MBCT: Formação Fundamental

 

 

 

O Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com o apoio e colaboração do Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford irá organizar de 1 - 7 de Outubro de 2018 a Formação Fundamental Intensiva I do MBCT irá decorrer em formato intensivo de 6 dias que incluirá:

 

Módulo 1: MBCT experiencial - os formandos são orientados num programa de MBCT para que possam aprender o MBCT de “dentro para fora”

Isto pode ser completado num programa de 8 semanas de MBCT ou num formato intensivo de 2-5 dias (para os que já participaram num programa de 8 semanas de MBCT). No caso do que vamos organizar no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness com o apoio do Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, será em formato intensivo residencial juntamente com o Módulo 2.

 

Módulo 2: Formação Intensiva Fundamental I - começar a orientar programas de MBCT

Este módulo envolve o ensino da teoria do MBCT, investigação, ciência cognitiva, evidências científicas, enquadramento ético, estrutura e sequência do curriculum; aprender a orientar os principais aspectos do programa de MBCT e apoiar os clientes na aprendizagem. A maior parte deste módulo envolve trabalho em pares alternando o papel de formando e aprendiz, á medida que o formando aprende a ensinar as principais práticas e elementos do curriculum (“teach-backs”) Esta formação decorre no mínimo de 3 dias, mas mais tempo permita o ensino e aprendizagem mais profunda. Os formandos deverão preparar cuidadosamente a sua presença na formação ao lerem o Manual do Professor de MBCT (Livro Verde) e “The Mindful Way Workbook”.

Aconselhámos a leitura da informação sobre a Formação Profissional de Professores Certificados de MBCT aqui

 

 

DESTINATÁRIOS

A formação profissional de MBCT é destinada a profissionais que pretendam adquirir formação para o ensino do programa de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (MBCT), tenham cumprido todos os pré-requisitos para a formação e possuam formação profissional adequada de acordo com o estipulado nos pré-requisitos.

 

PRÉ-REQUISITOS

Existem um número de pré-requisitos para ingressar na Formação Profissional de MBCT:

 

  1. Compreensão experiencial do mindfulness através da prática pessoal de mindfulness. Isto deverá ser integrado pelo menos durante 1 ano antes de ingressar na formação profissional

    2. Participação num programa de MBCT (ou MBSR) de 8 semanas como participante. Isto pressupõe a importância em compreender o programa experiencialmente, incluindo a utilização das principais práticas ensinadas durante o MBCT.

Este pré-requisito está disponível no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness em formato presencial (ver informações aqui) ou online (ver informação aqui)

    3. O conhecimento e competências chave para apresentar uma abordagem terapêutica estruturada. Normalmente, isto incluirá uma qualificação profissional que permite á pessoa ensinar o MBCT com a população alvo e no contexto em que têm planos para ensinar de uma forma segura e eficiente. Por exemplo, para ensinar o MBCT para depressão deverá ter um curso profissional numa das áreas de saúde mental que o qualifique para prática clínica. Isto incluirá a utilização de abordagens terapêuticas, estruturadas e baseadas em evidências, de saúde mental (ex., Terapia cognitivo-comportamental), o conhecimento e competências para trabalhar com populações clínicas e o conhecimento e competências para identificar e gerir riscos. Pessoas com interesse em ensinar o programa de MBCT com outras populações e/ou em contextos não clínicos poderão potencialmente ingressar na formação profissional. No entanto, uma avaliação da sua formação educacional e vocacional que o qualifique para trabalhar com a população desejada, será feita nesse sentido. Poderá ser solicitada formação adicional juntamente com o percurso formativo de MBCT, como por exemplo ética, avaliação e gestão de risco.

    4. Conhecimento e experiência a trabalhar com a população a quem será apresentado o programa de MBCT , incluindo experiência no ensino, terapêutica e outras competências de prestação de cuidados.

    5. Competências para trabalhar com indivíduos e grupos.

Um percurso formativo de MBCT é percurso integrado ou de etapas, percurso modular durante um período de tempo flexível. Há diferentes modelos de formação, desenvolvidos para diferentes contextos que dão resposta á solicitação para tornar mais acessível a formação profissional, com a necessidade de manter a qualidade e integridade.

 

Idealmente, os pré-requisitos dos formandos deverão ter sido completados antes de iniciarem o percurso formativo e pelo menos um ano antes de iniciarem a formação para permitir que o conhecimento, competências e a prática de mindfulness sejam desenvolvidos em paralelo como preparação para o ensino do MBCT. Trabalhar no sentido de adquirir as competências de ensino do MBCT através de ensino supervisionado deverão decorrer no período necessário para permitir tempo suficiente para preparação, ensino, supervisão e reflexão.

 

 

PROGRAMA

 

A ser divulgado brevemente

 

FORMADORES

 Paul Bernard  Paul was trained as an MBCT teacher in 2007 and, with mentorship from Professor Mark Williams, became an MBCT trainer and an OMC Associate in 2012. He has recently worked closely with Professor Willem Kuyken and Chris Cullen to develop a new programme MBCT for Life. Paul is a Consultant Psychiatrist in a large mental health Trust in the North of England, where he leads a team that provides MBCT 8-week programmes for patients, carers and staff. He is involved with MBCT teacher training locally, nationally and internationally.

 

More info here

 

A formação será orientada em Inglês sem tradução simultânea para Português.

 

 

LOCAL

 

Casa da Torre, Soutelo, Vila Verde, Braga, Portugal (info here)

 

Alojamento

O alojamento disponível na Casa da Torre é em quartos individuais ou duplos com casa de banho privativa. Os quartos são simples, mas com todo o conforto para uma estadia aconchegante e tranquila durante o retiro. O espaço dispõe de um bosque no exterior que poderá utilizar durante os 5 dias, assim como um belíssimo terraço com vista sobre uma extensiva área de natureza.

 

                                                 Jardim Entrada Casa da Torre    IMG 04623 

                    IMG 04566   IMG 04586  IMG 04633

                    Terraco Casa da Torre    Jardim Casa da Torre  Floresta Casa da Torre

                                                     Quartos Individuais Casa da Torre 004   Quarto Duplo Casa da Torre 007   Quartos Casa de Banho Casa da Torre 008 

* A Casa da Torre é um mosteiro Jesuíta e a escolha do local não tem qualquer referência ao facto de a meditação ter que ser praticada em contexto religioso, mas antes devido ao contexto de silêncio do local que facilita a intenção do retiro, assim como a disponibilidade em elevado número de quartos individuais com casa de banho privativa, qualidade das refeições apresentadas e custo acessível da diária (factores preferenciais por muitos dos que nos procuram).

 

Refeições

As refeições são vegetarianas e incluirão: pequeno almoço, almoço e jantar.

Se necessitar de alguma adaptação alimentar p.f. entre em contato connosco.

 

 

CUSTO TOTAL

1. Formação: 1300 euros + IVA = 1599 euros

2. Alojamento e Refeições: 249 euros*

 

*Este valor é pago directamente ao Centro de Retiros onde se realiza a formação

 

 

INSCRIÇÃO

A data limite de inscrição é até ao dia 30 Junho de 2018 após esta data não aceitaremos mais inscrições.

 

Número de vagas é limitado de forma que aconselhamos a sua inscrição com a maior brevidade possível.

 

Para se inscrever na formação:

Todos os interessados devem enviar um email para geral@serintegral.pt incluindo:

- Nome do evento em que pretende se inscrever

- Curriculum Vitae

- Carta de intenção onde informam sobre o seu percurso e formação profissionais, experiência a orientar grupos, desenvolvimento pessoal na área do mindfulness e motivação para ingressar na formação de MBCT

- Documentos a comprovar formação profissional, assim como percurso pessoal na área de mindfulness (isto é, carta de participação no MBCT ou MBSR de 8 semanas com professor certificado)

- A inscrição terá um valor de 50 euros que deverá ser liquidado para o IBAN: PT50 0035 0158 00018441030 71 e o comprovativo enviado juntamente com os documentos em cima. Este valor não é reembolsável se não for aceite ou dedutível no valor total da formação se for aceite na mesma.

 

Quando a sua inscrição for recepcionada será produzida uma resposta de confirmação e enviaremos a decisão da sua inscrição com a maior brevidade possível. Pf certifique-se que cumpre todos os pré-requisitos antes de enviar a sua inscrição. Informamos que poderá haver lugar à marcação de uma entrevista individual antes da tomada de decisão da aceitação na formação.

 

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

  • Se a sua inscrição for cancelada até dia 30 de Maio de 2018 o reembolso será efetuado na totalidade (menos um valor não reembolsável de 50 euros de administração). Após essa data não efetuamos reembolsos.
  • Se o evento for cancelado por alguma eventualidade por parte do professor ou centro de retiros, o Ser Integral: Centro Português de Mindfulness efetua o reembolso de 100% do valor de inscrição, mas não se responsabiliza dos custos de transporte, hotel ou outras despesas associadas á sua deslocação ao retiro

 

NOTAS
- A formação profissional de MBCT decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas), sendo que na eventualidade de não atingir o número mínimo de inscritos o mesmo será cancelado

- Trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga assim como mantas para o seu conforto. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa da Torre, assim como repelente de mosquito.

- O programa está sujeito a pequenas alterações de acordo com as necessidades que forem sendo encontradas durante o retiro

- O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar

- Os quartos individuais são limitados e serão atribuídos consoante a ordem de inscrição. O valor de quarto individual ou duplo é o mesmo.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES


Como Chegar?

Podem encontrar informação sobre como chegar aqui:

De Autocarro: entre as 7hrs e as 20.15hrs tem inúmeros autocarros que saiem da Estação de Camionagem de Braga em direção a Vila Verde, Arcos and Monção. Terá que sair na paragem – Rio Homem, virar á esquerda e a Casa da Torre fica em frente (portão grande).

De Taxi: Da Estação de Comboio ou Camionagem de Braga a viagem á Casa da Torre fica por volta dos 12 euros.

De Carro: Coordenadas de GPS :41º36’.08”N 8º26’17.05”W or morada: Casa da Torre, Avenida Viscondes da Torre, nº 80 4730-570 Soutelo – Vila Verde.


A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
A chegada na sexta feira é entre as 15.30h e as 17.30hrs para processarmos a sua chegada. Ás 18hrs teremos uma sessão de abertura e ás 19.30hrs jantar. No último dia iremos ter almoço em conjunto e uma sessão de encerramento. Após a sessão de encerramento iniciamos a saída.


Existe internet wireless e rede de telemóvel?

Sim, existe internet wireless e rede de telemóvel no centro de retiros.

 

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, para esse efeito terá que contatar a Casa da Torre diretamente.


O que preciso levar?

É aconselhável trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga, assim como mantas para o seu conforto. O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa da Torre, assim como repelente de mosquito.

 

 


 www.serintegral.pt | geral@serintegral.pt 

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.