Formas de Melhorar a sua Energia e Vitalidade

 

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

27 Abril 2015

 

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A sociedade moderna tem um ritmo extremamente acelerado entre as várias tarefas para completar ao longo do dia e os estímulos constantes que chegam aos sentidos. Por vezes, mesmo tendo uma boa noite de sono poderá sentir que os seus níveis de energia são baixos ou andam num grau de reserva em que facilmente se sente cansado o que o faz recorrer ao consumo de substâncias estimulantes como café ou açúcar, que poderão não ser as mais adequadas.

 

 

Algumas alterações no estilo de vida poderão surtir efeitos bastante significativos na melhoria da sua energia e vitalidade:

 

 

1. Meditação Mindfulness

A meditação mindfulness treina a capacidade de focar a atenção no momento presente da sua experiência ao longo do dia. Este foco de atenção permite-lhe estar atento às várias atividades que desempenha, notar a sua experiência interna em relação ao mundo externo, usar estratégias e recursos internos para lidar com os desafios constantes do dia-a-dia os quais possibilitam um maior equilíbrio psicofisiológico. Esta presença mindful na vida reduz a resposta ao stress. O stress crónico pode esgotar a sua energia e aumentar os níveis de cansaço. O mindfulness permite-lhe gerir os níveis de stress e gradualmente sentir os benefícios a nível de energia e vitalidade.

 

 

2. Exercício Aeróbico Físico Diário

Quando a energia está em baixo a prática de qualquer exercício físico poderá ser a última coisa que nos passa pela cabeça fazer. No entanto, estudos científicos demonstram que a prática regular de exercício aeróbico baixo ou moderado (ex. caminhada/marcha ou corrida) aumentam os níveis de energia e reduzem a fadiga.

 

 

3. Práticas Físicas Contemplativas

A prática de yoga, chi kung ou qi gong ajudam a melhorar energia e vitalidade porque têm inerentes exercício conscientes do corpo que ajudam a relaxar reduzindo o nível de hormonas de stress no organismo e permitem o cultivo de uma respiração mais eficiente que aumentam os níveis de oxigénio.

 

 

4. Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é crucial para manter os níveis de energia diários. Estudos demonstram que o consumo de alimentos com baixo índex glicémico (ex. vegetais, frutos secos, cereais integrais) na sua dieta alimentar libertam energia para o sangue de uma forma mais lenta mantendo a energia mais regular. Ao contrário alimentos com elevado índex glicémico (ex. pão branco, doces, alimentos processados) criam oscilações acentuadas nos níveis de energia. Adicionalmente, o consumo de alimentos aos quais temos intolerâncias alimentares podem criar uma reação no sistema imunitário levando à descida dos níveis de energia.

Escolha alimentos naturais e preferencialmente de origem biológica.

 

 

5. Passar tempo na Natureza

 

Vários estudos demonstram que estar na natureza melhora os níveis de energia e vitalidade. O Dr. Richard Ryan da Universidade de Rochester (E.U.A.) afirma que “a natureza é o combustível da alma” e que “quando nos sentimos sem energia tendemos a beber um café, mas que a melhor forma de reenergizar é estar em contato com a natureza”. Os estudos indicam que pessoas com mais vitalidade não só têm mais energia como são mais resilientes às doenças físicas.

 

 

Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

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