Retiro de Meditação Mindfulness: Acordar a Todo o Momento

 

Retreat Melissa PT.001

 

Retiro de Meditação Mindfulness de 5 dias

 

Com Melissa Blacker and David Rynick

 

18-23 Maio 2018

 

Soutelo, Vila Verde, Braga

 

INFORMATION IN ENGLISH HERE

 

Este retiro tem o apoio e colaboração do Center for Mindfulness in Medicine, Health Care and Society of University of Massachusetts Medical School

                          e vai ao encontro dos pré-requisitos para completar a formação profissional de instrutor de MBSR através do Oasis Professional Education and Training programas oferecidos pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts

            

 

Este retiro é uma oportunidade para aprofundar a sua prática pessoal de meditação e orientado por Melissa Blacker e David Rynick, ambos professores de Mindfulness reconhecidos internacionalmente. Vamos focar na possibilidade de despertar para a nossa vida tal como ela se desenrola a cada momento, encontrando o sofrimento e alegria que surgem naturalmente no nosso corpo, mente e coração com abertura e compaixão. Desenvolver a capacidade de encontrar estes estados internos com equanimidade e curiosidade, cria a base para receber as experiências dos seus próprios alunos quando oferecemos intervenções baseadas em Mindfulness.

 

A maioria do retiro consistirá em práticas de meditação sentada e a andar em silêncio. Os orientadores do retiro farão palestras/ensinamentos diários e atendimentos individuais e orientarão a investigação do processo interno em grupo.

 

Perto do final do retiro, haverá períodos de orientação de investigação interpessoal e diálogo para explorar a conexão entre a prática pessoal e o ensino de mindfulness.

 

SOBRE OS ORIENTADORES:

Melissa Myozen Blacke, M.A., foi professora de MBSR e diretora de Programas no Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachussets (CFM-UMASS) em Worcester, USA, de 1993 a 2013. É mestre Zen (Roshi) e co-fundadora, orientadora e abade no Boundless Way Zen, uma comunidade Zen de diferentes linhagens em New Engalnd. Ela é co-editora de “The Book of Mu: Essential Teachings on Zen’s Most Famous Koan.”

 

David Dae An Rynick, PCC, MALS, além de ser mestre Zen é Abade no Templo Boundless Way Zen e coach de vida e liderança. Ele dá consultas individuais nos Estados Unidos e Reino Unido para ajudar as pessoas a clarificar o que é realmente importante para que possam agir de forma a alinhar as suas vidas e os seus sonhos mais profundos. É autor de “This Truth Never Fails: A Zen Memoir in Four Seasons.

 

Entrevistas com Melissa Blacker e David Rynick:

 

 

 

 

Podcast com Melissa Blacker e David Rynick aquihttps://worcesterzen.org/

 

 

CENTRO DE RETIROS

Casa da Torre, Soutelo, Vila Verde, Braga, Portugal (info here)

 

 

ALOJAMENTO:

O alojamento disponível na Casa da Torre é em quartos individuais ou duplos com casa de banho privativa. Os quartos são simples, mas com todo o conforto para uma estadia aconchegante e tranquila durante o retiro. O espaço dispõe de um bosque no exterior que poderá utilizar durante os 5 dias, assim como um belíssimo terraço com vista sobre uma extensiva área de natureza.

 

                                                 Jardim Entrada Casa da Torre    IMG 04623 

                    IMG 04566   IMG 04586  IMG 04633

                    Terraco Casa da Torre    Jardim Casa da Torre  Floresta Casa da Torre

                                                     Quartos Individuais Casa da Torre 004   Quarto Duplo Casa da Torre 007   Quartos Casa de Banho Casa da Torre 008 

* A Casa da Torre é um mosteiro Jesuíta e a escolha do local não tem qualquer referência ao facto de a meditação ter que ser praticada em contexto religioso, mas antes devido ao contexto de silêncio do local que facilita a intenção do retiro, assim como a disponibilidade em elevado número de quartos individuais com casa de banho privativa, qualidade das refeições apresentadas e custo acessível da diária (factores preferenciais por muitos dos que nos procuram).

 

 

 

REFEIÇÕES:

As refeições são vegetarianas e incluirão: pequeno almoço, almoço e jantar.

 

Se necessitar de alguma adaptação alimentar p.f. entre em contato connosco.

 

 

PROGRAMA:

 

- 18 Maio, Sexta-feira -

16.30hrs - 17.30hrs: Chegada

18.00hrs - 19.15hrs: Sessão de Orientação e Boas-Vindas

19.30hrs - 20.30hr: Jantar

20.30hr: Descanso

 

- 19, 20, 21, 22 Maio (de Sábado a Terça-feira) -

6.30hrs: Acordar

7.00hrs - 8.00hrs: Meditação Sentada e Movimento Mindful

8.00hrs - 10.00hrs: Pequeno Almoço e descanso

10.00hrs - 12.00hrs: Meditação Sentada e a Caminhar; Palestra/Ensinamento e partilha de grupo, seguida de entrevistas individuais com orientadores

12.30hrs - 14.00hrs: Almoço e Descanso

14.00hrs - 17.30hrs: Meditação Sentada e a Caminhar e Entrevistas individuais com orientador

17.30hrs - 19.00hrs: Jantar e descanso

 

- 23 Maio, Quarta-feira -

6.30hrs - Acordar

7.00hrs - 8.00hrs: Meditação e práticas de reflexão

8.000hrs - 10.00hrs: Pequeno Almoço e descanso

10.30hrs - 11.30hrs: Meditação Mindfulness: sentada e a caminhar

11.30hrs - 12.30: Sessão de Encerramento

12.30hrs – 13.13hrs: Almoço

 

 

CUSTO:

 

Orientação:

475 euros (para participantes em nome individual)

475 euros + IVA (23%) (para participantes em nome de empresa)

 

Alojamento e Refeições: 250 euros (quarto individual ou duplo)

 

INSCRIÇÃO:

A data limite de inscrição é até ao dia 1 de Abril de 2018 após esta data não aceitaremos mais inscrições.

 

Número de vagas é limitado de forma que aconselhamos a sua inscrição com a maior brevidade possível.

 

Para se inscrever no retiro:

  • Realize o pagamento do valor da orientação do retiro no valor de 475 euros
  • O pagamento pode ser efetuado via transferência bancária IBAN: PT50 0035 0158 00018441030 71
  • Envie um email para geral@serintegral.pt indicando o nome e data do evento em que se pretende inscrever, descrição do tipo de alojamento que pretende (quarto individual ou duplo) e em anexo o comprovativo de pagamento

Pode ainda realizadar a pré inscrição preenchendo o seguinte formulário.

 

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO

 

No primeiro dia do retiro deverá liquidar o valor de alojamento/refeições no valor de 250 euros diretamente com a Casa da Torre.

 

Após a recepção da sua inscrição enviaremos um comprovativo de inscrição e informações necessárias sobre o retiro.

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO:

  • Se a sua inscrição for cancelada até dia 20 de Março de 2018 o reembolso será efetuado na totalidade (menos um valor não reembolsável de 30 euros de administração). Após essa data não efetuamos reembolsos.
  • Se o evento for cancelado por alguma eventualidade por parte do professor ou centro de retiros, o Ser Integral: Centro Português de Mindfulness efetua o reembolso de 100% do valor de inscrição, mas não se responsabiliza dos custos de transporte, hotel ou outras despesas associadas á sua deslocação ao retiro

 

NOTAS
- O retiro decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas), sendo que na eventualidade do retiro não atingir o número mínimo de inscritos o mesmo será cancelado

- Trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga assim como mantas para o seu conforto. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa da Torre, assim como repelente de mosquito.

- O programa está sujeito a pequenas alterações de acordo com as necessidades que forem sendo encontradas durante o retiro

- O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar

- Os quartos individuais são limitados e serão atribuídos consoante a ordem de inscrição. O valor de quarto individual ou duplo é o mesmo.

 

PERGUNTAS FREQUENTES


Como Chegar?

Podem encontrar informação sobre como chegar aqui: http://casadatorre.org/arrive/arrive.html

 

De Autocarro: entre as 7hrs e as 20.15hrs tem inúmeros autocarros que saiem da Estação de Camionagem de Braga em direção a Vila Verde, Arcos and Monção. Terá que sair na paragem – Rio Homem, virar á esquerda e a Casa da Torre fica em frente (portão grande).

 

De Taxi: Da Estação de Comboio ou Camionagem de Braga a viagem á Casa da Torre fica por volta dos 12 euros.

 

De Carro: Coordenadas de GPS :41º36’.08”N 8º26’17.05”W or morada: Casa da Torre, Avenida Viscondes da Torre, nº 80 4730-570 Soutelo – Vila Verde.


A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
A chegada na sexta feira é entre as 15.30h e as 17.30hrs para processarmos a sua chegada. Ás 18hrs teremos uma sessão de abertura e ás 19.30hrs jantar. No último dia iremos ter almoço em conjunto e uma sessão de encerramento. Após a sessão de encerramento iniciamos a saída.


Existe internet wireless e rede de telemóvel?

Sim, mas aconselhamos durante o retiro não deverá utilizar os mesmos para cultivar um contexto de silêncio.

 

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, para esse efeito terá que contatar a Casa da Torre diretamente.


O que preciso levar?

É aconselhável trazer roupas confortáveis, uma almofada de meditação e um tapete de yoga, assim como mantas para o seu conforto. O quarto tem lençóis de cama, cobertores e toalhas de banho, mas deverá trazer todos os produtos de higiene (ex. shampoo, gel de banho, etc) que necessitar. Aconselhamos que traga sapatos confortáveis para andar no jardins e floresta da Casa da Torre, assim como repelente de mosquito.

Este retiro é aceite como pré-requisito para formação profissional de mindfulness?

De acordo com as comunicações estabelecidas com o Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts este retiro vai de encontro aos pré-requisitos para completar a formação profissional de instrutor de MBSR através do Oasis Professional Education and Training programs oferecidos pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts. Para saber se é aceite por outras instituições pf entre em contato diretamente com as entidades formativas.

Fiz o MBSR em formato de retiro, posso esperar a mesma dinâmica neste retiro de silêncio?

Não, um retiro de silêncio de meditação mindfulness não tem a mesma dinâmica de um programa de MBSR. Este retiro não terá quase nenhuma prática de meditação guiada, de forma ao praticante conseguir cultivar a sua própria capacidade de praticar em silêncio. Haverá partilhas de grupo diariamente depois da Palestra/Ensinamento da manhã e no início e final do retiro. Além destes momentos não haverá outras partilhas de grupo. Terá também a oportunidade de ter uma sessão individual com os orientadores durante o retiro.

 

O que dizem participantes anteriores sobre a sua experiência em retiros organizados pelo Ser Integral: Centro Português de Mindfulness?

 

“Muito obrigada por organizarem este Retiro em Braga, foi um verdadeiro presente para mim e consegui retirar tanto desta experiência... não há palvras que possam descrever. A organização foi excelente, adorei o Mosteiro e o Paul e Ana foram professores fantásticos!” – Myrto Legaki, Greece (2017)

 

“Eu voei da Dinamarca e participei num retiro de 5 dias em silêncio organizado pelo Ser Integral no Porto. O local do retiro foi perfeito e fiquei muito impressionada pelo cuidado genuíno demonstrado pelas organizadoras. Foram verdadeiramente úteis, profissionais, atentas e amáveis ao longo de todo o retiro. Ficamos em quartos individuais e ter esta privacidade ajudou-me imenso a alargar a aprofundar o silêncio. E se estão a pensar na comida, era ótima também!:) Espero voltar em breve para mais retiros.” Esen Denmark (2017).

 

 

"O retiro de silêncio foi, seguramente, uma das experiências mais desafiantes da minha vida. Entrei no retiro com objectivo essencial de conseguir pré-requisito para formações futuras, contudo a experiência trouxe muito mais do que isso. Aprendi a lidar, sem resistência, com o sofrimento advindo da súbita mudança de ritmo de vida; aprendi a lidar, com compaixão, com emoções emergentes do silêncio; aprendi a usufruir dos fantásticos momentos presentes proporcionados ao longo do retiro, quer as meditações, quer as aulas de yoga. Saí do retiro com clara percepção de que aqueles cinco dias contribuíram, indubitavelmente, para o meu desenvolvimento pessoal, e com a sensação e vontade de repetir a experiência.
Deixo, de resto, palavras de especial agradecimento a Paul Burrows, pela excelente orientação e acompanhamento do retiro, e, claro, a toda a equipa do Ser Integral, pelo profissionalismo, atenção e cuidado tidos ao longo do evento." Estefânia Vasconcelos, Amarante (2017)

 

  www.serintegral.pt | geral@serintegral.pt 

 

 

 

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.