Mindfulness uma Ferramente Importante na Parentalidade

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

20 Março 2015

 

logo-topo-pt

 

images copy 2

 

 

Parentalidade é, sem dúvida, uma aventura com inúmeros desafios desde o momento da gravidez. A influência parental no desenvolvimento e vida dos filhos é muito profunda e importante durante todo o processo de crescimento dos filhos.

 

O mindfulness tem-se revelado uma ferramenta muito importante na parentalidade e existem atualmente vários profissionais se focam especificamente sobre o mindfulness na parentalidade e os seus efeitos em termos de educação e desenvolvimento emocional das crianças.

 

Mindfulness refere-se á capacidade de estar presente e consciente da experiência do momento presente. Este estar presente convida-o apenas a estar com o que é, neste momento presente, sem julgamento ou crítica sobre a situação e sem querer mudar o que é, ou seja, aceitar a experiência tal e qual ela se apresenta.

 

Estar presente” é algo fundamental quando interage com os seus filhos, algo que permite realmente estabelecer uma relação genuína e receptiva. Nem sempre é fácil manter esta presença dado as inúmeras tarefas que tem que completar ao longo do dia, os inúmeros estímulos que chegam aos seus sentidos desafiando esta capacidade de estar com cada momento presente sem distração ou divisão de atenção. No entanto, o mindfulness permite-lhe treinar esta capacidade de estar no momento presente e reestruturar a modo multitasking em que o cérebro normalmente funciona. Dá-lhe, igualmente, ferramentas para desenvolver a consciência da sua experiência interna e externa, sendo gradualmente cada vez mais fácil identificar como está no momento presente no seu corpo, as emoções que estão a surgir e os pensamentos que ocupam a sua mente. Esta maior consciência permite uma melhor gestão da experiência e direcionar a ação para escolhas mais discernidas e assertivas.

 

Segundo a Dra. Carla Naumburg, autora do livro Parenting in the Present Moment, estas são algumas dicas de como pode cultivar esta presença enquanto está com os seus filhos:

         1. Abrandar: Segundo a autora, andar apressada no dia-a-dia ativa padrões de reação e formas de estar rígidas e controladoras. Quando abranda a sua ação, enraizando a sua presença no momento, a interação com as filhas é muito mais agradável e fluida, o que permite que as filhas fiquem igualmente mais satisfeitas e alegres. Este abrandar permite-lhe completar as tarefas em mãos, ser uma mãe muito mais afetiva e tomar decisões mais assertivas porque lhe dá espaço interno para pensar sobre a ação a tomar, em vez de reagir impulsivamente.

 

Para abrandar faça várias respirações longas e profundas ao longo do dia. Permita-se sentir a respiração - cada inspiração e cada expiração que entra no seu corpo - notando as sensações do ar no corpo.

 

Ao entrar em contato com a respiração terá oportunidade de travar os padrões de reação e as ações automáticas em que normalmente completa as suas tarefas e interage com os seus filhos.

 

Pare, respire e depois prossiga com a sua atividade. Veja vídeo em baixo

 

 

 

Prática Guiada de Mindfulness (Atenção Plena) - PARE from Centro Português de Mindfulness on Vimeo.

 

 

         2.Saboreie: Saboreie cada momento presente do seu dia, desde as coisas mais simples que ocupam o seu dia como beber um café, tomar banho, dar um passeio, ver os filhos a brincar, ouvir uma música ou qualquer outra coisa que seja parte da sua rotina diária.

Não deixe de saborear o momento apenas porque é algo rotineiro no seu dia porque na realidade cada momento presente é sempre único e nunca mais se volta a repetir da mesma forma.

 

Observe e saboreie a presença dos seus filhos: note a diferença, de momento a momento, na forma como agem, falam, interagem, brincam, sorriem... saboreie este momento, porque o momento seguinte nunca será igual!

 

       3.Uma tarefa de cada vez: com a prática de mindfulness treina a capacidade de fazer apenas uma coisa de cada vez: ao observar uma respiração ou uma sensação no corpo em cada momento. Fomenta a capacidade de estar no aqui e agora com o que surge com uma atitude compassiva e curiosa perante a sua experiência em cada instante.

Esta capacidade de focar a atenção em uma tarefa em cada momento e reconvidar a atenção ao Agora sempre que entra em modo acelerado a querer antecipar o futuro ou a reviver o passado, permite-lhe experienciar mais profundamente cada momento.

 

Por exemplo, se estiver a dar banho ao seu filho foque a sua atenção completamente nessa ação. Não atenda o telefone, não tenha o rádio ligado, ou qualquer outra coisa permita-se mergulhar completamente nessa experiência, saboreando-a com presença e curiosidade.

 

Carla Naumburg afirma:

“Em última instância, mindfulness e parentalidade mindful é sobre escolher, outra vez e outra vez, a regressar ao que está a acontecer aqui e agora, com gentileza e curiosidade”.



Dra. Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.