O Programa de Mindfulness para Redução de Stress (MBSR)

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

11 Janeiro 2016

 

 

logo-topo-pt

 

 

 

O programa de Mindfulness

 

O programa de mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (MBSR – Mindfulness-Based Stress Reduction) foi desenvolvido em 1979 pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, médico de medicina preventiva na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A.. Este foi o primeiro protocolo psicoeducativo de mindfulness a ser desenvolvido em contexto ocidental e com objetivos de gestão de stress e desenvolvimento emocional. Normalmente, decorre num período de 8 semanas com uma sessão por semana de duas horas e meia. Nestas sessões, incluem-se componentes práticas e teóricas do mindfulness, assim como partilha e diálogo em grupo.

 

 

O MBSR é um protocolo que combina práticas de mindfulness de origem Oriental (presente não apenas no Budismo, mas em várias práticas contemplativas) e abordagens psicoeducativas da psicologia ocidental. Por isso, o MBSR, não é apenas um programa de prática de meditação mindfulness, mas antes inclui uma componente psicológica que vem responder ás exigências e complexidade do ritmo de vida da populações ocidental.

 

 

Esta componente psicoeducativa pretende oferecer uma ampla compreensão perante os mecanismos da psique humana, assim como, o entendimento experiencial de como utilizar ferramentas baseadas no mindfulness para criar um maior equilíbrio emocional, mais confiança e discernimento para lidar com os constantes desafios da vida. É um programa orientado para desenvolver capacidades, intrínsecas a cada ser humano, para lidar com consciência e discernimento perante o stress, a dor física e emocional e a doença, os desafios que fazem esta aventura de viver tão desafiante. Veja mais informações aqui

 

 

O programa de Mindfulness 2

 

O MBSR tem sido cientificamente avaliado ao longo de mais de 30 anos com resultados muito positivos em várias condições físicas (ex. dor crónica, fibromialgia, hipertensão, síndrome de cólon irritável) e psicológicas (ex. ansiedade, depressão, síndrome de pânico, stress), assim como na melhoria do bem-estar, atenção, regulação emocional, redução de stress, resiliência, maior consciência da experiência interna e desenvolvimento emocional nos indivíduos que não apresenta nenhuma queixa física ou emocional, mas pretende apenas obter ferramentas de mindfulness para lidar com o ritmo de vida.

 

 

Existem, claro, algumas precauções associadas a este processo de aprendizagem e os professores de mindfulness, antes de aceitarem uma inscrição no programa, devem avaliar se a condição de vida, emocional e física da pessoa interessada é adequada para a participação no programa nessa fase específica da sua vida. Ver mais informações no artigo: Mindfulness: Benefícios, SIM! E Efeitos Secundários?

 

 

Em Portugal, o mindfulness tem obtido mais popularidade ao longo dos últimos 2 anos, assim como a procura dos programas de Mindfulness (MBSR) orientados por professores qualificados.

 

 

No Ser Integral: Centro Português de Mindfulness trabalhamos com o mindfulness desde 2007 e a procura destes programas acontece não só por pessoas que residem na área do nosso centro, mas igualmente por pessoas de outras cidades e mesmo outros países de língua portuguesa. Para responder a estas solicitações desenvolvemos formatos á distância com orientação direta da psicóloga/professora de mindfulness para que todos possam usufruir deste ensinamento e das ferramentas que daqui advêm (informação aqui)

 

 

O que dizem algumas das pessoas que já fizeram o programa connosco á distância/online (estes são testemunhos reais!):

 

"Procurei o curso de MBSR como resposta a diversos problemas que estava a viver na minha vida, alguns de longa data e que se foram acumulando ao longo dos tempos, manifestando-se em sintomas físicos e psicológicos profundos e de difícil resolução por via medicamentosa e outras terapias. A Dra. Carla Martins foi-me apresentando ao mindfulness e adaptando alguns exercícios de acordo com a minha necessidade específica. A sua sensibilidade e gentileza e ,ao mesmo tempo, conhecimento e competência da área de mindfulness, permitiu-me mergulhar sem medos num processo de cura interna. Após 9 semanas de acompanhamento, sinto que entrei num novo caminho, um caminho de crescimento e equilíbrio. Um caminho que pensei ter perdido..." Catarina Gonçalves, Lisboa (Diretora Comercial)

 

 

"Eu realizei o curso de MBSR à distância com a Dra. Carla Martins e esta foi uma experiência gratificante e rica. Descobri como desenvolver em mim a capacidade de estar, de observar e sentir a realidade da forma que ela é, seja a nossa realidade interna ou externa, sem pressas e sem críticas! Hoje sou uma pessoa mais gentil comigo e com os outros, com ferramentas para me conhecer melhor e ao mundo que me rodeia, como eu sou e como ele é, basta convidar-me para tal em qualquer momento do dia ou local que esteja". Beatriz Maia, Açores (Psicóloga)

 

 

"Fazer o curso de MBSR com a Drª Carla Martins foi uma pequena grande viagem. Percebi que, embora já tivesse experimentado meditação, não estava verdadeiramente conectada com as minhas emoções e pensamentos. Aprendi que responder não implica reagir e que esta consciencialização é suficiente para fazer a diferença na nossa vida. Estar no momento presente, por mais banal que isto pareça, é uma sabedoria imensa. Agradeço à Drª Carla Martins a sua disponibilidade e orientação que me permitiram gerir resistências e inflexibilidades, fazendo de mim uma pessoa melhor e mais feliz". Teresa Teófilo, Faro (Professora) (MBSR em formato à disância, fevereiro-março 2014)

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.