Dra. Carla Martins

 Dra Carla Martins                                                 

 


   
  

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Glamorgan e com mestrado em Neuropsicologia pela Universidade de Kent, no Reino Unido. Possui também uma especialização em Medicina e Psicologia Ayurvédica, pelo Instituto Americano de Estudos Védicos. Após terminar a formação em psicologia e neuropsicologia trabalhou durante vários anos na Universidade de Oxford (Inglaterra) - Oxford Project to Investigate Memory and Ageing (OPTIMA) - como investigadora clínica na área de envelhecimento e demências cognitivas.

 

Em 2005 inicia a sua formação profissional na área de Mindfulness ao frequentar um curso de verão de Mindfulness e Ciência nos E.U.A. organizado pela Mind and Life onde completa vários seminários práticos e de investigação com cientistas e professores de mindfulness de renome incluindo Joan Halifax, Sharon Salzberg, Richard Davidson, Alan Wallace, Evan Thompson, e o monge Budista Matthieu Richard, entre outros e onde completou atividades com cientístas de mindfulness de renome incluindo Linda Carlson, Antoine Lutz, Elisa Kozasa, Sara Lazar, entre outros.

 

Em 2007 completa a formação de instrutores do Programa de Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction), pelo Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, E.U.A. sendo a primeira professora em Portugal do programa de Mindfulness para Redução de Stress (MBSR) e tendo completado todos os requisitos para o ensino do MBSR incluindo supervisão com uma instrutora sénior do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts.

 

Desde 2007 que orienta cursos em grupo e individuais de MBSR e cursos de introdução à prática de mindfulness para população jovem, adulta e sénior com e sem patologias físicas e/ou psicológicas, assim como profissionais de saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros). 

 

Em 2012 termina o doutoramento em Psicologia (Psicologia Transpessoal incluindo intervenções mindfulness e meditação) no Institute of Transpersonal Psychology/Sofia University, California, E.U.A., onde aprofundou os seus conhecimentos práticos, teóricos e de investigação na área do mindfulness,  abordagens clínicas da Psicologia Transpessoal, filosofias Budista, Taoista, Sofista, Física Quântica, Psicologia Integral (Ken Wilber), entre outras. Durante o doutoramento completa a tese sobre os efeitos do curso de mindfulness-based stress reduction (MBSR) na população sénior em termos de bem-estar psicológico, saúde física, desempenho cognitivo e espiritualidade. 

 

Em 2013 conclui a formação do programa de mindfulness para crianças e adolescentes com a Dra. Amy Salztman do Still Quiet Place (adaptação do MBSR para crianças e adolescentes) (E.U.A.) e a formação do Curriculum de Mindfulness para crianças e adolescentes da Mindful Schools (E.U.A.) com Vinny Ferrero, Megan Cowan e Chris McKenna. A partir de finais de 2013 começa a facilitar cursos de mindfulness para crianças e adolescentes segundos os protocolos desenvolvidos pela Dra. Amy Salzman do Still Quiet Place e o Curriculum de Mindfulness da Mindful Schools.

 

É formadora na área do Mindfulness e tem experiência em investigação na área do Mindfulness. 

 

Na área psicoterapêutica, aprofundou os seus conhecimentos em abordagens que oferecem uma resposta integral e holística ao indivíduo focando-se nas vertentes da psicologia transpessoal, psicologia integral, psicologia existencial, psicologia integral, psicologia Budista e Ayurvedica e terapias cognitivo-comportamentais da 3ª geração que incluem o mindfulness e aceitação como enfoque terapêutico.

 

Em 2013 lança, em colaboração com a MindApps, uma aplicação mindfulness para telemóveis onde tem disponível várias meditações guiadas que o ajudarão a manter a sua prática (info aqui).

 

Em 2014 publica o livro Mindfulness-Based Interventions for Older Adults: Evidence for Practice (Jessica Kinsgley Publishers, Inglaterra), com prefácio por Dr. Shauna Shapiro líder americana em investigação mindfulness da Universidade de Santa Clara, California. Este livro é baseado numa investigação clínica extensiva do MBSR na população sénior portuguesa desenvolvida durante o doutoramento.

 

Neste ano, inicia uma colaboração com a Revista online Esmeraldazul - Revista Online de Cristina Sales, Medicina Funcional Integrativa, onde exerce funções de consultora externa na área de mindfulness.

 

Pratica yoga desde 1999, tendo explorado e desenvolvido a prática em diversas vertentes, incluindo Iyengar, Ashtanga, Vinyasa e Yin yoga. Com mais de 20 anos de experiência em meditação incluindo o mindfulness. 

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.