Mindfulness: Exterior & Interior
Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul
6 Outubro de 2015
Exterior
Quando iniciamos uma prática de mindfulness é aconselhável seguir um ritual para criar as condições externas necessárias para completarmos a mesma: - See more at: http://esmeraldazul.com/pt/blog/mindfulness-exterior-interior/#sthash.MtiGFcwO.dpuf
Quando iniciamos uma prática de mindfulness é aconselhável seguir um ritual para criar as condições externas necessárias para completarmos a mesma: - See more at: http://esmeraldazul.com/pt/blog/mindfulness-exterior-interior/#sthash.MtiGFcwO.dpuf
Quando iniciamos uma prática de mindfulness é aconselhável seguir um ritual para criar as condições externas necessárias para completarmos a mesma:
1. Crie tempo e espaço: escolha uma hora regular do seu dia para a prática de mindfulness. Idealmente, num local onde possa estar sossegado, em silêncio e sem surgirem distrações externas (ex. telemóvel, pessoas a entrar, TV, etc.). Poderá ser um espaço no interior ou na natureza.
2.Conforto: para seu conforto poderá usar uma roupa confortável, especialmente uma roupa que não crie pressão na área do abdómen, assim como um agasalho ou manta no caso de sentir frio.
3. Coloque um temporizador: Defina um temporizador com a duração que pretende praticar. Se é iniciado pode começar com 5 minutos e gradualmente ir aumentando o tempo de prática entre os 15-45 minutos. Se quiser, pode utilizar o vídeo gratuito com meditação mindfulness guiado do Ser Integral: Centro Português de Mindfulness disponível aqui ou descarregar a Aplicação para o seu telemóvel - MindApps – onde dispõe de diversas práticas de mindfulness guiadas entre outras funcionalidades que poderão apoiar a sua prática.
4. Sente-se numa postura confortável: Poderá assumir uma postura sentada de pernas cruzadas numa almofada de meditação ou numa cadeira com os pés bem assentes no solo. Poderá ler mais sobre as posturas de meditação mindfulness no nosso artigo Iniciar a Prática de Meditação Mindfulness disponível aqui
5. Observe a sua postura: Sente-se numa postura erguida, os braços relaxados e com as mãos pousadas em cima das pernas com as palmas das mãos voltadas para o cima ou para baixo. Poderá ainda colocar as mãos no colo. Alongue a sua coluna desde a lombar até á cervical. Relaxe os ombros. Feche os olhos ou permita que o olhar pouse no solo sem focar em nada em particular.
Igualmente, numa prática de mindfulness trabalhamos para criar um contexto interno durante a prática. Shauna Shapiro e Linda Carlson propõem um modelo indicando três componentes básicas associadas ao mindfulness:
1.Intenção – Significa saber porque estamos a fazer o que estamos a fazer. Qual a nossa intenção? Porquê que estamos a praticar? O que aspiramos desta prática? Qual a direção? Não é importante se chegamos ou não onde pretendemos, mas antes é mais importante que esta intenção oriente a nossa prática de momento a momento.
2. Atenção - Um estudo revela que 46,9% do tempo a nossa mente está a vaguear entre pensamentos do passado e do futuro e que temos entre 12,000-50,000 pensamentos por dia e 95% das vezes é sobre a mesma coisa! A prática de mindfulness pretende-nos ajudar a cultivar a atenção da experiência do momento presente.
3.Atitude – Quando praticamos é extremamente importante a atitude que trazemos para a prática, a atitude com que encontramos cada momento presente da nossa experiência. Aceitação, receptividade, gentileza, curiosidade e não julgamento são algumas das qualidades propostas para cultivarmos na prática de mindfulness. Não quer dizer que a nossa experiência tenha que ser positiva, mas mesmo num momento desagradável, nós encontramos aquele momento com esta atitude de aceitação, gentileza e curiosidade.
Mindfulness é definido como a consciência plena que surge da nossa intenção de prestar atenção, de uma forma receptiva, gentil e discernida, á nossa experiência do momento. Isto na realidade não tem a ver diretamente com a prática formal de mindfulness, mas antes a forma como encontramos cada momento da nossa experiência. No entanto, de forma a tornarmos esta presença mais natural praticamos para a tornar num hábito mais enraizado na nossa vida, momento a momento.
Dra. Carla Martins
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness