MBCT-L: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para a Vida - Online

 

 

 MBCT 2020 Flyers.003

 

 

 

MBCT-L: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para a Vida - Online

(Mindfulness Based Cognitive Therapy for Life)

 

 

O MBCT-L é um programa desenvolvido pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford parte da Universidade de Oxford em Inglaterra, e é uma adaptação do programa original do MBCT desenvolvido para ser aplicado á população em geral e não apenas para grupos clínicos em risco de depressão, ansiedade e humor negativo. O MBCT-L integra aspetos da terapia cognitiva e das práticas de mindfulness, de uma forma acessível para todos. Trata-se de um programa de 8 semanas que apoia os participantes a integrar as suas aprendizagens no seu dia-a-dia, explorando novas formas de se relacionar com as dificuldades e sofrimento, ao mesmo tempo, fomentando qualidades como a compaixão,equanimidade, resiliência. O MBCT-L promove uma forma de estar na vida que permite a redução de stress e melhorias na saúde mental, assim como, cultivar ferramentas para saborear o bem-estar no dia-a-dia, desenvolver a resiliência, realizar o potencial interno de cada um e o florescimento individual.Este programa apresenta resultados ao nível da redução de stress, ansiedade, pensamentos negativos automáticos e promoção do bem-estar emocional. (Kaviani e tal, 2010; Cousin & Crane, 2016; Schroevers & Brandsma, 2010).

 

Na primeira parte do programa os participantes desenvolvem ferramentas de mindfulness que têm a intenção de:

- melhorar o controlo da atenção, desenvolver a consciência do momento presente e cultivar atitudes de curiosidade, paciência, gentileza e equanimidade.

- reconhecer padrões negativos de pensamento e comportamento e desenvolver novas formas de responder construtivamente perante situações e experiências desagradáveis

-Reequilibrar o foco de atenção e consciência plena para reconhecer e saborear as experiências positivas

 

Na segunda parte do programa, a ênfase está em apoiar os participantes a aplicar o que aprenderam no dia a dia quotidiano.

 

O MBCT-L é um programa que oferece uma forma alternativa de ser e estar na vida incluindo saborear a vida na sua totalidade e realizar o nosso completo potencial como seres individuais que somos, assim como, lidar com desafios e dificuldades de uma forma mais construtiva á medida que vão surgindo.

  

O que vou aprender?

  • Mindfulness começa quando reconhecemos a tendência de estar em piloto automático. Estar em piloto automático impede-nos muitas vezes de viver a vida de forma mais rica e plena. O primeiro passo para sair do piloto automático é trazer atenção e consciência para os pequenos detalhes da nossa experiência no momento presente.
  • Ao explorarmos como funciona a atenção, vamos reconhecendo a tendência da mente para dispersar e se ocupar com pensamentos e histórias. Ao praticar trazer a atenção de forma intencional para a respiração ou para o corpo, oferece a possibilidade de manter o foco e receber a experiência deste momento a partir de um espaço de presença e curiosidade, oferecendo novas possibilidades de resposta.
  • Com a prática vamos reconhecendo como a mente facilmente fica enredada em padrões de pensamento, de emoções ou reações que nem sempre são benéficos. A prática de mindfulness ajuda-nos a identificar esses padrões automáticos e a recebê-los com compaixão e gentileza (em vez de crítica ou culpa). Desta forma, novas possibilidades de ação podem emergir.
  • Relacionar-se de forma diferente com a experiência do momento presente envolve um sentido de "permissão" para a experiência ser exatamente o que é, sem julgamento, ou sem tentar que seja diferente. Esta atitude de aceitação é uma componente central para cuidarmos de nós próprios e ver com mais clareza o que, se alguma coisa, precisa de mudar
  • À medida que cultivamos interesse, aceitação e curiosidade em relação à nossa experiência do momento presente, seja ela agradável ou desagradável, vamos desenvolvendo a arte de manter o centro e equilíbrio nos altos e baixos da vida, respondendo de forma eficiente às dificuldades do dia-a-dia, envolvendo-se naquilo que realmente valoriza e abrindo-se aos momentos de alegria, satisfação e gratidão. Esta é a base para a realização e florescimento de uma vida com propósito e equilíbrio.

 

O que acontece nas sessões?

 

As sessões Programa de Mindfulness para a Vida são muito práticas e experienciais e seguem um padrão semelhante. Iniciamos com uma prática de meditação guiada e partilha e reflexão sobre a experiência. Num segundo momento abordamos a experiência com as práticas em casa e depois integramos um exercício ou alguma prática mais curta direcionada para o tema da sessão e refletimos sobre o que podemos aprender com essa experiência. Cada sessão tem um tema central que é abordado ao longo das diferentes partilhas e reflexões. No final da sessão são sugeridas práticas e observações para realizar durante a semana. Os temas a abordar são os seguintes:

  • Sessão 1: Acordar do Piloto Automático
  • Sessão 2: Uma Outra Forma de Ser: Manter o Corpo em Mente
  • Sessão 3: Recolher a Mente Dispersa
  • Sessão 4: Reconhecer a Reactividade
  • Sessão 5: Permitir e Deixar Ser
  • Sessão 6: Responder Conscientemente: pensamentos não são factos.
  • Sessão 7: Como posso cuidar melhor de mim mesmo?
  • Sessão Intensiva: Prática Intensiva de Minduflness
  • Sessão 8: Mindfulness para a Vida

(* Nota – para quem fez o programa MBCT note que os temas das sessões são semelhantes, mas os conteúdos variam entre o MBCT e MBCT-L)

 

Que desafios posso encontrar?

  • No início a prática de meditação pode parecer estranha e pouco familiar. Da melhor forma que conseguir, procure manter abertura e dar o benefício da dúvida.
  • No início os benefícios da prática podem não ser óbvios nem imediatos. Procure persistir e manter alguma disciplina e continuidade, com gentileza e flexibilidade. Cada pessoa responde de forma diferente.
  • A quantidade de tempo para a prática pode parecer assustador e impossível. Contudo, o que os estudos revelam é que a prática consistente aumenta as possibilidades de retirar mais benefícios com este Programa.
  • Algumas pessoas sentem-se apreensivas por estar num grupo. Contudo, aprender com os outros e encontrarmos a nossa humanidade em comum pode ser muito benéfico.
  • Talvez possa entrar em contacto com dificuldades emocionais que preferiria evitar. As dificuldades que surgirem podem dar-lhe informações importantes sobre as suas necessidade e durante o Programa irá desenvolver estratégias para lidar com elas.
  • Pode sentir vontade de desistir. É comum. Fale com a professora sobre o que está a tornar as coisas difíceis para si.

 

Que benefícios posso encontrar?

A evidência científica demonstra benefícios a vários níveis:

  • Diminuição de stress, ansiedade e depressão
  • Maior habilidade para lidar co a dor e doença
  • Menor tendência para preocupações excessivas ou obsessivas
  • Maior apreciação e reconhecimento do que é agradável na vida
  • Maior clareza sobre o que mais importante e sentido de propósito de vida
  • Maior sensação de bem-estar geral, mesmo em momentos difíceis.

 

Todos os participantes que completarem todas as sessões do curriculum do MBCT (Sessões 1-8 do MBCT + O Dia Intensivo de Silêncio) receberão uma Carta de Participação.

 

Para os que pretendem adquirir formação profissional de professores de MBCTa participação noprograma de MBCT–L serve como pré-requisito e a carta de participação para apoiar a vossa candidatura.

 

Horário

Sessões semanais às Segundas Feiras das 18.00hrs às 20.00/20.30hrs

 

Datas

Sessão de Orientação – 14 Fevereiro (18hrs - 19.30/20hrs)

Sessão 1 – 21 Fevereiro

Sessão 2 – 28 Fevereiro

Sessão 3 – 7 Março

Sessão 4 – 14 Março

Sessão 5 – 24 Março (*Quinta-Feira)

Sessão 6 – 28 Março

Sessão 7 – 4 Abril

Sessão Intensiva – 9 Abril (Sábado)

Sessão 8 – 11 Abril

 

Local:

Em sua casa

 

Custo Total:

Particulares: 280 euros | Valor de Concessão para Desempregados e Pessoas com Dificuldades Financeiras: 240 euros

Empresas:280 euros + IVA

* Pagamento pode ser efetuado em duas parcelas

 

Que inclui:

- 8 sessões (uma por semana) de 2-2,5hrs

- 1 Sessão Intensiva
- Audios com Meditações Guiadas & Manual da prática

(nota: Áudios disponíveis em formato mp3 e não em CD)

 

O que necessito:

É importante que disponha de  ligação de internet estável, câmara e colunas de som no seu computador. Poderá utilizar auscultadores com microfone para evitar eco durante a chamada. Durante as sessões deverá estar num local sossegado e onde não seja interrompido.

 

Instrutora:

Dra. Carla Martins - Psicóloga com especialização na área Clínica e da Saúde, Psicologia Transpessoal e em Intervenções Terapeuticas de Mindfulness, Neuropsicóloga Clínica e Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) para adultos pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A., estando a orientar programas de MBSR desde 2007 e com experiência na orientação de Programas de MBSR Online desde 2012. Professora de MBCT e MBCT-L pelo Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford em Inglaterra. Professora de Mindfulness para adolescentes e crianças desde 2013 pela Mindful Schools & Still Quiet Place (E.U.A.). Facilitadora de Trauma Sensitive Mindfulness pelo Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford, e autora do livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice (mais informação aqui)

 

Inscrições:

 

Cada programa tem o máximo de 16 pessoas. Pretende-se com este limite garantir um acompanhamento personalizado e individual ao longo do curso de forma a garantir um apoio rigoroso na prática e desenvolvimento das técnicas de mindfulness e a sua aplicação em diferentes dimensões do dia-a-dia.

 

Inscrições até dia 20 Janeiro.

 

Para se inscrever basta efetuar o pagamento seguindo o formulário em baixo e e enviar um email para geral@serintegral.pt com o comprovativo de pagamento e nome do programa que pretende frequentar:

 

MBCT-L: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para a Vida

 

Testemunhos:

"A Carla Martins tem todas as qualidades de presença e conhecimento para ser uma excelente professora de MBSR. A sua prática pessoal de mindfulness é profunda e consistente, assim como o seu conhecimento do curriculum de MBSR. Nas próprias palavras da Carla "ensinar o MBSR vem da nossa própria experiência". Qualquer pessoa que possa participar nos seus cursos terá, sem dúvida, uma professora de excelente qualidade e sensibilidade. Eu gostava de poder! ". Pamela Erdmann (M.Ed. Supervisor, Oasis, Center for Mindfulness, University of Massachusetts Medical School) - Testemunho da professora sénior de MBSR do Centro de  Mindfulness da Universidade de Massachusetts que acompanhou a supervisão da Dra. Carla durante a sua formação como professora de MBSR.

 

"Procurei o curso de MBSR como resposta a diversos problemas que estava a viver na minha vida, alguns de longa data e que se foram acumulando ao longo dos tempos, manifestando-se em sintomas físicos e psicológicos profundos e de difícil resolução por via medicamentosa e outras terapias. A Dra. Carla Martins foi-me apresentando ao mindfulness e adaptando alguns exercícios de acordo com a minha necessidade específica. A sua sensibilidade e gentileza e ,ao mesmo tempo, conhecimento e competência da área de mindfulness, permitiu-me mergulhar sem medos num processo de cura interna. Após 9 semanas de acompanhamento, sinto que entrei num novo caminho, um caminho de crescimento e equilíbrio. Um caminho que pensei ter perdido..." Catarina Gonçalves, Lisboa (Diretora Comercial)

 

"Eu realizei o curso de MBSR à distância com a Dra. Carla Martins e esta foi uma experiência gratificante e rica. Descobri como desenvolver em mim a capacidade de estar, de observar e sentir a realidade da forma que ela é, seja a nossa realidade interna ou externa, sem pressas e sem críticas! Hoje sou uma pessoa mais gentil comigo e com os outros, com ferramentas para me conhecer melhor e ao mundo que me rodeia, como eu sou e como ele é, basta convidar-me para tal em qualquer momento do dia ou local que esteja". Beatriz Maia, Açores (Psicóloga)

 

"Fazer o curso de MBSR com a Drª Carla Martins foi uma pequena grande viagem. Percebi que, embora já tivesse experimentado meditação, não estava verdadeiramente conectada com as minhas emoções e pensamentos. Aprendi que responder não implica reagir e que esta consciencialização é suficiente para fazer a diferença na nossa vida. Estar no momento presente, por mais banal que isto pareça, é uma sabedoria imensa. Agradeço à Drª Carla Martins a sua disponibilidade e orientação que me permitiram gerir resistências e inflexibilidades, fazendo de mim uma pessoa melhor e mais feliz". Teresa Teófilo, Faro (Professora) (MBSR em formato à disância, fevereiro-março 2014)

 

 

 

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