Introdução ao Mindfulness Online

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O interesse e a procura de programas de mindfulness tem vindo a aumentar significativamente na última década. Nos E.U.A. e Canada estes programas são facilitados em centros hospitalares e hospitais Universitários como método terapêutico num vasto leque de desordens físicas e emocionais. Este contínuo interesse no mindfulness, que reflecte a positiva experiência que as pessoas que completam os programas experienciam, levou ao desenvolvimento de programas com variadas opções que se adeqúem às possibilidades e disponibilidades de cada indivíduo. 
 

Uma forma de aumentar o acesso a estes programas psicoterapêuticos foi a criação de formatos online o que permite aos que têm interesse beneficiar dos resultados terapêuticos a um custo mais reduzido, sem ter que sair do conforto da sua casa e completando as várias etapas do curso na altura que lhe for mais conveniente. Mais importante ainda, permite que estes programas estejam acessíveis a um maior número de pessoas que possam beneficiar das práticas de mindfulness.

Os programas online de mindfulness têm há muito uma procura marcante em países como E.U.A., Reino Unido e Canadá o que levou cientistas e profissionais desta área a avaliarem o impato e resultados destes cursos em os completa. Um estudo preliminar desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido) incluindo o Dr. Mark Williams um dos profissionais que desenvolveu o programa de Mindfulness para depressão (MBCT) revelou que cursos online de mindfulness reduzem significativamente os níveis de stress dos 100 participantes que completaram o estudo e os benefícios mantiveram-se após 1 mês de terem completado o curso.

 

 

 

 

 

 

 

Neste sentido desenvolvemos o programa de introdução ao mindfulness online tendo sido o primeiro curso online de introdução ao mindfulness disponível em Portugal:

​Introdução ao Mindfulness - Online


Este programa ​terá a duração de 4 semanas:
Semana 1: O Mindfulness, o Viver no Agora e a Respiração.
Semana 2: A Interação entre a Mente e o Corpo.
Semana 3: As Emoções no Momento Presente
Semana 4: Observando os Pensamentos

O programa de mindfulness online inclui:
- 4 Videos com apresentações dos temas inerentes ao programa
- 4 Meditações Guiadas em formato audio + 3 Curtas Práticas de Meditação Mindfulness
- Instruções para desenvolver atividades para completar durante as 4 semanas de forma a cultivar a atenção plena (mindfulness) formal e informalmente
- Frases inspiradoras diárias para o ajudar na aprendizagem e a manter a motivação ao longo das 4 semanas
- No formato "Aprendizagem com Apoio" tem a possibilidade de enviar email todas as semanas para colocar questões/dúvidas inerentes ao seu processo de aprendizagem - ao qual obterá resposta da professora.

 

Durante o programa deverá dispor entre 20 - 45 minutos diários para as práticas de mindfulness e uma vez durante cada semana do programa mais 40-60 minutos para ver o vídeo da semana.

Formatos:
1. Aprendizagem com Apoio: neste formato completa o programa em datas publicitadas e terá a possibilidade de enviar um email por semana para a professora com questões associadas à prática.
2. Aprendizagem Pessoal ao Seu Ritmo: neste formato completa o programa em datas publicitadas e segue o material ao seu ritmo durante as 4 semanas do curso.

Custo Total:
Aprendizagem com Apoio: 70 euros
Aprendizagem Pessoal ao Seu Ritmo: 49 euros
(Pagamento é efetuado via Paypal ou transferência bancária.)
Nota: Pagamento por paypal - taxa de transação é responsabilidade do cliente​


O que Necessita:
Ligação de internet e conta de email.

Se solicitado emitimos declaração a indicar que completaram o curso.

 

 

Próximas Datas:

Ver próximas datas do programa Introdução ao Mindfulness Online em CALENDÁRIO

 

 

Inscrição:
Para se inscrever no programa Online de Introdução ao Mindfulness basta preeencher o Formulário de Pré-Inscrição em baixo e indicar qual o formato de aprendizagem em que pretende completar o mesmo (Aprendizagem com Apoio ou Aprendizagem ao Seu Ritmo) j​untamente com a data em que pretende completar e anexar o comprovativo de pagamento. O pagamento pode ser efetuado via transferência bancária IBAN: PT50 0035 0158 00018441030 71 ou via paypal (usando o email geral@mindfulness.com.pt). Juntamente com esta informação envie-nos os dados fiscais para a emissão do recibo. Nota: pagamentos por paypal têm um acréscimo de 6 euros para as taxas de transação. Obrigada.

 

 

Declaração de Participção:

A participação no Programa de Introdução ao Mindfulness não prevê nenhum diploma, mas poderemos emitir uma declaração de participação. Caso pretenda obter a declaração de participação deverá solicitar a mesma no final do programa e terá de submeter o seu Diário de Prática que é uma das actividades inerentes ao programa.


Pode ainda realizadar a pré inscrição preenchendo o seguinte formulário.

 

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO

 

Nota: Os programas de mindfulness que desenvolvemos não têm qualquer cariz de formação profissional. São programas para aprender técnicas de mindfulness (terapia cognitiva comportamental de 3ª geração) para benefício e aplicação a nível pessoal. Existem cursos profissionais e pós-graduações lecionados por entidades competentes, mas este não habilita o ensino das técnicas. No entanto, a participação a nível pessoal em programas de mindfulness (em particular o programa de 8 semanas - MBSR) é normalmente um pré-requisito para frequentar cursos de formação de instrutores de mindfulness.

 

 

TESTEMUNHOS

 

"Hesitei bastante experimentar um formato on-line, por achar que sem o fator contato direto não me iria conseguir envolver. Enganei-me.Gostei muito do curso. Superou as minhas expectativas.Acho que está muitíssimo bem organizado,fez-me pensar, refletir,olhar para mim,ficar consciente que posso mudar a forma como encaro a realidade e reajo às minhas emoções.Tenho as ferramentas para o fazer. Não será uma tarefa que se avizinhe fácil, requer tempo, persistência, determinação e aprender a viver a vida tal como ela se me apresenta.
Devo dizer que, curiosamente, a certa altura, observar a minha mente, os meus pensamentos, as minhas emoções,me incomodou,me destabilizou um pouco; tive dúvidas e seu feedback,Dra Carla,foi fundamental. Foi reconfortante, motivador, esclarecedor,foi mesmo muito bom.Foi o meu alento. A atenção que me dedicou e a gentileza com que me respondeu forem de sobremaneira importantes neste meu percurso. Muito obrigada." Alexandra Torres, Porto

 

"Gostei imenso do curso online de mindfulness - muito bem estruturada toda a informação enviada, conteúdos apresentados são muito acessíveis mesmo para quem não tem qualquer conehcimento de mindfulness. A aprendizagem com apoio foi-me muito útil para tirar duvidas e questões que fui tendo ao longo do curso e a Dra. Carla Martins é extremamente gentil e competente na forma como responde, esclarece e aponta formas de me manter motivada perante os desafios. Estou muito satisfeita. Obrigada. - Joana Mota, Coimbra

 

"Curso muito bem organizado e com informação diária que me ajudou bastante na prática regular. Consegui estabelecer a prática e incluir o mindfulness na minha vida" - André Correia, Lisboa

 

"O mindfulness foi uma grande novidade na minha vida e me ajudou bastante a reduzir o stress. O curso online foi uma forma de aprender as práticas e perceber como estar mindfulness no meu dia-a-dia" - Ricardo Jorge, Moçambique

 

"Adorei o curso - muito bem estruturado, a informação muito acessível para quem não tem prática inicial ou conhecimento prévio. Estou muito satisfeito e vou avançar com o curso de MBSR à distância" - António Mendes, Açores

 

 

"O curso deu-me as bases necessárias para entender como aplicar o mindfulness e praticar sozinha. Gostei bastante e achei a informação muito bem apresentada." Catarina Lopes, Viana do Castelo

 

"Agradeço ao Ser Integral a apresentação deste curso. Fiz com apoio e os esclarecimentos semanais perante as minhas dúvidas foram muito úteis. As práticas formais são fantásticas. Obrigada." - Francisca Mendes, Ourém

 

"O curso é apresentado de uma forma muito acessível e as práticas tiveram um impato muito positivo no meu dia-a-dia: notei redução de stress, melhoria na qualidade do sono e maior serenidade. Notei igualmente uma maior capacidade de lidar com várias situações do meu dia. Obrigada ao Ser Integral e á Dra. Carla Martins pelo o acompanhamento dado durante o curso - a sua capacidade gentil e motivadora de esclarecer e motivar a aprendizagem foi fundamental para o mim." Cátia Alves, Braga

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