• 1imag1070x500px
  • 2imag1070x500px
  • 3imag1070x500px
  • 4imag1070x500px
  • 5imag1070x500px
  • ImagAPP1070x500px

Próximas Atividades

MBSR: Perguntas Frequentes

 

images copy 4

 

Algumas das respostas aqui apresentadas foram retiradas do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts

 

- O que é o mindfulness?

Mindfulness refere-se á intenção para prestar atenção a cada momento da nossa experiência sem julgamento. Há muitas definições de mindfulness, mas podemos dizer que os aspetos chave de qualquer definição proposta involvem: ação com intenção, atenção focada no momento presente, enraizado no momento presente da experiência e curiosidade.

 

- O que é o MBSR?

O MBSR é um programa psicoeducacional com o intuito básico de criar um contexto experiencial para a aprendizagem do mindfulness enquanto prática formal e informal.

O programa é normalmente apresentado em formato grupal durante um período de 8-9 semanas, com uma sessão semanal de 2-2,30hrs. Em cada sessão apresenta-se uma combinação de práticas experienciais de mindfulness, exploração de tópicos associados ao mindfulness, redução de stress e comunicação. Inclui também uma sessão intensiva de 6 horas a um sábado onde exploramos diferentes práticas formais de mindfulness. 

 

- Há evidências científicas sobre os efeitos clínicos do MBSR?

Durante os últimos 35 anos o MBSR tem revelado evidências consistentes como sendo um programa com benefícios na redução e melhoria de vários sintomas médicos e psicológicos num variado leque de diagnósticos físicos e emocionais. Ler aqui

 

- Qual o formato que devo escolher?

O formato grupal é mais comum pela interação grupal que é estabelecida no curso. No entanto, se o formato individual é a única opção os benefícios são igualmente alcançados tanto a nível de práticas como integração dos conceitos.

 

O formato de 8/9 semanas é o preferido pela maioria dos nossos participantes por disporem de mais tempo para integrar práticas e conceitos apresentados durante as várias sessões do programa. No entanto, o  formato intensivo é a única opção para si, os benefícios são igualmente  alcançados e indicações serão apresentadas para melhor integrar as práticas e conceitos após o intensivo do MBSR.

 

- Quantas pessoas estão presentes no formato grupal?

No Ser Integral: Centro Português de Mindfulness os programas de MBSR não excedem as 10-12 pessoas dado que pretendemos dar um acompanhamento individualizado mesmo em formato grupal. Pelo nossa experiência um grupo muito superior a esta dimensão não permite este contato direto seja durante ou fora das sessões. Garantimos com isto um acompanhamento personalizado ao longo de todo o programa para que possa retirar os maiores benefícios do processo de aprendizagem. Adicionalmente, de acordo com a opinião de por alguns professores séniores do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts um grupo até 12-15 pessoas  idealmente, deverá ser orientado por um instrutor, um programa com um número superior a 15 pessoas será aconselhável ter pelo menos dois instrutores para que o acompanhamento necessário durante o programa possa ser garantido para melhores resultados.

 

 

- Qual o tempo que devo dispensar para efetuar as práticas em casa durante o curso?

A prática de mindfulness em casa é uma componente muito importante no programa de MBSR não só nas sessões presenciais, mas também na sua prática em casa. Durante a semana é solicitado a pratica diária (40-45 minutos) com as meditações mindfulness guiadas fornecidas ao longo do programa.

 

- Disponho de práticas guiadas para apoiar a minha prática em casa?

Sim, fornecemos 4 audios mp3 com práticas guiadas de mindfulness.

 

- Quais os riscos envolvidos na participação do MBSR?

Quando decide participar no curso de MBSR é importante que avance no processo ao seu ritmo.

 

Durante o MBSR completamos vários exercícios de yoga - apesar de serem exercícios muito leves e gentis recomendamos que os execute com o maior cuidado possível e esteja presente e consciente dos seus limites respeitando o que o corpo lhe vai pedindo em cada momento.

 

A instrutora de MBSR do Ser Integral, para além de ter formação de MBSR desde 2007 tendo completado todos os pré-requisitos para ensino do programa e supervisão com uma instrutora sénior do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, é igualmente praticante de yoga há cerca de 15 anos, o que permite que o apoio e orientação tenham em consideração vários ajustes de forma a assegurar o seu bem-estar.

 

Em termos emocionais, no início do MBSR poderá sentir um aumento de dor, stress, depressão ou ansiedade simplesmente porque se está a convidar a olhar e não a desviar o olhar do que se passa em termos internos. É perfeitamente normal e com a prática continuada os sintomas melhoram como revelam vários estudos científicos.

 

 

- Estou em processo de psicoterapia - há alguma incompatibilidade?

Não, nenhuma. O MBSR não é uma terapia, mas antes um programa psicoeducacional com efeitos terapêuticos. Aconselhamos que fale com o seu terapeuta/psicólogo sobre o interesse em participar no programa para que em conjunto percebam se é o momento ideal para avançar com esta aprendizagem.

 

 

- O Mindfulness vai-me permitir controlar melhor os meus pensamentos?

Durante o MBSR vai aprender a familiarizar-se com a forma como a sua mente funciona. Apesar de "controlo" não ser o objetivo do MBSR, os participantes que iniciam este processo de aprendizagem constatam que têm mais opções onde e como prestam atenção à sua experiência. Os participantes do MBSR revelam um aumento da sua capacidade de viver no momento presente e constatam ser mais fácil planear o futuro sem viver no futuro, assim como relembrar o passado sem se prenderem às experiências que já passaram. O Mindfulness baseia-se na aprendizagem de notar para onde os pensamentos vão, e que emoções e sensações físicas estão associadas a estes pensamentos.

 

- Durante o MBSR aprendo formas de lidar com as minhas emoções?

 Sim, apresentamos ferramentos práticas para reconhecer os seus padrões mentais e aprender a ver opções na forma como lidamos com as nossas emoções. Mindfulness não é unicamente sobre cultivar calma e serenidade, mas mais importante é sobre o reconhecimento do que estamos a sentir em cada momento da nossa experiência.

 

- Durante o MBSR aprendo formas de lidar com a minha dor crónica?

 Sim. Vários estudos científicos demonstram que o MBSR reduz a percepção da dor. Apesar da dor não desaparecer aprende a relacionar-se com a dor de uma forma diferente o que por si só lhe permite reduzir algum tensão à volta da dor. Estudos demonstram que os participantes do MBSR revelam menos limitações devido à dor, redução na severidade da dor e conseguem apreciar mais a vida mesmo com a dor presente.

 

- Qual o impato do mindfulness na minha vida diária?

 O mindfulness vai ajudá-lo a trazer mais consciência e presença na sua vida diária por aprendermos a estar mais presentes em cada momento do dia - desde as mais pequenas coisas às mais complexas. Poderá, igualmente, ajudá-lo a relembrar as mais pequenas coisas especiais que acontecem no seu dia, aumentar o seu sentimento de conexão, a responder com mais discernimento em vez de reagir às situações de desafio. Mindfulness permite-nos ter uma experiência direta com a vida enquanto a vivemos.

 

- Quais as razões porque levam as pessoas a participar no MBSR?

As razões pelas quais as pessoas decidem participar no MBSR são variadas. Desde 2007 que vemos pessoas a chegar ao nosso Centro por razões físicas, emocionais ou simplesmente interesse em aprender mindfulness para obterem ferramentas para lidar com o stress da vida quotidiana. Os benefícios são visiveis em qualquer participante na maior capacidade para enfrentar os desafios de cada momento presente da sua experiência com maior confiança e discernimento.

 

- Que benefícios posso retirar do MBSR?

 Estudos científicos revelam que os participantes do MBSR demonstram mais presença e discernimento, maior concentração e atenção, aumento da regulação emocional, resiliência, redução de stress e sintomas de ansiedade e depressão, maior capacidade de lidar com a dor, maior produtividade no contexto de trabalho, melhoria do sistema imunitário, etc.

 

- Qual o impato a nível neuronal e cognitivo do mindfulness?

Mindfulness é uma área de investigação muito ativa neste momento e muitos estudos focam-se no impato do mindfulness a nível neuronal - alteração estrututal e funcional. Estudos demonstram alterações nas áreas cerebrais associadas à atenção, regulação emocional, resiliência, redução da ativação do sistema límbico (associado ao stress), entre outros.

 

 

- Devo fazer terapia antes de participar no MBSR?

Não é necessário. No entanto esta avaliação deverá ser feita individualmente. Se estiver a fazer terapia pf informe o seu terapeuta/psicólogo do seu interesse em participar no MBSR.

 

- O MBSR é compatível com a minha religião?

Sim! O curso de MBSR (como todos os cursos de mindfulness do Ser Integral) são apresentados em contexto secular de forma que é acessível a qualquer pessoa independentemente da tradição ou crenças religiosas. A prática de mindfulness é basicamente uma forma de estarmos na nossa vida, de nos relacionarmos com o momento presente com atenção e presença, de vermos os nossos processos e anós próprios com maior clareza.

 

- O Mindfulness é um conceito Budista?

Mindfulness é um conceito de vida que pode ser encontrado em muitas tradições e culturas. O Budismo tornou o mindfulness um dos seus  conceitos e práticas mais centrais. O MBSR é apresentado em contexto secular que é acessível a qualquer pessoa independetemente da sua crença religiosa.

 

- É necessária experiência em meditação ou yoga?

Não! O programa de MBSR é elaborado para receber pessoas com ou sem experiência de meditação/mindfulness e yoga. Durante o curso terá oportunidade de praticar com um instrutor qualificado e tirar dúvidas que surjam no seu processo de aprendizagem.

 

- Como posso tornar-me um instrutor de Mindfulness/MBSR?

P.f. visite a nossa página aqui

 

MINDAPPS.004

Newsletter

Recebe informações atualizadas sobre as nossas atividades

Nome:
Email:

 

RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO

A Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, que veio transpor a Diretiva 2013/11/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio, sobre a resolução alternativa de litígios de consumo e que estabelece o enquadramento jurídico dos mecanismos de resolução extrajudicial de litígios de consumo, cria em Portugal a Rede de Arbitragem de Consumo. (Para mais informação ler aqui )

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.