A Simplicidade da Prática de Mindfulness

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

4 Dezembro de 2015

 

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A prática de mindfulness pode assumir formas bastante simples no nosso dia-a-dia. Experimente e observe os efeitos destes simples exercícios de mindfulness para completar ao longo do dia, em qualquer momento:

 

 

Respiração

 

1. Meditação Mindfulness de 1 Minuto na Respiração: este exercício pode ser realizado em qualquer altura do dia, sempre que sentir necessidade de acalmar o movimento da sua mente ou sentir que começa a sentir uma experiência de stress ou ansiedade ou outra emoção com impacto negativo. Da mesma forma, num experiência agradável do dia pode optar por parar por um minuto de forma a saborear essa experiência. Poderá fazer o exercício numa postura sentada, deitada ou até de pé. Basta direcionar a sua atenção para a respiração e ficar atento ao movimento do ar a entrar no corpo e a sair do corpo de momento a momento, durante um minuto.

 

 

Ver

 

2. Observação com Atenção Plena: Ao longo do seu dia faça pausas de 1 minuto em que escolhe intencionalmente direcionar a sua atenção para um objeto presente no seu campo de experiência do momento. Por um minuto observe esse objeto utilizando os seus sentidos – note as características visuais, o som, o cheiro, a sensação táctil e até o sabor, se for possível. Esteja atento ao que surge sem fazer nenhum tipo de avaliação ou comentário. Convide-se a estar apenas presente a observar com curiosidade esse objecto. Repita este exercício quantas vezes forem possíveis ao longo do seu dia.

 

 

Escutar

 

3. Escutar com Mindfulness/Atenção Plena: Ao longo do dia faça várias pausas de 1 minuto, direcionando a sua atenção para os sons que estão presentes no seu campo de experiência. Observe a impermanência dos sons, as diferentes intensidades e qualidades. Observe igualmente o silêncio entre os sons. Não se envolva em avaliação ou análise dos sons presentes, não tente entender a origem ou comprar os sons presentes, apenas note o que entra no seu foco de atenção de momento a momento. Convide-se a estar receptivo e com curiosidade para receber o que surgir na sua experiência do momento presente.

 

 

Corpo

4. Observe o Corpo com Atenção Plena: Faça várias pausas de 1 minuto ao longo do dia em que direciona a sua atenção para observar como está o seu corpo nesse momento presente: observe a postura e ajuste a sua postura para incorporar um estado erguido e alerta, note as áreas do corpo que estão em contato com alguma superfície e note as sensações que estão presentes no seu corpo nesse momento. Talvez note necessidade de alongar o corpo, de se levantar do computador e caminhar á volta da sala ou até mesmo de ir lá fora e respirar ar fresco.

 

 

Ao fim de uma semana de experimentar com estes exercícios de mindfulness observe o impacto que estes momentos de pausa tiveram na sua experiência. Note a diferença que tem no seu dia viver momentos de consciência e atenção plena ao invés do usual piloto automático que tende a permear muitos momentos do dia.

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

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