MBCT: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness - Residencial

 

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 16 - 21 Novembro 2018

 

 

Da mesma forma que o exercício físico é reconhecido como sendo benéfico para a saúde física, encontramos um crescente número de reconhecimento que o treino de mindfulness e as terapias cognitivo-comportamentais apoiam a nossa saúde mental e bem-estar.

 

Mindfulness tem raízes em práticas e sabedorias contemplativas, enquanto os métodos cognitivo-comportamentais foram desenvolvidos dentro da ciência da psicologia moderna. Ambas têm diferentes perspectivas, mas cada uma oferece caminhos específicos para um fim comum - tornarmo-nos mais familiarizados com os nossos padrões mentais e aprender a trabalhar com eles de formas mais hábeis e discernidas. A combinação destas duas abordagens têm um grande potencial para aliviar o sofrimento e permitir viver a vida de uma forma mais plena e completa.

 

O programa de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental (MBCT) foi desenvolvimento á cerca de 15 anos pelo Zindal Segal, do Centre for Addiction and Mental Health at the University of Toronto; Mark Williams, da University of Oxford; e John Teasdale da  Applied Psychology Unit of the Medical Research Council in Cambridge.

 

 

Em 2004, o UK National Institute Health and Clinical Excellence (NICE)  aprovou o programa de MBCT como um tratamento eficaz, dadas as evidências científicas que surgiram de estudo randomizados e controlados que demonstraram que o MBCT reduz em 50% a taxa de recaída de pessoas com tendência para depressão recorrente. Em 2009, no seguimento de mais estudos científicos, a recomendação foi actualizada e dado um estatuto prioritário.

 

 

Apesar de originalmente desenvolvimento para oferecer um tratamento para depressão recorrente, investigações científicas sugerem que programas baseados no mindfulness podem igualmente ser benéficos em outro tipo de queixas de saúde mental. Há fortes evidências científicas que demonstram que o mindfulness reduz ansiedade, depressão e stress e ajuda a lidar com a doença e a dor (Khoury et al., 2013). Alguns estudos demonstram que a prática de mindfulness melhora o humor e permite o cultivo da compassividade para connosco próprios  e os outros (Eberth & Sedlmeier, 2012; Khoury, Sharma, Rush, & Fournier, 2015). Foi igualmente demonstrado que melhora algumas formas de atenção e memória (Chiesa, Calati, & Serretti, 2011).Há evidências preliminares que a prática de mindfulness tem alterações visiveis a nível do cérebro (Tang, Holzel, & Posner, 2015). A procura do MBCT tem aumentado por pessoas com objectivo de melhorar o seu funcionamento e saborear bem-estar nas suas vidas, de forma a desenvolverem resiliência, realizarem e permitirem o florescimento do seu potencial máximo.

 

O QUE É O MINDFULNESS?

A palavra mindfulness significa compaixão, consciência, sentido de conhecimento do que se está a passar no mundo externo e interno. A maioria de nós está mais habituado ao contrário - estado mindlessness - quando damos conta que não estamos realmente conscientes do que se está a passar, momentos em que é mais comum ocorrerem erros. Mindfulness significa acordar e reconhecer o que se está a passar no momento presente de forma a fazermos escolhas mais conscientes.

 

Na sua utilização comum na literatura recente, mindfulness significa consciência plena que surge do resultado do cultivo de três capacidades interrelacionadas: (a) Prestar atenção intencionalmente aos eventos momento-a-momento á medida que eles se desenrrolam no mundo externo e interno, (b) notar hábitos de reação perante esses eventos normalmente caracterizados por aversão ou apego (normalmente resultando em ruminação), e (c) cultivar a capacidade de responder perante esses eventos e ás suas reações perante eles com uma atitude de curiosidade e compaixão.

 

MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Mindfulness é tradicionalmente cultivado através da prática de meditação durante a qual aprendemos a prestar atenção a cada momento presente com completa intenção de estar no aqui e agora e com  interesse e curiosidade. Meditação não tem como objectivo esvaziar a mente, mas antes aprender a reconhecer os padrões mentais como eles são. A prática diária de meditação permite-nos ver como determinados padrões mentais escalam para certas emoções, apesar dos nossos esforços para os controlar. Igualmente, também nos permite ver com mais clareza que acções têm resultados mais positivos na nossa vida quotidiana. Quando praticamos meditação mindfulness por um determinado período de tempo, uma série de qualidades são desenvolvidas e cultivadas. O feeedback de quem pratica assenta num aumento da sensação de calma, de estar acordado e consciente e aumento da capacidade de ver com mais clareza e aumento da liberdade dos seus próprios padrões e hábitos emocionais. Revelam igualmente uma maior sensação de liberdade para serem mais compassivos com eles próprios e com os outros.

 

O MBCT é normalmente ensinado num formato de 8 sessões durante um período de 8 semanas, com uma sessão intensiva de um dia na sessão 6. Pode igualmente ser apresentado num formato intensivo de 5-6 dias. Uma série de Meditações Guiadas são disponibilizados como parte do programa, para que os participantes possam praticar diariamente, 6 dias por semana, durante a duração do programa ou no final do formato intensivo.Os participantes na versão intensiva são encorajados a seguir o livro "The Mindful Way Workbook" depois do programa terminar para integrarem a aprendizagem e novos padrões de comportamento.

 

RETIRO INTENSIVO

O Ser Integral: Centro Português de Mindfulness organiza o MBCT em formato intensivo para lhe dar uma oportunidade para experienciar o curriculum completo do MBCT durante 5 dias, adicionalmente proporcionando sessões extras diáriamente para intensificar a aprendizagem grupal e experiencial durante o retiro.

 

  • Introdução ao Mindfulness: História/Ciência/BenefíciosI
  • Movimento Mindful de manhã
  • 2 x Sessões de MBCT por dia
  • 1 x Dia Intensivo de Silêncio
  • Grupos para Partilha de Experiências
  • Seminários para Exploração Prática dos Temas
  • Prática Guiada em Grupo

 

Todos os participantes que completarem todas as sessões do curriculum do MBCT (Sessões 1-8 do MBCT + O Dia Intensivo de Silêncio) receberão uma Carta de Participação.

 

Para os que pretendem adquirir formação profissional de professores de minfulness, esta carta serve para apoiar a vossa candidatura. Se tiver interesse em ser Professor Certitficado de MBCT veja a informação sobre a Formação Profissional organizada pelo Ser Integral: Centro Português de Mindfulness em colaboração com o Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford aqui (informação em Português) e aqui (informação em ingês). A participação no Intensivo de MBCT também qualifica como pré-requisito para a formação profissional de Professores de MBRP - Mindfulness Based Relapse Prevention - que está calendarizado para Janeiro de 2019 - mais informação aqui

 

 

O QUE É QUE VOU APRENDER?

  • Mindfulness começa com o reconhecimento da tendência de estar em piloto automático e estabelecer o compromisso de aprender a melhor forma de sair desse automatismo e ficar consciente de cada momento presente. A prática de intencionalmente recolher a atenção para o corpo demonstra o quão fácil e ao mesmo tempo o quão desafiante isto pode ser
  • Fomentar a atenção no corpo revela com clareza a tendência da mente vaguear e como isto tende a controlar as nossas reações perante os eventos do dia-a-dia
  • Com maior consciência começa a reconhecer como a sua mente vagueia e se mantém ocupada em pensamentos. Ao aprender a trazer a atenção intencionamente para a respiração ou sensações do corpo oferece a possibilidade de se manter mais focado e centrado
  • A mente tende a vaguear mais quando se apega a algo ou tende a querer rejeitar outras coisas. O Mindfulness oferece um caminho para estar presente, para ver as coisas de uma perspectiva diferente, a assumir uma perspectiva mais ampla e a se relacionar com essa experiência de forma diferente
  • Relacionar-se de forma diferente com a experiência do momento presente envolve uma sentido de "permissão" para a experiência ser exatamente o que é, sem julgamento ou sem tentar que seja diferente. Esta atitude de aceitação é uma componente central para cuidarmos de nós próprios e ver com mais clareza o que, se alguma coisa, precisa de mudar
  • Estados emocionais negativos e os pensamentos que acompanham essas emoções limitam a nossa capacidade de nos relacionarmos de forma diferente com a experiência. É libertador perceber que os nossos pensamentos são apenas pensamentos, mesmo os que nos dizem que não são!
  • Podemos fazer determinadas coisas quando somos ameaçados pela depressão, ansiedade e stress. Respirar no momento presente é o primeiro passo e depois decidir a ação a tomar, se é que alguma. Cada pessoa tem os seus sinais de aviso específicos e ter consciência deles permite-nos identificar estes estados emocionais assim que se começam a manifestar, ajuda a planear a melhor forma de responder ao turbilhão da mente, humor depressivo, etc antes de se sentir absorvido por completo por este estado emocional.
  • A prática de meditação mindfulness ajuda-nos a manter o equilíbrio na vida. Boas intenções podem ser fortelecidas ao conectar essas intenções com motivos positivos para cuidar de si próprio.


 

 

DIA 1   16 Novembro

17:00 - 18:00  Chegada e Check In

18:00 - 19:30   Boas Vindas e Apresentações

                        Questionários Pré-Programa

                        Introdução ao Mindfulness

                        Orientação do Programa

                        Grupos

                        Perguntas e Respostas

19:45 – 21:00 Jantar

21:15 - 21:45  Prática Guiada (Opcional)

                       

DIA 2   17Novembro

07:15 – 07:45  Movimento Mindful

08:00 – 08:45 Pequeno Almoço

09:00 – 11:30  MBCT Sessão 1

11:30 – 12:00  Journaling / Reflexão em Grupo

12:00 – 15:00  Almoço / Prática Pessoal / Descanso

15:00 – 17:30  MBCT Sessão 2

17:30 – 18:00  Journaling / Reflexão em Grupo

18:30 – 19:45  Jantar

20:00 – 21:00  Posturas de Mindfulness

21:00 – 21:30  Prática Guiada (Opcional)

 

DIA 3    18 Novembro

07:15 – 07:45  Movimento Mindful

08:00 – 08:45 Pequeno Almoço

09:00 – 11:30  MBCT Sessão 3

11:30 – 12:00  Journaling / Reflexão em Grupo

12:00 – 15:00  Almoço / Prática Pessoal / Descanso

15:00 – 17:30  MBCT Sessão 4

17:30 – 18:00  Journaling / Reflexão em Grupo

18:30 – 19:45  Jantar

20:00 – 21:00  Trabalho de Grupo (a ser confirmado tema)

21:00 – 21:30  Prática Guiada (Opcional)

 

 

 

DIA 4   19 Novembro

07:15 – 07:45  Movimento Mindful

08:00 – 08:45 Pequeno Almoço

09:00 – 11:30  MBCT Sessão 5

11:30 – 12:00  Journaling / Reflexão em Grupo

12:00 – 15:00  Almoço / Prática Pessoal / Descanso

15:00 – 17:30  MBCT Sessão 6

17:30 – 18:00  Journaling / Reflexão em Grupo

18:30 – 19:45  Jantar

20:00 – 21:00 Trabalho de Grupo (a ser confirmado tema)

21:00 – 21:30  Prática Guiada (Opcional)

 

 

DIA 5   20 Novembro

Dia de Prática em Silêncio

07:15 – 07:45  Movimento Mindful

08:00 – 08:45  Pequeno Almoço

09:00 – 10:30  Prática em Silêncio

10:30 – 11:00  Intervalo em Silêncio

11:00 – 12:30  Prática em Silêncio

12:30 – 15:00  Almoço em Silêncio / Descanso em Silêncio

15:00 – 17:00  Prática em Silêncio

17:00 – 18:00  Sair do Silêncio

18:30 – 19:45  Jantar

20:00 – 21:00  Reflexão em Grupo

21:00 – 21:30  Prática Guiada (Opcional)

                       

DAY 7   21 Novembro

07:15 – 07:45  Movimento Mindful

08:00 – 09:30  Pequeno Almoço

09:30 – 11:30  MBCT Sessão 7

11:30 – 12:00  Journaling / Reflexão em Grupo

12:00 – 13:00  Almoço

13:00 – 15:00  MBCT Sessão 8

15:00 – 15:30 Sessão de Encerramento

                       

 

 

 

PROFESSORA:

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Marion Furr é Psicóloga Ocupacional e Professora de Mindfulness com formação para ensinar programas de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) e MIndfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) pela Universidade de Bangor e Universidade de Oxford.  Desde 2011, como Presidente do Programa de Bem-Estar dos Funcionários do Departamento de Saúde do Reino Unido, introduziu pessoalmente o Mindfulness a mais de 3000 colegas do Departamento de Saúde e do Serviço Civil do Reino Unido como um todo. Em 2016 muda-se para Portugal, onde continua o seu papel como Trustee do Centro de Mindfulness de Oxford e como membro do steering group of the Mindfulness Initiative - um projecto que pretende aumentar a consciência sobre como o mindfulness pode beneficiar a sociedade. Marion orienta programas de Mindfulness a nível individual e grupal na sua casa no Algarve. Marion é também um coach executiva utilizando abordagens psicométricas e de mindfulness para indivíduos, grupos e desenvolvimento organizacional. Marion baseia-se e cumpre os standards estipulados pela Sociedade Inglesa de Psicologia e O Health and Care Professions Council.

 

LÍNGUA:

O programa será apresentado em Inglês, sem tradução simultânea para português.Uma boa compreensão da língua inglesa é necessário, assim como  capacidade de expressão verbal em inglês.

 

ONDE:

Casa Paula Franssinetti, Sardão, Vila Nova de Gaia, Portugal (info here)

 

ALOJAMENTO:

O alojamento disponível na Casa Paula Franssinetti é em quartos individuais ou duplos com casa de banho privativa ou partilhada entre dois quartos. Os quartos são simples, mas com todo o conforto para uma estadia aconchegante e tranquila durante o retiro. O espaço dispõe de jardim e um bosque no exterior que poderá utilizar durante os 5 dias.

* A Casa Paula Franssinett é um mosteiro de Irmãs Doroteias e a escolha do local não tem qualquer referência ao facto de a meditação ter que ser praticada em contexto religioso, mas antes devido ao contexto de silêncio do local que facilita a intenção do retiro, assim como a disponibilidade em elevado número de quartos individuais com casa de banho privativa, qualidade das refeições apresentadas e custo acessível da diária (factores preferenciais por muitos dos que nos procuram).

 

REFEIÇÕES:

As refeições são vegetarianas e incluirão: pequeno almoço, almoço e jantar.

Se necessitar de alguma adaptação alimentar p.f. entre em contato connosco.

 

CUSTO TOTAL:

Propina do Programa de MBCT

Participantes Individuais: 350 euros Organizações/Empresas: 350 euros + IVA

 

Alojamento e Refeições: 187,50 euros

 

O pagamento da propina é completado na totalidade no acto da inscrição. O pagamento do alojamento e refeições é realizado directamente á Casa Paula Franssinetti no dia da chegada ao programa.

 

CARTA DE PARTICIPAÇÃO:

Todos os participantes vão recebem uma carta de participação desde que completem 100% da carga horária do programa. No caso de faltarem a alguma sessão poderão falar com a Professora sobre formas de compensar a sessão.

 

Este programa não é uma formação profissional e a participação no mesmo não autoriza confere nenhuma qualificação profissional e não poderá dizer que é professor de mindfulness ou professor de MBCT. No entanto, a participação no MBCT-L funciona como um pré-requisito para iniciar o a Formação Profissional como Professor de MBCT no Centro de Mindfulness de Oxford, Oxford University. Mais informações aqui.

 

 

INSCRIÇÃO:

Este programa aceita no máximo 15 participantes. Com este limite de inscritos pretendemos garantir um apoio suficiente e apropriado a todos os participantes durante as sessões, para uma melhor integração e resultados do programa.

 

Como o limite de vagas é limitado as inscrições estão abertas até dia 20 Outubro de 2018, mas recomendamos a inscrição com a maior brevidade possivel dado o limite de inscritos.

 

Para se inscrever basta enviar um email para geral@serintegral.pt indicando o nome do participante, contacto telefónico, nome do programa e datas do programa em que se pretende inscrever. Juntamente com esta informação deverá enviar o comprovativo de pagamento da propina do programa no valor total de 350 euros (privados) ou 350 euros + IVA (organizações/empresas) que deverá completar utilizando os seguintes dados bancários: IBAN: PT50 0035 0158 00018441030 71. Deverá enviar-nos o comprovativo de pagamento, assim como  o seu número de contribuinte para a emissão da fatura-recibo.

 

Após a recepção da sua inscrição enviaremos um comprovativo de inscrição e informações necessárias sobre o programa.

 

POLITICA DE CANCELAMENTO:

Cancelamentos de inscrição até dia 1 de Outubro são feitos na íntegra menos a taxa administrativa de 20 euros. Se o cancelamento ocorrer até uma semana antes do programa iniciar poderemos transferir a sua inscrição para outra edição. Cancelamentos após o programa iniciar não são passíveis de reembolso.

 

Se o evento for cancelado por alguma eventualidade por parte do professor ou centro de retiros, o Ser Integral: Centro Português de Mindfulness efetua o reembolso de 100% do valor de inscrição, mas não nos responsabilizados com os custos de transporte, hotel ou outras despesas associadas á sua deslocação ao centro de retiros.

 

 

NOTAS
- O curso decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);

- Trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga assim como mantas para o seu conforto. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa Paula Franssinetti, assim como repelente de mosquito.

- O programa está sujeito a pequenas alterações de acordo com as necessidades que forem sendo encontradas durante o retiro

- O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar

- Os quartos individuais são limitados e serão atribuídos consoante a ordem de inscrição. O valor de quarto individual com casa de banho privativa ou partilhada ou quarto duplo é o mesmo.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES


Como Chegar?

A morada da Casa Paula Franssinetti is: Casa de Espiritualidade Paula Frassinetti, Rua Colégio do Sardão, n.º 365 – Oliveira do Douro – 4430-361 Vila Nova de Gaia and telephone number: 227 826 650.

 

De Metro/Taxi:

Apanhe o Metro (line D) para Santo Ovídio. Poderá encontrar aqui mais informações sobre o Metro - http://metrodoporto.pt/

Quando chegar a Santo Ovídio deverá apanhar um Taxi (há uma estação de Taxis logo á saída da paragem do Metro) e pagar cerca de 5 euros (viagem de 7 minutos) para a morada: Rua Colégio do Sardão, n.º 365 – Oliveira do Douro – 4430-361 Vila Nova de Gaia

 

De Carro: Coordenadas de GPS - Latitude: 41.118404 | Longitude: -8.586763


A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
A chegada a 11 de Setembro é entre as 17:00h e as 18:30hrs para processarmos a sua chegada. No último dia iremos ter almoço em conjunto e uma sessão de encerramento que termina ás 15:30hrs. ás 16:00 horas deverá sair do Centro de Retiros.


Existe internet wireless e rede de telemóvel?

Sim a rede wi-fi está disponível no Centro de Retiros e poderá utilizar os mesmos durante a sua estadia.

 

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, para esse efeito terá que contatar a Casa Paula Franssinetti diretamente.


O que preciso levar?

É aconselhável trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga, assim como mantas para o seu conforto. O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa Paula Franssinetti, assim como repelente de mosquito.

Este retiro é aceite como pré-requisito para formação profissional de mindfulness?

Este retiro serve de pré-requisito para as formações profissionais de MBCT e MBRP organizadas pelo Ser Integral: Centro Português de Mindfulness. Qualquer outra formação deverá contactar a instituição em questão para saber se é aceite para essa finalidade.

 

 

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