Quais os Principais Benefícios do Mindfulness?

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

 

19 Outubro de 2015

 

logo-topo-pt

 

 

 

images copy

 

A prática de mindfulness baseia-se no cultivo intencional da atenção na experiência do momento presente. Este foco no momento presente envolve uma atitude interna de não julgamento e crítica da experiência presente e aceitação para receber a experiência tal e qual ela é (Mais no Artigo Mindfulness: Exterior & Interior).

 

 

O mindfulness tem como base as práticas contemplativas do Budismo, mas desde as décadas de 70, que o mindfulness foi apresentado no mundo Ocidental num contexto secular pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, médico de medicina preventiva no Centro de Medicina da Universidade de Massachusetts.

 

 

O Dr. Jon Kabat-Zinn desenvolveu um programa psiceducacional que inclui as vertentes meditativas do Budismo, isto é, o mindfulness e componentes psicoeducativas da psicologia Ocidental – Programa para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional baseado no Mindfulness (MBSR) . Este programa tem tido um ampla aplicação terapêutica com enormes benefícios tanto a nível de patologias físicas como emocionais.

 

 

images2

 

Alguns dos cinco principais benefícios associados á participação no MBSR são:

 

  1. Melhoria do sistema imunitário e resposta fisiológica ao stress e emoções negativas.
  2. Melhora as relações interpessoais reduzindo a reações impulsivas e fomentando a assertividade
  3. Redução do stress, depressão e ansiedade, assim como o aumento do bem-estar e felicidade. A melhoria nestes parâmetros psicológicos está muitas vezes associada á melhoria em sintomas físicos de patologias como síndrome de cólon irritável, hipertensão, fibromialgia, entre outros.
  4. Aumenta a receptividade e consciência plena perante as experiências, assim como redução de padrões emocionais e mentais negativos perante os desafios da vida quotidiana
  5. Maior resiliência para vivenciar situações desafiantes na vida incluindo diagnósticos fisiológicos como por exemplo dor crónica e cancro, e mesmo perante processos de luto

 

 

Muitas das alterações observadas a nível psicológico e emocional estão associadas a alterações a nível neuronal que suportam e apoiam alterações que se observam a nível de comportamento e resposta perante os desafios da vida. Observa-se por exemplo alterações em áreas associadas á atenção, concentração, regulação emocional, resiliência e reação ao stress.

 

 

Os benefícios do mindfulness são muito extensos, mas para isso é necessário uma aprendizagem e prática disciplinada dos seus princípios na vida quotidiana. A participação num curso (ver aqui) pode ser um ponto de partida para esta aprendizagem onde o acompanhamento de um instrutor qualificado é fundamental.

 

 

Aprenda a Viver no Momento Presente. Cuide de Si! Seja Feliz Hoje!

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

 

 

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.