Formação Profissional de Instrutores de MBSR

 

mbsr 

 

 

Dado várias solicitações e questões apresentadas ao Ser Integral relativas ao processo formativo de instrutores/professores de MBSR o Ser Integral contatou o Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts que nos esclareceu que o processo formativo para instrutores de MBSR segundo as etapas propostas pelo CFM UMASS (i.e. practicum, teacher development intensive, teacher certification, etc) é atualmente (poderá mudar no futuro) realizado apenas através do CFM da Universidade de Massachusetts.

 

O CFM da Universidade de Massachussetts é um centro fundado pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, médico e investigador, que desenvolveu o programa de MBSR em 1979. Este foi o primeiro centro com aplicação do MBSR para o público em geral e em contextos de investigação clínica, assim como o primeiro centro com formação profissional de instrutores de MBSR.

 

O CFM UMASS estabelece anualmente parcerias com institutos/centros europeus para oferecerem seminários e cursos inerentes ao processo formativo de professores de MSBR que são orientados pelo próprio corpo docente e instrutores de MBSR do CFM UMASS para serem reconhecidos pelo mesmo como pertencendo ao processo formativo do Oasis Institute, CFM UMASS. Segundo esta trajetória, a certificação de professores de MBSR é atualmente feita unicamente pelo CFM UMASS.

 

Dentro do CFM UMASS o Instituto Oasis é o responsável pela formação profissional de instrutores e professores de MBSR. A informação que se segue é baseada no que está apresentado na página do CFM UMASS.

 

O processo de formação de instrutores de MBSR pelo CFM UMASS inclui 4 fases:

 

Fase 1: Primeiros Passos

  • Frequentar e completar o curso de 8 semanas do MBSR como participante por um instrutor autorizado
  • Ou MBSR online oferecido pela Sounds True e Mindfulness Tools: Intensivo Residencial de 5 dias


 

Fase 2: Próximos Passos – Treino e estudo

  • Practicum no MBSR – Seminário Intensivo de 9 dias ou Practicum de 16 semanas orientado por instrutores de MBSR do CFM UMASS
  • Retiro Intensivo de MBSR – Medicina no Corpo-Mente com Dr. Saki Santorelli & Dr. Jon Kabat-Zinn
  • Experiência preliminar no ensino (workshops & pequenas aulas sobre mindfulness)
  • Estudo sobre MBSR
  • Formaçao académica contínua em áreas relevantes para o ensino de mindfulness, prática regular de meditação e yoga ou uma prática baseada no desenvolvimento da consciência corporal, participação em retiros de meditação
  • Intensivo de Desenvolvimento de Professores de MBSR (TDI) – retiro intensivo residencial de 8 dias que se foca na formação e preparação de professores de MBSR - orientado por instrutores de MBSR do CFM UMASS (Este nível de formação é o requisito mínimo para estar habilitado ao ensino do programa de MBSR)

 

 

Fase 3: Aprofundamento da Experiência como Professor de MBSR

 

  • Ensino de pelo menos 4 cursos completos de MBSR (para ser considerado para a fase 4 de Professor Certificado de MBSR deverá ensinar 8 cursos completos de MBSR)
  • Supervisão no MBSR – ensinar pelo menos 1 curso completo de MBSR com supervisão de um professor sénior de MBSR do CFM UMASS. Para se preparar para a fase 4 para Professor Certificado de MBSR deverá completar 8-10 sessões de supervisão durante um curso de 8 semanas de MBSR.
  • Desenvolvimento, aprofundamento e aperfeiçoamento do seu entendimento do MBSR e as suas metodologias através de estudo, prática de mindfulness, experiência no ensino, reflexão e supervisão.
  • Desenvolvimento pessoal e profissional contínuo que deverá incluir prática diária de mindfulness, yoga ou outra prática de desenvolvimento da consciência corporal; educação e treino profissional relevante para a área do mindfulness. Nesta fase, deverá ter completado 3 ou mais retiros em silêncio orientados por um professor de meditação mindfulness.

 

Fase 4: Certificação de Professores de MBSR

 

A certificação de professor de MBSR pela CFM UMASS é um reconhecimento do conhecimento profundo no ensino do curriculum de MBSR. As qualificações mínimas para obter a certificação de professores de MBSR é:

 

  • Completar todos os passos da Fase 3
  • Experiência no ensino de pelo menos 8 MBSR completos
  • Completar pelo menos 4 retiros de meditação mindfulness
  • Prática diária de meditação e yoga (ou outra prática de desenvolvimento da consciência corporal)
  • Licenciatura ou experiência equivalente.

 

Mais informações aqui

 

Se estiverem interessados em iniciar o processo de formação no MBSR (segundo a trajetória do CFM UMASS) em alguma instituição que não a CFM UMASS e com formadores que não fazem parte da equipa do CFM UMASS contatem diretamente a CFM UMASS para confirmarem a aprovação e autorização dessa formação.

 

Nota de esclarecimento: A informação aqui apresentada diz respeito unicamente á trajetória formativa do Oasis Institute da CFM UMASS (como indicado no parágrafo introdutório deste texto) e mais nenhum centro de mindfulness com formação para instrutores de mindfulness. Existem outros centros de mindfulness que oferecem formação para instrutores de MBSR  (ex. Centro de Mindfulness da Universidade de Bangor) estes com trajetórias diferentes.

 

 

Alguma dúvida relativamente a este processo entrem diretamente em contato com a CFM UMASS. Podem também consultar a seção de Perguntas Frequentes do Oasis Institute aqui

 

Ser Integral: Centro Português de Mindfulness

Copyright © Ser Integral 2014 - Todos os direitos reservados.

Produção e Concepção por: PTWS - Alojamento Web.