Quando Trazemos o Mindfulness para a Parentalidade

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

21 Janeiro de 2015

 

logo-topo-pt

 

parentalidade

 

E se ser pai/mãe fosse uma oportunidade de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal? E se ser mãe/pai fosse uma prática intencional de presença, conexão e autenticidade? E se ser pai/mãe te devolvesse o espaço e a motivação para cuidares de ti próprio?

Muitas vezes ser mãe/pai é uma questão de agenda, de seguir a ordem natural das coisas. Estudar, trabalhar, casar, ter filhos, ir de férias, ter netos.... Muitas vezes a parentalidade, à semelhança do que acontece noutras áreas da nossa vida, é vivida sem grande consciência ou intencionalidade. É assim porque sim. Com o estilo de vida acelerado que vivemos a parentalidade torna-se mais um papel que temos, uma experiência que vivemos a maior parte do tempo em piloto automático fazendo o que tem que ser feito, como todos fazem, para que os nossos filhos sejam bem educados, tenham sucesso e sejam felizes.

Centramos muito a nossa função de pais no modo FAZER: dar de comer, mudar fraldas, levar à escola, buscar da escola, levar ao ballet, buscar do ballet, ir ao parque, fazer o jantar, brincar com os legos, arrumar brinquedos, vestir pijama, ler a história para adormecer, despachar de manhã para não chegar atrasado... e muitas vezes, neste preciosos momentos quotidianos estamos mais focados nas coisas que ainda não fizemos, na chamada que ainda não recebemos, no dinheiro que ainda não ganhamos do que no olhar do nosso filho quando nos vê a chegar à escola, na respiração dele enquanto encaixa mais uma peça no puzzle, na expressão que faz quando chega ao cimo do escorrega. Muitas vezes no zum-zum do dia-a-dia não conseguimos perceber que estamos compulsivamente há mais de meia hora a disparar ordens que se cumprem em câmara lenta: “veste as calças”, “lava os dentes”, “bebe o leite”, “veste o casaco”, porque há mais de um mês que não temos um momento só para nós próprios.

Quando trazemos mindfulness para a nossa forma de ser pai ou mãe abrem-se várias janelas. O ar entra e sai. O sol ilumina. O vento e a chuva passam. Ficamos mais alinhados com quem somos, com o que estamos a sentir, com as nossas necessidades e com as nossas intenções. Conseguimos ver o nosso filho além dos seus comportamentos. Trazemos uma maior clareza para o que realmente importa, em cada momento, para nós, para os nossos filhos e para as pessoas significativas com quem nos relacionamos. Construímos o nosso estilo único de ser mãe ou pai, dando a todas as opiniões e receitas o lugar certo na prateleira. Erramos, e estamos bem com isso. Evoluímos a partir daí e crescemos com os nossos filhos. Aceitamos o que é. Confiamos.

 

parentalidade 2

Deixo-lhe algumas sugestões para integrar o mindfulness no seu estilo parental:

1. Estabeleça a sua prática pessoal de mindfulness: no site do Ser Integral (www.serintegral.pt) pode encontrar algumas meditações guiadas e informações sobre cursos que o podem ajudar neste processo.

 

Meditação Mindfulness (Atenção Plena) Guiada na Respiração - 5 minutos from Centro Português de Mindfulness on Vimeo.

 


2. Observe o seu filho, ele poderá ser o seu “mestre do momento presente”: desligue o telefone, esteja só com o seu filho. Não tente guiar nenhuma brincadeira. Simplesmente esteja presente, observe com curiosidade e deixe-se levar.

 

 

3. Viva o seu dia com uma atitude mindful: para praticar mindfulness não precisa de fazer mais nada além do que já faz. A grande diferença está na atitude e intenção com que faz as coisas do dia-a-dia. Quando lavar o sentes, lave apenas os dentes; quando tomar banho, tome apenas banho; quando brincar com o seu filho, brinque apenas com o seu filho. Observe cada situação com curiosidade e use os seus 5 sentidos. Descubra os tesouros do agora.

 

Para mais informações sobre Mindfulness na Parentalidade consulte os nossos Programas para pais, disponíveis a partir de Fevereiro, em www.serintegral.pt

 

Dra. Filipa Soares

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.