Dia de Exame/teste: levar caneta e reparar na respiração!

 

Image result for exams at school

 

Época de Exames. Nas sessões de mindfulness do Programa de Mindfulness para Crianças e Adolescentes do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness em que trabalhamos o tema dos testes e exames, temos de testemunhos sensações de suores nas mãos, barriga apertada, respiração irregular, boca seca; pensamentos "e se eu não me lembrar de alguma matéria", "eu devia ter estudado mais", "os meus pais vão ficar furiosos se eu não tirar boa nota", "o exame vai ser difícil", "eu não vou conseguir". Os relatos também incluem medo, nervosismo, insegurança. Conseguem reunir todos os ingredientes que não fazem falta quando estamos a estudar ou a fazer um exame.

 

Muita da ansiedade associada aos exames têm origem em pensamentos sobre o passado ou sobre o futuro, sem qualquer fundamento no momento presente. São pensamentos de ligam o nosso sensor do medo e nos fazem entrar num filme, às vezes de terror.

 

E se a época de exames fosse um período calmo, de solidificação das nossas aprendizagens? E se a época de exames fosse uma oportunidade de para reforçarmos a nossa auto-estima e confiança para lidar com os desafios da vida? E se durante o exame conseguíssemos ter um espaço interior de calma e clareza para deixar os turbilhões de nervosismo e medo passarem sem grandes danos?

 

A época de exames pode ser assim. É tudo uma questão de atitude:

1. Aceitação: os exames estão aí, existem e vamos fazê-los. Resistir à realidade, dificulta o caminho, aumenta o sofrimento. Quando aceitamos, mobilizamos os recursos para lidar com a realidade da forma mais construtiva.

 

2. Atenção no momento Presente: pensar no que já devia ter feito e no que ainda não fiz, gera sentimentos de culpa e de ansiedade. Neste modo, o nosso cérebro funciona ao nível do sistema límbico: dominado pelas emoções e reacções, sem acesso a memória nem funções executivas (planear, criar, etc). Para estudar, resolver problemas, encontrar soluções criativas, precisamos que o nosso cérebro funcione em pleno e de forma integrada. Focar no momento presente, nas sensações do corpo, reconhecendo as emoções (de ansiedade, medo, ou outras) e pensamentos contribui para que o cérebro se foque e para que a informação circule sem obstáculos. Assim, conseguimos aprender nova informação e escolher as melhores soluções para os nossos desafios e tarefas.

 

3. Cuidar do corpo e mente: fazer exercício, comer bem, dormir o suficiente, fazer pausas, rir com os amigos, estudar, relaxar: tudo deve fazer parte da preparação para o exame, para que a informação estudada possa ser retida e utilizada no exame ou quando necessário.

 

4. Respirar e definir intenções: antes de começar a estudar, prepara o teu espaço de estudo; pára alguns minutos e repara na respiração (tens https://vimeo.com/98521072">aqui alguns audios que te podem ajudar), define quais as tuas intenções para esta sessão de estudo (ex.: quero rever os cap 1 e 2). Quando sentires que a tua mente começa a divagar demasiado, pára, respira e recomeça. Esta estratégia é válida também durante o exame. Entra na sala focado nas sensações dos pés a caminhar. Senta-te e repara por uns momentos na tua respiração. A respiração está sempre contigo. Pára e repara nela, sempre que precisares.

 

Mobilizar estes recursos é simples depois de alguma prática.

 

Para mais informações sobre Programa de Mindfulness para Crianças e Adolescentes consulta o nosso site www.serintegral.pt

 

Prepara-te para o final do ano letivo. Bom trabalho e boas férias!

 

Filipa Soares

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - All Rights Reserved.

Production and Design by: PTWS - Alojamento Web.