Criança Mindful: Como é que os pais podem fomentar o mindfulness em casa?

Artigo Publicado na revista Online EsmeraldAzul

 

22 Julho 2015

 

logo-topo-pt

 

 

140109 DX MindfulParenting.jpg.CROP.promo-mediumlarge

 

 

 

O mindfulness é uma ferramenta que nos ajuda a estar mais presentes na nossa vida: connosco próprios, com os outros e com o mundo. Num contexto parental o mindfulness pode ajuda-lo a fazer escolhas mais conscientes em vez de reagir automaticamente sobre stress ou cansaço. Para os filhos o mindfulness ajuda a melhorar as suas capacidades de atenção, a acalmar quando estão stressados ou chateados com alguma contrariedade e até a regular as suas emoções e gerir melhor as suas capacidades cognitivas.

 

 

Apesar de existirem cursos de mindulness destinados para crianças os efeitos são sempre otimizados se, em casa, os pais assumirem o mindfulness na sua forma de estar na vida. Isto porque, reforça a aprendizagem da crianças com os modelos que têm em casa.

 

 

Se quer que o seu filho/filha aprendam mindfulness ficam aqui algumas dicas:

 

1.Estabeleça a sua própria prática pessoal de mindfulness: para ensinarmos alguém alguma coisa devemos primeiro saber como fazê-la e o que ela realmente representa. Caso contrário é apenas um conceito sem bases experienciais. Poderá começar com práticas de 5-10 minutos por dia (ver vídeo: https://vimeo.com/98521072) e ir aumentando á medida que se sentir confortável com a prática.

 

2.Mindfulness no dia-a-dia: encontre formas de incluir o mindfulness no seu dia-a-dia como (1) cozinhar com atenção plena estando realmente atenta ao que está a fazer, (2) quando estiver a ouvir ou a brincar com os seus filhos realmente escute e esteja presente. Evite fazer mais coisas ao mesmo tempo. A criança sente quando a atenção não é total e o que retira da interação quando está realmente atento vai ser muito mais positivo, (3) saboreie a sensação do sol no seu rosto enquanto caminha na rua, na natureza ou na praia, (4) antes de sair de casa, de abrir a porta da rua, pare e sinta o seu corpo e a sua respiração.

 

Quando sentir que, de alguma forma, o mindfulness já permeou a sua vida então comece a elaborar alguns momentos mindful com os seus filhos sem forçar ou criar uma formalidade rígida á volta das atividades. Antes, apresente estes momentos como pequenas brincadeiras.

 

 

 

 3.Mindfulness na Respiração: deite-se com os seus filhos no chão da sala numa postura confortável e relaxada. Convidem-se a observar a respiração na barriga notando a barriga a subir e a descer. Poderá ajudar se a criança colocar as mãos em cima da barriga. Bastam 4 ou 5 ciclos de respiração.É possível que a criança não consiga estar quieta durante esse tempo todo da primeira vez. Não há qualquer problema. Se ela se levantar mantenha-se no chão até terminar o exercício. O que ela irá observar é que não era ainda altura de terminar e que a mã/pai ainda continuaram a fazer o exercício.

 

 

4.Mindfulness no Som: Sentem-se em circulo no chão e fechem os olhos. Convidem-se a prestar atenção aos sons que surgem no ambiente – o que ouvem – sons perto e sons que estão longe. Pode ser o som de um carro a passar, de crianças a brincar ou de um pássaro. Não importa o que é, apenas prestem atenção e notem o que surge deste exercício. Mantenham o foco na atividade pelo menos durante 5 ciclos de respiração.

 

5.Brincar Mindful: arranje alguma tinta para usar com as mãos, papel ou cartolina e água. Em conjunto comecem a pintar usando as mãos. Oriente a atenção dos seus filhos para sentir a água e a tinta nas mãos, as sensações das mãos no papel enquanto pinta, o cheiro que surge da tinta e o que estão a sentir. Lembre-se de respirar calmamente e manter o foco na atividade pelo menos durante 5 ciclos de respiração. A mesma atividade pode ser feita na cozinha a preparar uma massa de bolo ou pão.

 

 

Faça do mindfulness uma brincadeira e mantenha a simplicidade nos exercícios.

 

 

Carla Martins

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.