MBCT: Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva

Flyer MBCT-L Marion Furr PT

 

 INFORMAÇÃO EM INGLÊS AQUI

 

 

Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (MBCT) é um programa de 8 semanas desenvolvido pelo Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale (2013) que revelou eficácia em pessoas com elevado risco de depressão. O MBCT foi originalmente desenvolvido com enfoque em pessoas que sofrem de depressões recorrentes e que estão em elevado risco de recaída (Segal, Williams, & Teasdale, 2013). Vários estudos demonstram a sua eficácia em vários ensaios clínicos randomizados (Kuyken et al., 2016). 

 

O Programa de MBCT for Life (MBCT-L)  é uma adaptação do programa original de MBCT desenhado para ser relevante, eficaz e benéfico para todos nós e não apenas para pessoas com elevado risco de depressão. O foco muda da prevenção de relapso de depressão para ajudar um spectrum mais alargado da população. O programa oferece uma forma de estar na vida que reduz o stress e melhora a saúde mental de muitas pessoas, mas foi igualmente elaborado para ser benéfico entre aqueles que estão em equilibrio e bem-estar, mas pretendem fomentar a resiliência, expressar e florescer a sua potencialidade individual.

 

O programa de MBCT-L foi desenvolvido no Centro de Mindfulness de Oxford, que faz parte da Universidade de Oxford no Reino Unido e é normalmente apresentado em 8 sessões de 2 horas + uma sessão de 6 horas, apesar de poder ser apresentado em outros formatos que cumpram a carga horária total do mesmo.

 

Na primeira parte do programa os participantes desenvolvem competências de atenção plena (mindfulness) que têm como objectivo:

  • melhorar o controlo da atenção, desenvolver a capacidade de presença e cultivar atitudes como curiosidade, paciência, gentileza e equanimidade
  • reconhecer padrões de pensamentos e comportamento menos saudáveis e desenvolver capacidades para responder de uma forma mais discernida e construtiva perante situações e experiências desagradáveis
  • reequilibrar o foco da atenção e consciência plena para reconhecer e saborear experiências positivas

 

Na segunda parte do programa o foco centra-se em ajudar os participantes a aplicar o que aprenderam na vida quotidiana.

 

O programa de MBCT-L oferece uma forma de estar alternativa, uma forma de viver que se baseia em saborear a vida na totalidade e realizar o nosso potencial completo enquanto seres individuais, assim como fornecer ferramentas para lidar com desafios e situações difíceis de uma forma mais construtiva e assertiva quando estas surgem.

 

DURAÇÃO & DATAS

As 8 sessões de duas horas serão apresentadas durante 4 Sábados (quinzenalmente) com duas sessões em cada dia e um dia intensivo a seguir ao terceiro sábado. Este formato quinzenal permite aos participantes tempo para integrar o material apresentado e praticar entre as sessões do programa.

 

 

Sessão 1 e 2 - 24 Fevereiro

Sessão 3 e 4  – 10 Março

Sessão 5 e 6 – 24Março

Sessão Intensiva - 25 Março (Domingo)

Sessão 7 e 8 - 7 Abril

 

 

HORÁRIO:

Sessões de Sábado:

- Sessão da Manhã das 11hrs - 13hrs

- Sessão da Tarde das 14.30hrs - 16.30hrs

Haverá um intervalor para almoço entre as 13hrs e as 14.30hrs, mas não será servido almoço no Centro. Os participantes podem sair para almoçar ou trazer o seu próprio almoço.

 

Sessão Intensiva: 11hrs - 17hrs

Haverá um intervalor para almoço entre as 13hrs e as 14.30hrs, mas não será servido almoço no Centro. Os participantes devem trazer o seu próprio almoço.

 

PROGRAMA:

Sessão 1

Acordar do piloto automático. Começar a reconhecer o piloto automático, habitual e padrões de pensamento e comportamento que nos impedem de viver a vida na sua potencialidade máxima e atingir o nosso potencial máximo. Praticar o prestar atenção intencionalmente e notar o potencial que esta presença nos dá para transformar a nossa experiência no dia-a-dia.

 

Sessão 2

Uma outra forma de estar: manter o corpo em mente. Mudar da perspectiva de saber sobre a nossa experiência indirectamente, maioritariamente através do pensamento e linguagem, e desenvolver formas de saber experiencialmente. Isto permite-nos obter uma forma mais descentrada e menos reactiva ás sensações, emoções e pensamentos.

 

Sessão 3

Reunir a mente dispersa. A mente ocupada pode levar a angústia e afastar-nos de estados de paz e alegria. Nesta sessão aprendemos a sair destes estamos pouco construtivos e a movermo-nos para uma forma de estar mais consciente.

 

Sessão 4

Reconhecer a reactividade. Ver com mais clareza as nossas reações. Reconhecer e desenvolver uma relação mais consciente com o nosso padrão mental e comportamental.

 

Sessão 5

Permitir e deixar ser. Relacionar com mais consciência com sentimentos agradáveis e desagradáveis - praticar permitir e deixar as coisas serem.

 

Sessão 6

Responder construtivamente: Pensamentos não são factos. Desenvolver a nossa capacidade de ver as coisas com mais clareza, construir a nossa capacidade de escolher respostas construitivas perante as situações da vida quotidiana.

 

Sessão Intensiva

Este dia de prática intensiva é uma oportunidade de aprofundar e expandir a prática de mindfuness. Identificar o que funciona melhor para cada um individualmente. Construir uma consciência mais profunda sobre o que significa o mindfulness para cada um de nós e como melhor integrar esta prática nas nossas vidas.

 

Sessão 7

Como poso cuidar melhor de mim? Utilizar a ação consciente para cuidar de mim face a desafios e dificuldades. Cultivar estados mentais que apoiem alegria e florescimento.

 

Sessão 8

Mindfulness para a vida. Clarificar e trazer para a experiência intenções e comprimisso.

Para lá do programa de 8 semanas: Recursos para manter e fomentar a prática depois do programa.

 

Os participantes terão acesso a gravações em mp3 com práticas guiadas que serão utilizadas durante o programa de MBCT-L, assim como material áudio em mp3 para apoiar a prática após o programa terminar.

 

Todos os participantes que se increverem no programa têm que completar um questionário com informação pessoal e  uma conversa por skype ou telefone com a professora antes do programa iniciar.

 

 

PROFESSORA:

head and shoulders 7 2

                                            
 

Marion Furr é Psicóloga Ocupacional e Professora de Mindfulness com formação para ensinar programas de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) e MIndfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) pela Universidade de Bangor e Universidade de Oxford.  Desde 2011, como Presidente do Programa de Bem-Estar dos Funcionários do Departamento de Saúde do Reino Unido, introduziu pessoalmente o Mindfulness a mais de 3000 colegas do Departamento de Saúde e do Serviço Civil do Reino Unido como um todo. Em 2016 muda-se para Portugal, onde continua o seu papel como Trustee do Centro de Mindfulness de Oxford e como membro do steering group of the Mindfulness Initiative - um projecto que pretende aumentar a consciência sobre como o mindfulness pode beneficiar a sociedade. Marion orienta programas de Mindfulness a nível individual e grupal na sua casa no Algarve. Marion é também um coach executiva utilizando abordagens psicométricas e de mindfulness para indivíduos, grupos e desenvolvimento organizacional. Marion baseia-se e cumpre os standards estipulados pela Sociedade Inglesa de Psicologia e O Health and Care Professions Council.

 

LÍNGUA:

O programa será apresentado em Inglês, sem tradução simultânea para português.Uma boa compreensão da língua inglesa é necessário, assim como  capacidade de expressão verbal em inglês.

 

ONDE:

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Rua Álvares Cabral, 50, Porto

 

 

CUSTO TOTAL:

Participantes Individuais: 380 euros

Organizações: 380 euros + IVA

 

O pagamento pode ser efetuado em duas parcelas: a primeira parcela no momento da inscrição no programa e a segunda parcela até ao dia 1 de Fevereiro.

 

CARTA DE PARTICIPAÇÃO:

Todos os participantes vão recebem uma carta de participação desde que completem 100% da carga horária do programa. No caso de faltarem a alguma sessão poderão falar com a Professora sobre formas de compensar a sessão.

 

Este programa não é uma formação profissional e a participação no mesmo não autoriza confere nenhuma qualificação profissional e não poderá dizer que é professor de mindfulness ou professor de MBCT. No entanto, a participação no MBCT-L funciona como um pré-requisito para iniciar o a Formação Profissional como Professor de MBCT no Centro de Mindfulness de Oxford, Oxford University. Mais informações aqui.

 

 

INSCRIÇÃO:

Este programa aceita no máximo 12 participantes. Com este limite de inscritos pretendemos garantir um apoio suficiente e apropriado a todos os participantes durante as sessões, para uma melhor integração e resultados do programa.

 

Como o limite de vagas é limitado as inscrições estão abertas até dia 15 de Janeiro de 2018, mas recomendamos a inscrição com a maior brevidade possivel.

 

Para se inscrever basta enviar um email para geral@serintegral.pt indicando o nome do participante, contacto telefónico, nome do programa e datas do programa em que se pretende inscrever. Juntamente com esta informação deverá enviar o comprovativo de pagamento da primeira parcela do programa no valor total de 190 euros (privados) ou 190 euros + IVA (organizações/empresas) que deverá completar utilizando os seguintes dados bancários: IBAN: PT50 0035 0158 00018441030 71. Pf envie-nos o seu número de contribuinte para a emissão da fatura-recibo.

 

POLITICA DE CANCELAMENTO:

Cancelamentos de inscrição até dia 7 de Janeiro são feitos na íntegra menos a taxa administrativa de 20 euros. Se o cancelamento ocorrer até uma semana antes do programa iniciar poderemos transferir a sua inscrição para outra edição. Cancelamentos após o programa iniciar não são passíveis de reembolso.

 

 

 

www.serintegral.pt | geral@serintegral.pt

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.