Mindfulness para Crianças e Adolescentes
Os Programas de Mindfulness para Crianças e Adolescentes desenvolvidos pelo Ser Integral | Centro Português de Mindfulness seguem protocolo dos Programas Inner Kids, de Susan Keiser Greenland, Still Quiet Place de Amy Saltzman e de MBSR-T de Gina Biegel.
Como poderei proporcionar ao meu filho e/ou à minha filha a oportunidade de reconhecer e lidar com a sua experiência interna (sensações, pensamentos e emoções?) Como lhe poderei dar recursos para maximizar a sua capacidade de foco e de atenção, reconhecer e regular as suas emoções e responder às situações quotidianas com calma, clareza gentileza e compaixão?
No mundo atual, as crianças e adolescentes estão perante mais pressão e experienciam mais stress do que antes associados às exigências académicas, atividades extracurriculares, relações interpessoais na escola, relações familiares e as exigências técnológicas que constantemente estímulam os jovens causando elevados níveis de stress, ansiedade, depressão, irritabilidade e em alguns caso diminuição na capacidade de atenção desempenho cognitivo.
Os cursos de Mindfulness para crianças e adolescentes desenvolvidos por estas entidades competentes permitem ensinar as crianças e os jovens e lidar com a mudança, stress, desilusões e emoções fortes de uma forma eficiente e construtiva. Estes programas fornecem a capacidade de aprender a abrandar e parar no meio da agitação diária das suas vidas, a tomar decisões mais discernidas e conscientes e a viver no presente sem julgamento ou crítica. O QUE APRENDEM - A lidar com situações da vida quotidiana com menos reação emocional - Fortalecem a capacidade de prestar atenção e focar na atividade que estão a desempenhar no momento presente - Aprendem estratégias eficientes para tomar decisões mais discernidas e conscientes - Aumentam a compaixão e aceitação por si próprios e pelos outros - Aprendem e desenvolvem ferramentas para regulação emocional e redução de stress Todas as sessões incluem a apresentação de tópicos específicos e práticas formais e informais de mindfulness. O grupo terá também tempo e espaço para partilhar e integrar a sua experiência.
IDADES & FORMATO Teremos cursos a decorrer separadamente para crianças entre os 8-11 anos e para adolescentes entre os 12-14 anos e 15-18 anos.
Temos disponíveis formatos individual e grupal, assim como no presencial ou online.
DURAÇÃO E PRÁTICAS Este curso tem a duração de 8 semanas (ou 4 semanas com duas sessões por semana), com uma sessão semanal de 60 minutos que inclui várias práticas formais e informais de mindfulness adaptadas a estas idades.
Contamos com práticas para cultivar a consciência corporal, atenção plena na respiração, emoções e pensamentos, assim como em atividades informais como caminhar, alimentação e respostas mindful em atividades do dia-a-dia. Adicionalmente, alguns exercícios são desenvolvidos para fomentar a consciência no momento presente, expressão criativa e comunicação verbal. O processo de aprendizagem é interativo e basea-se em exercícios, jogos e fábulas adaptadas às várias idades.
PRÁTICA EM CASA Os participantes são solicitados a cumprirem determinadas práticas em casa entre cada sessão do programa para aprofundarem os ensinamentos apresentados nas sessões de forma a cultivar a aplicação do mindfulness em cada momento da sua vida.
MATERIAL DE APOIO Os participantes receberão as práticas formais em formato audio assim como um manual com exercícios a serem completados durante o curso. PRÓXIMAS DATAS 1. Individual: temos horários abertos para formato individual para jovens com a Dra Carla Martins. Custo total de 70 euros por sessão (total de 8 sessões).
2. Grupal: horário a definir com a Sara Miguel. Custo total de 210 euros.
FACILITADORAS
Dra. Carla Martins- Psicóloga com especialização na área Clínica e da Saúde, Psicologia Transpessoal e em Intervenções Terapeuticas Baseadas em Mindfulness e Trauma. Neuropsicóloga Clínica e Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) para adultos pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A.,estando a orientar programas de MBSR desde 2007 e com experiência na orientação de Programas de MBSR Online desde 2012. Professora Certificada de MBCT para a população clínica e MBCT for Life para a população em geral pelo Oxford Mindfulness Center, Universidade de Oxford. Professora de Mindfulness para adolescentes e crianças desde 2013 pela Mindful Schools & Still Quiet Place (E.U.A.), Professora de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) e Supervisora de Mindfulness. Com formação em Teoria Polivagal e em formação em Somatic Experiencing (abordagem terapêutica para o tratamento de trauma). Autora do livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice e Mergulhar no Ser e Não Ser (mais informação aqui)
Sara Miguel: Psicóloga clínica e comunitária e etóloga. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com mestrado em Psicologia Clínica e Comunitária parte na Universidade de Bolonha. Estudou naturopatia e aromaterapia na Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, estudou shiatsu no Instituto Magatama na Sicília, em Itália e especializou-se em Etologia e Bem-estar Animal pelo INSPSIC no Porto. Posteriormente dedicou-se ao estudo da ecopsicologia e de metodologias complementares no âmbito educativo, como forest school e intervenções educativas e clínicas assistidas por animais. Participou ainda em várias intervenções baseadas em mindfulness, nomeadamente o programa MBSR, o programa MCA e o programa "Still Quiet Place". Participou ainda em retiros nomeadamente com Christopher Willard "Growing up mindful", com Bob Stahl "Bringing Mindfulness into everyday life in times of uncertainty", com Marion Furr "Mindfulness baseado em Terapia Cognitiva (MBCT - L: formato intensivo) e com Melissa Blacker e David Rynick "Acordar a todo o momento". É praticante de chi kung e de mindfulness. Trabalhou em centros de acolhimento temporário de crianças e jovens em Portugal e em Itália entre 2014 e 2019. Em 2018, fundou o Projeto Interser, um projeto educativo dedicado à interligação entre educação emocional e educação interespécie (etologia e interação animal consciente). Em 2021, co-fundou a cooperativa Ser Natureza, com sede em Terroso, Póvoa de Varzim, num espaço rodeado de natureza (CISN) e multisectorial no qual se trabalha em equipe a reconexão com a natureza e a reconexão interespécie. “Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula profissional nº 20952
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Este vídeo retrata o impato do mindfulness nas crianças!
Exemplos que nos fazem sorrir!