seja feliz agora.

     

  2. Mindful Yoga – exercícios gentis e suaves de yoga que lhe permitem cultivar a sua consciência corporal, respeitar os limites do seu corpo e fazer exercícios fomentam o alongamento e equilíbrio do corpo – Aprenda a respeitar o seu corpo e trabalhar com ele em vez de contra ele.

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro de Mindfulness e Psicologia

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.